CCBJ entra fevereiro com oportunidades de cursos gratuitos em diversas linguagens

2 de fevereiro de 2022 - 11:07

Programação semanal CCBJ de 31/01 a 06/02 online e gratuita:
www.ccbj.org.br I – Instagram – Facebook – Youtube @centroculturalbomjardim

 

CCBJ ENTRA EM FEVEREIRO COM PROGRAMAÇÃO VIRTUAL E OPORTUNIDADES DE 28 CURSOS GRATUITOS EM VÁRIAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Amanda Ribeiro, auxiliar Biblioteca Cristina Poeta CCBJ (à esquerda) e o escritor Rhamom Matarazzo (à direita) em ação de divulgação do livro realizada presencialmente em 2021. O lançamento virtual do livro Rhamon com H, acontece nesta sexta-feira (04/02), no canal do Youtube CCBJ, a partir das 18h.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) apresenta mais uma semana de atrações virtuais e presenciais. Programação cultural gratuita, em diversas linguagens artísticas, para todos os públicos e boa parte com tradução e interpretação para LIBRAS. Os canais oficiais do CCBJ são o site (www.ccbj.org.br) e as redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube CCBJ) e as listas de transmissões pelo whatsapp (85)9 8127 0954.

O mês de fevereiro inicia com a oportunidade de 28 cursos ofertados, gratuitamente, com bolsa-auxílio e com vagas para a partir de seis anos de idade. O lançamento da oferta dos Cursos Básicos acontece nesta sexta-feira (04/02), nos canais oficiais do Centro. Os Cursos Básicos do CCBJ são um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) e tem a proposta de ampliar o repertório artístico e noções das várias possibilidades de expressões artísticas nas linguagens de música, teatro, dança, cultura digital e audiovisual. Serão divulgados 28 cursos, com 420 vagas, e com a duração de dois meses, com carga horária de 30h cada. As aulas acontecem em regime híbrido, virtual e presencial, seguindo o contexto do decreto vigente.

Cada selecionado (a) receberá uma bolsa de R$ 200,00, pago em única parcela e não poderá acumular bolsas ou auxílios oriundos dos equipamentos ou chamadas públicas regidas pelo IDM, num mesmo período. As vagas priorizam o acesso de moradores e moradoras do território do Grande Bom Jardim (GBJ) e os públicos das políticas públicas de ações afirmativas (mulheres, povos originários, quilombolas, oriundos de comunidades tradicionais, pessoa preta ou parda, pessoa LGBTQIA+, pessoas com deficiência – PcD), além de pessoas oriundas de comunidades periféricas e de áreas de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pessoas consideradas baixa renda (comprovação por meio de apresentação de Número de Identificação Social- NIS) e pessoas atendidas por instituições parceiras cadastradas na Escola de Cultura e Artes do CCBJ.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) integra a Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), seguindo suas programações em conformidade ao decreto vigente e aos protocolos estabelecidos.

Acontece durante esta semana, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, a Solicitação de Pauta ENCONTRO DE COREÓGRAFOS DE FORTALEZA, de 31/01 a 04/02, com a Residência em Dança, com Filipe Evans e Joalano Paulino e 10/02 o Seminário Gestão e Produção Cultural em Dança. Para o Seminário é só acessar no dia 10/02 o canal do Youtube do CCBJ. Em breve mais informações nas programações semanais.

É um evento de formação e pesquisa, destinado a estudantes, profissionais e interessados em dança na cidade de Fortaleza/CE. Este projeto é uma realização dos artistas @clebergestoalves e @filipeevanss , ambos estudantes e profissionais das artes cênicas. O objetivo é proporcionar uma programação gratuita que fomente a criação e a discussão sobre a dança nas perspectivas criativas e técnicas. Este projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

O evento recebe, exclusivamente, um público de 15 pessoas previamente inscritas com apresentação mediante passaporte da vacina. Durante as ações presenciais todos os protocolos de preservação à Covid-19 são mantidos.

A programação cultural segue concentrada no campo virtual no canal do Youtube do CCBJ e nas redes sociais do CCBJ. O destaque dessa semana é para uma solicitação de pauta apresentada no Programa Sexta Multi, da Biblioteca Cristina Poeta CCBJ, Lançamento do livro “Rhamom com H”, de Rhamon Matarazzo, mediação de Amanda Ribeiro, no Youtube CCBJ, dia 04/02, a partir das 18h. Ramon apresenta em seu livro o que é conviver com HIV há 13 anos? Como sobreviver a um processo de morte social e apagamento histórico? Como encontrar um lugar para um corpo positivo pulsante e cheio de desejos ? Como ingerir aproximadamente 18 mil comprimidos em 4.500 dias? Como sobreviver a uma praga? Essas e outras perguntas são respondidas na narrativa que o livro Rhamon com H aborda. Um mergulho profundo na alma. Muito mais do que um vírus, “Rhamon com H” como consta no registro de nascimento é um livro apoiado pela Lei Aldir Blanc pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), com apoio do CCBJ/SECULT/IDM.

