Design, cidades e pessoas: desafios para a construção de novas realidades sociais

19 de novembro de 2022 - 22:19 #

Em mesa realizada na manhã desta quinta-feira (17), profissionais do setor trocaram ideias sobre como potencializar o design enquanto ferramenta de transformação social. Foto: Txai Costa

De que maneira o design pode contribuir para tornar as cidades mais bonitas, socialmente justas, inclusivas e sustentáveis? Foi esse o questionamento que inspirou a mesa “Design e Literatura – uma jornada para cidades criativas”, destaque da manhã desta quinta (17) da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM). O encontro reuniu o poeta, editor e um dos curadores desta edição da Bienal, Talles Azigon; o designer e jornalista Felipe Goes; Alberto Gadanha, designer e ponto focal de Fortaleza da Rede de Cidades Criativas da Unesco; e Denise Castro, da editora SENAC/CE. Todos sob mediação de Isabel Andrade, jornalista e coordenadora executiva da Vice-Prefeitura de Fortaleza. ⁠

Ao longo da conversa, cada participante trouxe sua contribuição a partir dos trabalhos que desenvolvem na capital cearense. No caso de Gadanha, a fala girou em torno da articulação que tornou possível a entrada de Fortaleza na rede Cidades Criativas – projeto da Unesco voltado à cooperação com e entre cidades que fazem da criatividade fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Atualmente, a rede inclui sete áreas criativas – artesanato e arte popular, mídia, cinema, design, gastronomia, literatura e música – e 295 cidades em todo o mundo. “Em Fortaleza poderíamos ter pensado na gastronomia, no artesanato, mas foi pela moda que chegamos à candidatura para a área do design, não tanto pela tradição, mas pela potência para o futuro”, comentou Alberto Gadanha. “Enquanto estamos no início do movimento para as indústrias fabricarem produtos de design, isso já acontece aqui com a moda”, pontuou.

Para ingressar na rede, a cidade precisa apresentar um dossiê que justifique a escolha pela área. “Enquanto Brasília está pela arquitetura e Curitiba pelo urbanismo, por exemplo, Fortaleza entra pelo design a partir de uma perspectiva transversal, como ferramenta de transformação social”, comparou Gadanha. A chancela de Cidade Criativa em Design foi concedida em 2019 e desde então uma série de ações foram engatadas na capital cearense como parte de um plano de fomento previsto no dossiê. Uma delas foi a criação do Centro de Design do Ceará, que integra o Complexo Estação das Artes, gerido pela OS Instituto Mirante. Outro exemplo é a III Jornada Mundial de Design, que acontecerá de 23 a 26 deste mês de novembro. O evento vai reunir nomes referências no setor para uma série de atividades, entre palestras, debates e formações. Sob o tema “Design e literatura para um mundo em crise”, o evento será sediado em mais de 15 instituições públicas e privadas da Capital.

Em consenso, os participantes da mesa apontaram esse tipo de iniciativa como fundamental na construção de políticas públicas baseadas nas potencialidades do design. “A cultura, incluindo o design, precisa ser algo ordinário, fazer parte do dia a dia das pessoas, nas ruas, em casa, e isso passa por formas de fazer governo, por esse amparo institucional”, resumiu Felipe Goes. “Como fazer com que o design transforme realidades? É esse o nosso trabalho de formiguinha”, concluiu.

O mesmo raciocínio passou pela fala de Talles Azigon, que abordou o tema a partir de sua perspectiva de co-criador da Editora Substânsia e de assessor executivo do Centro de Design do Ceará. Para ele, o design tem aspectos sociais fundamentais na construção de cidades realmente criativas. “Não adianta pensarmos num lado somente esteticista ou industrial. O design é feito pelas pessoas, é um conhecimento ancestral”, frisou.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.