Nota de Pesar: Benício Pitaguary

28 de março de 2022 - 14:13 #

Foto: Felipe Abud

É com imenso pesar que a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e o Comitê Gestor dos Povos Indígenas do Ceará, instância desta Secretaria, recebem a notícia da partida de Benício Pitaguary, comunicador indígena e importante liderança na luta pelos direitos indígenas.

Nascido e criado na periferia de Fortaleza, no bairro Bom Jardim, sua família é toda da Aldeia Monguba, na Terra Indígena Pitaguary, no município de Pacatuba. A partir dos seus 18 anos, Benício começou a participar, de forma mais frequente, das atividades que envolviam a luta pela terra do povo Pitaguary.

Benício era representante titular do povo Pitaguary no Comitê Gestor dos Povos Indígenas do Ceará, representante dos povos indígenas no Conselho de Cultura do Estado do Ceará

e é autor do desenho da logomarca do Prêmio Culturas Indígenas do Ceará, realizado pela Secult-CE. Também participou, em 2021, da série documental “Nós no batente”, que apresenta grupos de artes e cultura do Ceará com suas histórias, perspectivas e inspirações no Viver de Arte. A série foi idealizada e realizada pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Atuava em vários segmentos, dentre eles, articulação e captação de recurso no Museu Indígena Pitaguary, desenvolvendo e executando vários projetos da área da educação, arte e cultura; as artes plásticas como artista e curador indígena com foco nos grafismos e pinturas corporais indígenas; comunicação com canais no youtube e instagram, e também atuando no coletivo indígena de comunicação Mídia Índia; pesquisador no PRODEMA, e também na rede de pesquisa Teia das 5 Curas; palestrante em universidades, congressos, mesas redondas e seminários sobre os assuntos de cultura indígena, descolonização, grafismos e pinturas corporais indígenas e Geografia.

Formado em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Ceará, Benício cursava o mestrado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) também na UFC.

Benício se encantou nesta segunda-feira (28), aos 29 anos de idade. A Secult Ceará se solidariza com sua família, parentes e amigos.

Fortaleza, 28 de março de 2022
Secretaria da Cultura do Ceará