Os destaques das programações de lives, encontros virtuais e estreias nos canais oficiais do CCBJ são:

VIRTUAL
02/02 às 18h – Estreia no Youtube CCBJ- Artista em Pauta com Young Trezzer – (Libras);
04/02 às 18h – Live no Youtube CCBJ- Solicitação de Pauta / Sexta Multi – Lançamento do livro Rhamom com H, de Rhamon Matarazzo, mediação de Amanda Ribeiro – (Libras);
04/02 às 17h – Estreia no Youtube CCBJ – Precisamos Falar Sobre Isso: Trabalho de cuidado invisível, maternar e trabalhar – (Libras);.
05/02 às 18h – Estreia no Youtube CCBJ – BonjaCast – Cultura Infância: AMBJ Unidas – (Libras)
05/02 às 15h – Conexão NArTE – Como fortalecer o empreendedorismo através das artes visuais, pelo Google Meet – (Libras);
05/02 às 19h – Estreia no Youtube CCBJ – Todos os Sons com Isabel Gueixa em Juntas Somos mais Fortes – (Libras);

PRESENCIAL
01 a 04/02 das 13h às 17h – Teatro Marcus Miranda – Solicitação de Pauta – ‘’Encontro De Coreógrafos’ (programação com público reduzido e pré-selecionado em inscrições aberta período anterior a realização).

PROGRAMAÇÃO CCBJ DETALHADA 31 A 06 DE FEVEREIRO DE 2022.
DIA 01/02- TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA – BIG BOOK BONJA (BBB)

RELEASE: No Ciclo de Leitura desta terça-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para as redes sociais do equipamento a indicação dos títulos participantes do Big Book Bonja (BBB), que estão disponíveis na plataforma TocaLivros.

Livros participantes: 1. A Revolução dos Bichos; 2. O Diário de Anne Frank; 3. 1984; 4. Perto do Coração Selvagem; 5. O Pequeno Príncipe; 6. Dom Casmurro; 7. O Vendedor de Passados; 8. Viagem ao Centro da Terra. No momento, a biblioteca segue apenas com a sua programação online e sem atendimento presencial. Em breve esperamos ter novidades e voltar com atividades presenciais.

?Serviço:
CICLO DE LEITURA – BIG BOOK BONJA (BBB)
Quando: 01/02
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 02/02 – QUARTA-FEIRA

BÚSSOLA INDICA: PANORAMA DE OPORTUNIDADE NA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEPC-CE

RELEASE: Quer se informar de quais planos a secretaria de cultura tem para este ano? O programa Bússola Indica desta quarta-feira apresenta a reunião do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará ( CEPC). Mais informações serão disponibilizadas no site e redes sociais do CCBJ.

A reunião teve como pauta a aprovação da ata anterior (minuta apresentada na 20ª reunião do CEPC); a situação Circula Ceará; a atualização dos editais e prêmios (pauta sugerida pelo conselheiro Wesley); o lançamento de novos editais (pauta sugerida pelo conselheiro Wesley); o seminário da Nova Lei Orgânica – Asjur. Além disso, houveram informes sobre os percursos InFormativos -3º Seminário Cultura do Acesso/ Percurso sobre Relações Étnico-raciais / 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento e a Pré-Bienal.

?Serviço:
BÚSSOLA INDICA: PANORAMA DE OPORTUNIDADE NA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEPC-CE
Quando: 02/02
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

ARTISTA EM PAUTA COM YOUNG TREZZER – (LIBRAS).

RELEASE: No programa Artista em Pauta desta quarta-feira, o CCBJ convida Youngtrezzer para falar um pouco sobre sua trajetória como Artista. Youngtrezzer é um jovem periférico de 23 anos, que tem um sonho de ser um artista forte na cultura hip hop, rap b boy, estudando para ser produtor musical.

?Serviço:
ARTISTA EM PAUTA COM YOUNG TREZZER – (LIBRAS).
Quando: 02/01 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

NARTE INDICA – MULHERES DAS ÁGUAS

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), no NArTE Indica de hoje, traz pras nossas redes sociais o documentário Mulheres das Águas, um retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil.

O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório, causadores de danos ao ecossistema. O documentário destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde.

?Serviço:
NARTE INDICA – MULHERES DAS ÁGUAS
Quando: 02/02
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 03/02- QUINTA-FEIRA

TEATRO EM PAUTA – AS CRÔNICAS DE TALLULAH + LAB MAKE DRAG (LIBRAS)

RELEASE: No programa Teatro em Pauta desta quinta-feira, o CCBJ apresenta a versão estentida do espetáculo “As crônicas de Tallulah”, um dossiê que retrata a resistência e enfatiza a importância de ousar em novos formatos, recortes e abordagens. A obra se passa em um período anacrônico com pegada de musical e melodrama, juntando, teatro e performance em um formato raramente usado em apresentações do gênero drag.

