Nota de Pesar – Luizinho Duarte

28 de abril de 2022 - 09:29

Foto: Guilherme Silva.

Com muita tristeza, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) comunica, nesta quinta-feira (28/4), a partida do nosso querido Luizinho Duarte, multi-instrumentista, compositor, maestro, arranjador e fundador da Marimbanda.

Um mestre. Com genialidade e elegância, ele marca a história da música cearense e da música nacional. Não há quem não tenha uma boa lembrança ou uma gostosa canção no peito e na memória para sempre lembrar e festejar Luizinho.

Um artista que soube viver e sentir a arte. No comando da bateria ou violão, era comum vê-lo fechar os olhos. Enquanto tocava, tinha um universo todinho ali dentro.

Compositor profícuo, Luizinho tinha grande facilidade em criar melodias e explorar uma variedade de ritmos. Deixa um rico legado de composições próprias junto aos parceiros da Marimbanda, grupo fundado em 1999.

Luizinho já trabalhou com artistas como Fagner, Zeca Baleiro, Maria Bethânia, Elza Soares, Leila Pinheiro, Tim Maia, Carlos Malta, Ricardo Herz, Alexandre Ribeiro, entre outros tantos cearenses como Heriberto Porto, Thiago Almeida, Adelson Viana, Adriano Giffoni, Ítalo Almeida, Carlinhos Ferreira e Cristiano Pinho. Dirigiu e participou dos grupos Só com Z Trio, Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda. Também foi maestro no Projeto da Orquestra de Barro de Cascavel (Uirapuru).

Percorrendo os principais palcos do Brasil e do Ceará, a Secult Ceará teve a alegria de recebê-lo em diversos eventos e festivais, nos palcos do Theatro José de Alencar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Cineteatro São Luiz e em tantos outros que fica difícil citar. Que privilégio o nosso de ter te ouvido tantas vezes, Luizinho. A canção segue viva.

Luizinho também formou uma geração de músicos cearenses. Espalhou todo seu carinho e ensinamentos musicais em grandes festivais como o Festival da Música da Ibiapaba, evento estruturante de formação artística realizado pela Secult Ceará.

Em 2020, ganhou o Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, concedido pela Secult Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc, em reconhecimento por sua trajetória artística.

O Velório acontece no Theatro José de Alencar nesta quinta-fera, 28/4, às 10h30.

Viva a imensidão de Luizinho, do compositor cearense que é referência e se tornou professor de tantos, viva o legado deixado e as belas melodias feitas juntos aos músicos da querida Marimbanda.

A Secult Ceará celebra sua música, sua arte e sua alegria. Siga na luz, no som e no amor. Nosso abraço forte aos familiares e amigos que, no silêncio deixado com a partida, vivem momentos de saudade. Viva o Seu Luiz.