Projeto “Manifesto AfroKaos” faz show nas Rotas de Criação do Laboratório de Música

2 de dezembro de 2022 - 10:12

O grupo traz uma experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista.

Artistas do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam o show “Manifesto AfroKaos” nas Rotas de Criação. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na quarta-feira, 7 de dezembro, às 19h, no Pátio da Escola.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Manifesto AfroKaos” está sendo tutorado por Felipe Fiuza e desenvolvido pelos artistas Davinci, Dinho K7 e Durango.

A pesquisa do grupo traz uma experimentação sonora de estética afrofuturista, com música eletrônica e instrumentos orgânicos não convencionais atravessada pelas vivências periféricas dos artistas que compõem o projeto.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO MANIFESTO AFROKAOS
AfroKaos é uma pesquisa realizada por integrantes do coletivo Selo do Século que consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.

SOBRE O TUTOR FELIPE FIUZA
Percussionista, pesquisador da construção de instrumentos feitos de sucata, luthier, produtor musical e professor de percussão. Desenvolve trabalhos musicais e sociais a partir da pesquisa e confecção de instrumentos feitos com materiais reciclados desde 2005. Leciona em projetos de musicalização infanto-juvenil e desde 2018 divide suas técnicas de musicalização com professoras e professores do Distrito Federal. Atualmente apresenta o projeto solo “Som de Sobra” e integra o duo “DuoTiFi”. Som de Sobra é um solo de live loop e música Afro-Urbana instrumental autoral. A performance conta com instrumentos fabricados pelo próprio artista a partir de materiais reciclados e propõe apresentar o potencial sonoro da “nova percussão ”, combinando timbres eletrônicos únicos com distintos ritmos brasileiros. Fiúza utiliza sintetizadores e instrumentos percussivos melódicos, mesclando expressões da cultura popular brasileira e produzindo uma releitura contemporânea da música instrumental.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Show “Manifesto AfroKaos”, com Davinci, Dinho K7 e Durango

Quando: 7 de Dezembro, quarta-feira, às 19h

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público