Porto Iracema das Artes recebe lançamento do livro “De Trans pra Frente“ com roda de conversa e sessão de autógrafos

30 de novembro de 2022 - 10:38

O evento, gratuito e aberto ao público, terá roda de conversa com a autora e convidades seguida de sessão de autógrafos.

A Escola Porto Iracema das Artes – Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe o lançamento do livro “De Trans pra Frente”, da pesquisadora, crítica, curadora, performer e professora universitária Dodi Leal. O evento ocorre no dia 01 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Escola. A atividade, gratuita e aberta ao público, terá uma roda de conversa com a autora Dodi Leal e as convidades Ierê Papá, Isadora Ravena e Noá Bonoba, além de sessão de autógrafos e venda de livros.

A obra “De trans pra Frente”, publicada pela Editora Patuá, é uma coletânea de poemas escritos por Dodi Leal, também conhecida pela sua produção acadêmica no campo das Artes Cênicas.

O livro traz textos escritos em português, mas também em variações de idioma e de gênero. Isso ocorre porque os primeiros poemas foram escritos em 2010, quando a autora estudava em Québec, antes de declarar-se trans. Dessa forma, ‘De Trans pra Frente’ acompanha a trajetória e os sucessivos momentos da autodescoberta da escritora enquanto mulher. As ilustrações originais são da artista Luiza Lemos e o prefácio é da cantora Linn da Quebrada.

A roda de conversa sobre o livro e os assuntos que o transpassam reúne ainda Ierê Papá, Isadora Ravena e Anoá Bonoba, artistas trans que em seus trabalhos e vivências também contribuem com a formação de conhecimento sobre as questões transgênero e de travestilidades.

O coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, ressalta a importância do evento. “Dodi é uma pesquisadora de fundamental importância para os estudos teatrais contemporâneos. Tive o prazer de acompanhar de perto seu trabalho na comissão de seleção da edição atual do Lab Teatro, que aconteceu de forma totalmente remota. Desde então, mantivemos contato, sonhando com alguma atividade presencial aqui na Escola e, finalmente, deu certo! Sem dúvidas, será um encontro extremamente profícuo, considerando não apenas o seu alto nível intelectual, como também o da mesa de debate”, conclui.

SOBRE DODI LEAL
Dodi Leal é professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, e do PPGAC/UDESC, em Florianópolis. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance, iluminação cênica, crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Dirige a série TEATRA da editora Hucitec.

SOBRE IERÊ PAPÁ
Ierê Papá é performer, graduando em licenciatura em teatro pelo IFCE, mestre pelo programa de Comunicação e Semiótica na PUC/SP e pós-graduado em Técnica Klauss Vianna. Integra a equipe editorial da RevistaTKV – Poéticas e Políticas do corpo, e o Coletivo Teatro Dodecafônico (SP).

SOBRE ISADORA RAVENA
Isadora Ravena é travesti, artista, professora, crítica e curadora. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em Artes e graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. É integrante do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Performance: Visualidades da Cena e Tecnologias Críticas do Corpo. É autora do livro “Sinfonia para o fim do mundo” (2020) e articula o campo de estudos das travecametodologias da criação e recepção estética na arte contemporânea.

SOBRE NOÁ BONOBA
Noá Bonoba é travesti, atriz, roteirista, cineasta, preparadora de elenco, dramaturga, Doutoranda pelo PPGCOM – UFC, professora formada pelo curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará, escritora/pesquisadora Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, curadora da Tomada LBT, integrante da V Turma da Escola de Audiovisual da Vila das Artes.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Porto Iracema das Artes recebe lançamento do livro “De Trans pra Frente “ com roda de conversa e sessão de autógrafos

Quando: quinta-feira, 01 de dezembro, 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)