Projeto “Corpo-Cabra: Corporeidades e Masculinidades no Cariri”, do grupo Ninho, se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

2 de dezembro de 2022 - 10:14

Atividade, gratuita e aberta ao público, traz uma partilha pública da pesquisa que está em desenvolvimento na 10ª edição dos Laboratórios de Criação.

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza apresentação da pesquisa cênico-etnográfica do projeto “Corpo-Cabra: Corporeidades e Masculinidades no Cariri”, do grupo Ninho de Teatro, integrante da 10ª edição do Laboratório de Teatro. A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte das Rotas de Criação. O evento ocorre na quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h, na Casa Ninho de Teatro, no Crato.

As Rotas de Criação são momentos de partilha públicas dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação. A proposta do Grupo Ninho para esta ocasião é exibir registros audiovisuais, escritos e desenhos de cadernos de processo, além de imagens e fragmentos de cena da evolução da pesquisa do projeto.

A pesquisa cênico-etnográfica Corpo-Cabra: corporeidades e masculinidades no Cariri, parte da terminologia “Cabra” como um marcador colonial que imprime suas violências e desumaniza corpos de homens pretos-indígenas ao subjugá-los bichos. O projeto é formado pelos artistas Fagner Fernandes, Edceu Barboza e Elizieldon Dantas, do Grupo Ninho de Teatro. A tutoria é de Marcelo Evelin.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO CORPO-CABRA: CORPOREIDADES E MASCULINIDADES NO CARIRI
A pesquisa cênico-etnográfica Corpo-Cabra: corporeidades e masculinidades no Cariri, parte da terminologia “Cabra” como um marcador colonial que imprime suas violências e desumaniza corpos de homens pretos-indígenas ao subjugá-los bichos. A partir desse fato histórico, objetivamos investigar através do corpo como o modelo hegemônico de homem imposto aprisiona as performances de masculinidades, sendo estas deflagradoras de violências de gênero e outras tantas.

SOBRE O TUTOR MARCELO EVELIN
Bailarino, coreógrafo e pesquisador. Vive entre Teresina e Amsterdam e trabalha no Brasil, Japão e em vários países da Europa como artista independente à frente da Plataforma Demolition Incorporada, baseada no CAMPO, um espaço de Residência para as Artes Performáticas em Teresina, no Piauí. Seus espetáculos “Ai Ai Ai”, “Barricada” e “La Nuit Tombe Quand Elle Veut” (criado em parceria com Latifa Laabissi) circulam atualmente por Teatros e Festivais do mundo. Ensina na Escola Superior de Artes de Amsterdam desde 1999 e vem criando projetos junto a Universidades e Cursos de Mestrado, entre eles ISAC (Bruxelas), Museu Reina laísSofia (Madri), EXERCE (Montpellier) e CND (Paris). Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí, em 2022 estreou seu mais recente espetáculo “Uirapuru”.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO:
O quê: Projeto “Corpo-Cabra: Corporeidades e Masculinidades no Cariri” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

Quando: quinta-feira, 8 de dezembro, 19h

Onde: Casa Ninho de Teatro (Rua Ratisbona, 266 – Centro, Crato – CE)

Gratuito e aberto ao público