Secult realiza reunião unificada do CEPC e Coepa para Processo de Avaliação Participativa do PPA

20 de outubro de 2022 - 18:39 # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma reunião extraordinária unificada do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará. A pauta unificada teve como objetivo apresentar o processo de construção coletiva do Plano Plurianual (PPA) e dar início ao Processo de Avaliação Participativa do primeiro biênio (2020/2021) do PPA. A reunião foi virtual e dividida em dois momentos, com uma apresentação inicial para os conselheiros de ambos os conselhos e, em seguida, uma divisão de salas para deliberação de cada conselho especificamente.

>> Assista à reunião extraordinária unificada do CEPC e Coepa

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Estado do Ceará, Mariana Teixeira, iniciou a apresentação ressaltando o processo de construção coletiva do PPA, com mobilizações para os encontros regionais, garantindo que as demandas específicas de cada território fossem reconhecidas. O documento, que agora entra em processo de avaliação de seu primeiro biênio (2020-2021), foi concebido de maneira a garantir os valores da Secult Ceará, considerando a diversidade cultural, a liberdade de criação e expressão, o respeito aos direitos humanos, a participação social e transparência, a acessibilidade, a valorização, reconhecimento e desenvolvimento do trabalhador da cultura e a responsabilidade socioambiental.

>> Ceará Estado da Cultura – Plano de Gestão 2019-2022

Em seguida, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Patrícia Maria, apresentou a instrumentação de avaliação do PPA, apontando os programas de governo a serem avaliados e os indicadores de cada programa, com suas respectivas entregas. Após a exposição, foi compartilhado o modelo de avaliação que os conselhos irão adotar e as perguntas que deverão ser respondidas. 

>> Apresentação do Processo de Avaliação Participativa do Plano Plurianual (PPA) – Biênio 2020/2021

Após esse encontro unificado, cada conselho deve fazer novas reuniões para elaborar um processo de construção e redação das respostas ao Processo de Avaliação Participativa.

A reunião contou com a presença do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro; da secretária de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Estado do Ceará, Mariana Teixeira; da coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Patrícia Maria; além de outros coordenadores e gestores da Secult Ceará.