Secretário Fabiano Piúba representou a governadora, nesta quinta (1), na abertura do Seminário Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades

1 de dezembro de 2022 - 12:31

Fotos: ASCOM/MPCE

 

.

Secretário da Cultura, Fabiano Piúba, participou nesta quinta (1/12) da abertura do Seminário Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades, representando a governadora do Ceará Izolda Cela. Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Centro de Apoio Operacional da Defesa da Cidadania (Caocidadania), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), a abertura do evento contou com a presença da secretária executiva da Secult Valéria Cordeiro, do Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania, Élder Ximenes Filho, do coordenador auxiliar do Caocidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, Dr Hugo Porto, do promotor de justiça e Diretor-Geral da ESMP Eneas Romero, da procuradora Thaís Capistrano, além de Samuel da Silva e Luciana de Aquino.

Foto: ASCOM MPCE

Celebrando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e reafirmando o compromisso do MP com as políticas públicas inclusivas e com a qualificação para melhor servir à sociedade, o evento incentiva a capacitação dos agentes públicos, especialmente do público interno do MPCE e da Secult, sobre Acessibilidade Atitudinal e Comunicacional – apresentando recursos, estratégias e inovações na área.

Além de palestras sobre acessibilidade, com a psicóloga Daina Leyton, a analista de cultura da Secult, Thamyle Vieira, e com a jornalista Cláudia Werneck, os participantes conferiram a Exposição de Fotografias táteis “Na ponta dos dedos”, guiada por Silvio Ricardo de Oliveira Frota, diretor do Museu de Fotografia de Fortaleza.

“Ressalto aqui a importância da Acessibilidade Cultural, dos avanços nas Políticas Culturais. Ao longo destes 8 anos, a política de acessibilidade vem sendo incorporada para além da dimensão física, ainda com muitos aprendizados e desafios. Estamos elaborando o Plano Estadual de Acessibilidade Cultural, liderado pela secretária Valéria e pela analista Thamyle. Compreendemos que esta lei para o Plano será um instrumento importante para as políticas do estado e também para definir metas para os próximos 10 anos”, pontuou o secretário