Debatendo acessibilidade nos equipamentos, 3º Seminário Cultura do Acesso encerra etapa de GTs

10 de fevereiro de 2022 - 19:23 # #

Foto: Felipe Abud/Secult CE. Descrição: A foto mostra os participantes do seminário sentados em cadeiras olhando para a palestrante: educadora museal Daina Leyton.

Debatendo acessibilidade. O Seminário Cultura do Acesso – em sua 3ª edição realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – encerrou mais uma etapa, com a última reunião de um Grupo de Trabalho (GT) interno, nesta quarta-feira, 10/2, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), para tratar da acessibilidade nos espaços cênicos e centros culturais. Estiveram presentes profissionais, gestores de equipamentos da Secult Ceará e membros do GT de Acessibilidade Cultural da Secult. Participaram como convidadas a educadora museal Daina Leyton e a produtora cultural Raissa Couto.  A atividade contou com a presença da secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; da coordenadora de Arte e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro; do diretor do Theatro José de Alencar, Pedro Domingues; e do assessor de acessibilidade do Centro Cultural Bom Jardim, João Paulo Lima, que participou de forma remota. Desde terça-feira, 8/2, o seminário vem realizando os GTs com foco em acessibilidade nos equipamentos culturais.

“Essa é uma área que sempre surpreende com delicadezas, com formas de falar e se auto descrever. São coisas que vão sendo incorporadas nos nossos equipamentos. Tivemos momentos de troca e de ampliar nosso conhecimento sobre o tema. Sabemos que existe questões que dependem de maior porte para implantar de fato acessibilidade nos equipamentos e isso precisa ser mapeado e entrar em pauta. A dimensão da acessibilidade precisa entrar no nosso orçamento e pensamento para garantir o acesso de todos. Essa é uma diretriz da Secult e que todos devem seguir”, destacou a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, durante sua fala na abertura.

Foto: Felipe Abud/Secult CE. Descrição: Foto na vertical em âgulo fechado na secretária Luisa Cela. Ela movimenta as mãos enquanto fala com o público.

Representando o GT de Acessibilidade Cultural da Secult Ceará, Thamyle Vieira falou sobre o processo que vem sendo construído. “É muito gratificante contar com vocês para se juntar a essa luta da acessibilidade dentro da cultura. Que possamos pensar juntos. No GT viemos trabalhando desde 2016 e chegar hoje nos faz perceber o fruto do trabalho. Percebemos o quanto temos força. Hoje pra gente o caminho é mais possível e, quando juntamos outros equipamentos para trilhar esse caminho, nos aquece o coração. Temos a possibilidade de ter um plano de Acessibilidade Cultural no futuro para ninguém botar defeito”, ressaltou.

Foto: Felipe Abud/Secult CE. Descrição: A foto mostra os participantes de costas acompanhando o seminário. O foco é em Daina Leyton, à direita, que faz um sinal com uma das mãos levantadas se apresentando em Libras.

O assessor em acessibilidade do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), João Paulo Lima, acrescentou seus desafios para tornar o espaço cada vez mais acessível. “Para mim o grande desafio tem sido a formação para quem chega para trabalhar no Centro Cultural. Percebemos nossa mudança de atitude diante das pessoas com deficiência. O CCBJ passou por uma mudança de ter pessoas com deficiência na gerência e isso têm sido crucial nas mudanças de relações. Precisamos sensibilizar para acionar um anticapacitismo natural”, acrescentou.

A produtora cultural convidada Raissa Couto falou sobre sua experiência em trabalhar com a acessibilidade em eventos. “Sempre pensei na acessibilidade econômica e na sustentabilidade de eventos. Foi durante a experiência que vivi no Rio de Janeiro que mudei minha percepção. Havia um evento que ficava do lado do Instituto Benjamin Constant, que trabalha com ensino para deficientes visuais. E lá precisei fazer a acessibilidade. Não sabemos o que era acessibilidade e fizemos piso tátil de papelão, fomos nos dedicando. E foi um sucesso. Isso foi marcante, fizemos como achava que devia, mas as pessoas estavam se encontrando ali e percebi que precisamos nos encontrar para fazer acessibilidade. Comecei a desconstruir tudo que pensava sobre cultura”, comentou.

Foto: Felipe Abud/Secult CE. Descrição: foto de Raissa Couto, enquanto fala para o público, com banner do seminário ao fundo.

Saiba mais

O Seminário Cultura do Acesso é uma agenda do programa de formação modular Percursos (In)Formativos que consiste em encontros que visam apresentar ideias e discutir informações que ajudem a pensar e elaborar políticas públicas estruturais de acessibilidade no âmbito da Cultura. Escutar, pesquisar, estudar, debater é, portanto, um princípio fundamental para esta jornada.