Mais de 4 mil alunos celebram a literatura e lotam os corredores da Bienal nos quatro primeiros dias de visitação escolar

16 de novembro de 2022 - 16:10 #

Foto: Chico Gadelha

A visitação escolar de alunos e alunas de escolas públicas e particulares à 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará tem sido um dos destaques do evento e segue em ritmo intenso desde sábado (12), o primeiro dia de programação completa. Quase 100 escolas já passaram pelo Centro de Eventos até a manhã desta terça-feira (15), totalizando mais de quatro mil estudantes que visitaram os diversos estandes da feira de livros e participaram de atividades da programação cultural, como mesas de debates, palestras, lançamentos de livros, contações de histórias e apresentações artísticas. ⁠

A expectativa é de que o ritmo da visitação permaneça alto nos demais dias. Um total de 20 mil alunos já estão cadastrados e, no domingo (13), foram abertas novamente as inscrições para as escolas que perderam o prazo do cadastramento. Mesmo antes dos portões da Bienal abrirem, às 9 horas, já é possível ver muitos ônibus estacionados, com os alunos e alunas ansiosos por esse giro pelo mundo do livro e da leitura.

Karla Santos, coordenadora do programa da visitação escolar à Bienal, explica os desafios do projeto e destaca a receptividade das escolas e dos estudantes. “Mesmo estando em um período próximo ao final do ano letivo, convidamos o público escolar a se planejar com a gente, agendando sua visita com o uso de linguagem e tecnologias atuais. Estamos muito felizes com os resultados e com a presença do nosso público das escolas. Nosso propósito é conduzir essa Visitação Guiada com alegria e organização, proporcionando bem-estar para cada tipo de modalidade de ensino que passa por aqui.”

E ao que tudo indica, esses objetivos estão sendo cumpridos. É o que diz Hallan Salles, aluno do oitavo ano da Escola Municipal Maria de Fátima Silveira, do Eusébio. “É a minha primeira vez vindo pra Bienal, e estou muito animado. Gosto muito de ler história de fantasia e de mangás, e estou animado para dar uma olhada nesses livros, mas também para ver a programação.”

A Bienal tem toda sua programação inteiramente gratuita e vai até domingo, dia 20, sempre de 9h às 22h. São mais de 300 atividades culturais, ocupando diversos espaços no térreo e no primeiro mezanino durante os dez dias de programação, com mais de 90 mil títulos expostos na feira de livros

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro Ceará é apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

De 11 a 20 de novembro, de 9 horas às 22 horas