Projeto “Análise Selvagem” apresenta show nas Rotas de Criação do Laboratório de Música

1 de dezembro de 2022 - 10:39

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na terça-feira, 6 de dezembro, no Pátio da Escola.

Artistas do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam o show “Análise Selvagem”, com Alice David, Gabriel Vieira e Briar, nas Rotas de Criação. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na terça-feira, 6 de dezembro, às 19h, no Pátio da Escola.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Análise Selvagem” está sendo desenvolvido pelas/os artistas Alice David, Gabriel Vieira e Briar, e mescla música e psicanálise. O processo conta com tutoria de Tulipa Ruiz.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO ANÁLISE SELVAGEM
Em um encontro entre ilustrações, música e psicanálise, “Análise Selvagem” é um processo de imersão que tem como objetivo principal a exploração e gravação de seis faixas de Alice David, resultando no lançamento de um EP e um show que apresente os elementos que a artista e colaboradores(as) propõem investigar.

SOBRE A TUTORA TULIPA RUIZ
Cantautora e ilustradora, vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz é nascida em Santos (SP) e criada em São Lourenço (MG). A artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada e destacado em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Uma de suas primeiras músicas, “Efêmera”, foi trilha sonora do game FIFA e uma das mais recentes, “Banho”, foi gravada por Elza Soares. Realizou uma turnê com sua banda Pipoco das Galáxias e com o pianista João Donato. Em 2022 lançou seu quinto álbum, Habilidades Extraordinárias.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Show “Análise Selvagem”, com Alice David, Gabriel Vieira e Briar

Quando: 6 de Dezembro, terça-feira, às 19h

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público