“Cortejo do Iracema Bode Beat no Centenário do Bode Ioiô” ocorrerá dia 20/5, às 17h30, encerrando a programação especial

3 de maio de 2022 - 16:37 #

Prepara a alegria! Em um ação da Secretaria Estadual da Cultural e a Rede Pública de Equipamentos da Culturais, no próximo dia 20/5, às 17h30, ocorrerá o “Cortejo do Iracema Bode Beat no Centenário do Bode Ioiô”. A concentração será no Theatro José de Alencar, seguindo até o Cineteatro São Luiz. A atividade integra a programação especial que celebra o centenário da eleição do Bode Ioiô e os 90 anos do Museu do Ceará, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), e acontece em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC), museus que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC); o Sobrado Dr. José Lourenço; o Theatro José de Alencar; o Cineteatro São Luiz; e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), também integrantes da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará.

O encontro de Iracema com o Bode Ioiô é um convite a segurar a alegria pelo chifre e fazer da transgressão um ato de amor! Com os brincantes do bloco, o ator Evan Teixeira encarnando o Bode Ioiô e a Yasmin Salvador dando vida à índia Iracema, o Iracema Bode Beat bota o seu bloco na rua pra escancarar! De um lado, uma Iracema que remete à diversidade; do outro, um Bode que representa a própria cultura nordestina; como síntese, um Bloco que propõe contrapor-se à violência banal que tira a vida das mulheres mas que não é sua sina, fazendo desse encontro sua bandeira e do respeito ao plenamente humano sua esteira.

No centenário da eleição do caprino que foi ícone de um movimento popular de indignação, tão coincidentemente no ano de 2022, a Iracema dos contos Alencarinos convida todos, todas e todes a celebrar, se concentrando em sua casa no Theatro José de Alencar e saindo em cortejo botando o Beat pra berrar pelo centro da cidade até a Praça do Ferreira, no Cineteatro São Luiz. A trilha sonora desse passeio na história fica por conta de uma Big Band, que faz seus ensaios abertos de preparo para o grande dia aos sábados de forma itinerante pelos equipamentos da cultura como de costume do nosso Ioiô.

Centenário da Eleição do Bode Ioiô

Para celebrar o centenário da eleição do Bode Ioiô e os 90 anos do Museu do Ceará, o equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) preparou uma programação especial. Com uma série de atividades como mesas-redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras, para celebrar as efemérides, o programa “Ioiô Itinerante” teve início no dia 9 de março e finaliza suas ações em maio de 2022.
Com o “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)”, o Museu do Ceará celebra seus 90 anos, se reinventa e se renova, trazendo para o público cearense uma série de atividades de fruição e ações formativas que se relacionam com o patrimônio e memória do Ceará. “Mais do que apenas uma celebração dos 90 anos do Museu do Ceará e de ser uma ação irreverente, o projeto Ioiô Itinerante é uma ação de reflexão em torno dos tempos atuais e de como as histórias do bode e do próprio Museu podem nos fazer pensar e agir em um ano tão decisivo como este de 2022. São 100 anos da “eleição” do Bode Ioiô para vereador de Fortaleza, pelo seu carisma na paisagem da cidade, mas também como um ato de protesto. De novo, o Bode vai fazer uma itinerância pela cidade, enquanto executamos a reforma e restauro de sua casa, o Museu do Ceará. Então, ele vai andar pelos equipamentos culturais da Secult Ceará até voltar com o Museu restaurado. Por onde passar trará uma reflexão sobre a reconfiguração do próprio conceito e programa do Museu do Ceará para os tempos atuais, levando em conta seu percurso histórico, suas coleções, acervos e de como a instituição pode ser reinventada com mais diversidade nos atores sociais e sujeitos históricos nas representações e interpretações da história do Ceará. O Bode Ioiô está aí para nos provocar com irreverência e inteligência nessa reflexão”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Serviço:

“Cortejo do Iracema Bode Beat no Centenário do Bode Ioiô”
Data: 20 de maio
Duração: 60min