3º Seminário Cultura do Acesso discute acessibilidade como política institucional em mesa de abertura nesta segunda (4)

4 de abril de 2022 - 09:17 # #

Ascom 3º Seminário Cultura do Acesso

A abertura recebe o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e convidados como Eduardo Saron, Danilo Miranda e Luisa Cela. O encontro será transmitido às 18h no Youtube da Secult Ceará

Refletir sobre a acessibilidade na formação artística e no consumo cultural é propósito fundamental para o Seminário Cultura do Acesso, que realiza sua 3ª edição em 2022. Entre os dias 4 e 9 de abril, o evento contempla atividades virtuais e presenciais, entre elas mesas, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas de música e dança. Nesta segunda-feira (4), o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, realiza sua fala oficial de abertura da programação, seguido da mesa “Acessibilidade como política institucional”. A transmissão ocorre através do Youtube da Secult Ceará, a partir das 18h.

A mesa reúne os convidados Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Danilo Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP), organizações que são referência na prática de acessibilidade em seus editais e ações. O encontro também conta com a presença da gestora cultural, Luisa Cela, e mediação da consultora em acessibilidade e curadora do evento, Daina Leyton.

Como espaço para fomentar o debate acerca da cultura de acessibilidade e o acesso à produção cultural local, o Cultura do Acesso também promove o lançamento da “Cartilha de Formação em Acessibilidade Atitudinal”, na quarta-feira (6/4) às 16h no Centro Cultural Porto Dragão. Representantes da Secult Ceará, da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) e do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) participam de bate papo sobre sua construção e a importância da utilização pelos equipamentos e produtores. As inscrições seguem abertas através da plataforma Sympla.

Em eventos presenciais, é necessário apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara. O limite de pessoas varia de acordo com a capacidade do equipamento e as normas sanitárias vigentes. 

Com o tema “Acessibilidade e Cultura – Entre o Direito e o Acesso”, o 3º Seminário Cultura do Acesso faz parte do programa Percursos (In)Formativos, agenda da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural e do GT de Acessibilidade Cultural, e conta com articulação da Rede Pública de Equipamentos Culturais.

AGENDA FORMATIVA

Além das discussões que acontecem nas mesas e painéis do evento, a programação visa promover a produção e difusão de conhecimento através da realização de oficinas abertas ao público, em formato virtual e presencial. Para garantir a participação, é necessário se inscrever em sympla.com.br/percursosinformativos.

Na terça-feira (5), das 10h às 12h, na oficina “Programação, música e arte”, o facilitador Paulo Victor Loureiro propõe a criação de games e aplicativos que usem a música e a arte para proporcionar acessibilidade. A oficina se dará de forma virtual por meio de videoconferência, expositiva e dialógica.

Já na quarta (6), a oficina “Festejos Populares Acessíveis” conta com a presença de André Ramos, saxofonista, arranjador e compositor da Orquestra Voadora (RJ). A oficina abordará a formação do núcleo de acessibilidade do grupo, que desde 2018 atua concepção de espetáculos de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo. O encontro também acontece em plataforma online, a partir das 10h.

Na quinta (7), o Centro Cultural Porto Dragão recebe a atriz e diretora Aline Gomes (RJ) para a realização da oficina presencial “Acessibilidade cultural e o teatro”, que tem como objetivo abordar as diversas formas de tornar o teatro acessível às pessoas com deficiência, criando condições para a fruição sensorial de espetáculos teatrais.

Na sexta (8), o artista, educador e produtor cultural Leo Castilho (SP) ministra a oficina “Festas Multissensoriais”, visando promover experimentação, reflexão, conhecimento e um contato multissensorial como olfato, paladar, tato, visual e audição. A formação ocorre presencialmente no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão.

Por fim, no sábado (9), serão realizadas duas oficinas presenciais. Às 10h, Camila Delfino e Amanda Lioli ministram a oficina “Música, leitura e brincadeiras – acessibilidade na infância” na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), buscando trabalhar as possibilidades que a brincadeira e o pensamento criativo das narrativas tradicionais abrem enquanto aprendizagem de conteúdos específicos. 

Já no Centro Cultural Porto Dragão, às 13h, a oficina “Desenvolvimento de Modelagem Acessível em Malharia” recebe a facilitadora Fabíola Mourão para repassar metodologias para o segmento de moda acessível, utilizando aviamentos e acabamentos que melhorem o design, a usabilidade e a autonomia.

A programação completa do 3º Seminário Cultura do Acesso pode ser conferida no Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br 

PERCURSOS (IN)FORMATIVOS

O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar junto a servidores, gestores culturais da Rede de Equipamentos, agentes culturais e artistas temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas públicas. Além disso, possibilitar maior entendimento e formação acerca dos temas abordados, propiciar melhor atendimento das demandas deste público e promover a produção e difusão de conhecimento gerado sobre o campo artístico-cultural.

SERVIÇO

Abertura do 3º Seminário Cultura do Acesso

4 de abril, segunda-feira, das 18h às 20h

Evento híbrido, com programação virtual e presencial

Transmissão no canal da Secult Ceará no Youtube

Inscrições em oficinas em www.sympla.com.br/percursosinformativos

Mais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site www.percursosinformativos.com.br