Astrônoma Nicole Semião, de apenas nove anos, faz sucesso com sua palestra “Asas – Inspirando Gerações”, na Bienal do Livro

13 de novembro de 2022 - 21:40 # #

(Fotos: Beto Skeff)

Astronomia também é coisa de criança. A pequena brasileira Nicole Semião, que já detectou mais de 30 asteróides e é reconhecida como a mais jovem astrônoma do mundo, com apenas nove anos de idade, realizou uma palestra na Bienal Internacional do Livro do Ceará, neste domingo (13), intitulada ASAS – Inspirando Gerações, e inspirou o público presente, de crianças a adultos. A participação de Nicole foi conduzida pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Carlos Décimo.

Nicole Oliveira participa de um programa em busca de asteroides afiliado à Nasa, a agência espacial norte-americana, de seminários internacionais e também de encontros com várias figuras representativas do estudo do espaço e da ciência pelo Brasil. Ela também é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — ouro em 2020 e 2021 — e já detectou asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Nasa.

O programa da Nasa, Asteroid Hunters, do qual Nicole participa, tem como objetivo apresentar ciência aos jovens e dar uma oportunidade para que eles façam suas próprias descobertas. O projeto é administrado pelo International Astronomical Search Collaboration e tem parceria com o Ministério da Ciência do Brasil.
“Com dois anos eu sempre ficava olhando para o céu e aquilo me encantava. Ninguém na minha família tinha esse interesse. Com quatro anos pedi um telescópio de presente de aniversário para meus pais. Como era caro, eles mandaram eu escolher entre o presente e a festa. Eu disse que trocaria todas as festas pelo telescópio”, conta a pequena astrônoma. “Eu gosto muito de participar de palestras como essa. Eu quero muito que crianças do Brasil e do mundo tenham acesso à ciência e tecnologia”, declarou a garota, que sonha em ser engenheira aeroespacial.

“A Nicole é alagoana, quando ela se mudou para o Ceará, nós a convidamos para conhecer o planetário e lá eu tive a ideia de chamá-la para ser embaixadora do equipamento. E isso deu muito certo, ela divulga as atividades nas redes sociais dela e isso tem despertado o interesse das outras crianças que vão ao planetário, é uma inspiração. Ela ajuda na popularização da ciência, é uma cientista mirim, de grande expressão”, frisou Carlos Décimo, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado

Com uma vasta programação, a 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece até 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, de 9 às 22h. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).