O curta-metragem, relata causos e histórias baseada em fatos reais de três amigos; Geraldo (Lucas Fontenelle), José da Mata (Mizza Alves) e Sibertino (Wesley Santos) que compartilham as duras realidades da vida de um homem gay, afeminado, do interior e principalmente na cena drag em um diálogo engraçado e pincelado com performances musicais de acordo com cada tema; Religiosidade, autossabotagem e gordofobia e narrado de forma onisciente por uma criatura mística, uma entidade, interpretada por Gomes Avilla que acompanha todos os passos e lamúrias desse trio que se transformam em Tallulah, Hagata e Mizzayra.

?Serviço:
TEATRO EM PAUTA – AS CRÔNICAS DE TALLULAH + LAB MAKE DRAG (LIBRAS)
Quando: 03/01 às 19h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 04/02- SEXTA-FEIRA

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – TRABALHO DE CUIDADO INVISÍVEL: MATERNAR E TRABALHAR

RELEASE: Em mais uma edição do programa “Precisamos falar sobre isso”, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta o episódio desta sexta-feira, que tem como tema “Trabalho de cuidado invisível: maternar e trabalhar”. A roda de diálogo e mediação será composta por mulheres mães e moradoras do território do Grande Bom Jardim. Um momento super importante para dialogar com mães solo em meio a pandemia, covid-19. Trazendo novas propostas de ideias para o equipamento.

Quase metade da população que são mães, 42%, não consegue emprego porque ocupa todo seu tempo com trabalho de cuidado e do lar. Uma realidade para apenas 6% dos homens, reconhecer o trabalho reprodutivo das mulheres mães assim garantindo direitos e remuneração, a responsabilidade de cuidar dos filhos sozinha ainda está impedindo o retorno das mulheres ao mercado. Os desafios de maternar e trabalhar são muitos, para além de permanecer no mercado, ainda vemos poucas mães exercendo sua profissão.

?Serviço:
PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – TRABALHO DE CUIDADO INVISÍVEL: MATERNAR E TRABALHAR
Quando: 04/02 às 17h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

SEXTA MULTI – LANÇAMENTO DO LIVRO “RHAMOM COM H”, DE RHAMON MATARAZZO (LIBRAS)

RELEASE: No programa Sexta Multi dessa semana, a Biblioteca Cristina Poeta fará o lançamento do livro Rhamon com H, de Rhamon Matarazzo, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube, com mediação de Amanda Ribeiro.

O livro é apoiado pela Lei Aldir Blanc pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) onde o ator e diretor de teatro Rhamon Matarazzo traz sua história, da infância aos dias atuais, passando por um diagnóstico difícil, bem como ameaças sociais de estigma e preconceito e a libertação de falar a própria condição sorológica nos palcos de teatro de Fortaleza conscientizando os jovens sobre Prevenção Combinada.

?Serviço:
SEXTA MULTI – LANÇAMENTO DO LIVRO “RHAMOM COM H”, DE RHAMON MATARAZZO (LIBRAS)
Quando: 04/02 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 05/02 – SÁBADO

CONEXÃO NARTE – COMO FORTALECER O EMPREENDEDORISMO ATRAVÉS DAS ARTES VISUAIS – (LIBRAS)

RELEASE: Em parceria com o Grupo Produtivo CRIART e o Projeto Ruela, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove mais um episódio do Conexão NArTE, que traz como tema principal: como fortalecer o empreendedorismo através das artes visuais?

O encontro será mediado pela educadora social Narah Adjane, visando construir coletivamente possibilidades de otimização de produtos artesanais através da customização das peças. Será um momento de diálogo, escuta e proposições de ideias para serem desenvolvidas durante o ano.

?Serviço:
CONEXÃO NARTE – COMO FORTALECER O EMPREENDEDORISMO ATRAVÉS DAS ARTES VISUAIS – (LIBRAS)
Quando: 05/02
Onde: Google Meet. (online)

BONJACAST – CULTURA INF NCIA: AMBJ UNIDAS – (LIBRAS)

RELEASE: Nessa edição do BonjaCast, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) convida a líder comunitária Zenilce, da Associação dos Moradores do Bom Jardim para falar um pouco sobre a experiência do eixo Cultura Infância com as Vivências Artísticas desenvolvidas durante o ciclo de 2021 no território do Grande Bom Jardim.

?Serviço:
BONJACAST – CULTURA INF NCIA: AMBJ UNIDAS – (LIBRAS)
Quando: 05/02 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

TODOS OS SONS – ISABEL GUEIXA: JUNTAS SOMOS MAIS FORTES – (LIBRAS).

RELEASE: No programa Todos os Sons deste sábado o CCBJ convida Isabel Gueixa para apresentar o show “Juntas Somos Mais Fortes” no canal do CCBJ no YouTube. Isabel Gueixa utiliza a música para levar mensagens positivas, empoderamento feminino, respeito, liberdade, felicidade, igualdade de gênero, social e racial e luta contra a LGBTFobia.

O “Juntas Somos Mais Fortes” emana representatividade e poder feminino, um convite aberto para todas as mulheres buscarem o empoderamento que ainda anda adormecido em muitas de nós. São músicas convidativas a dançar, mas o melhor: as letras têm conteúdo sobre diversidade sexual e equidade social. Desta forma, abrange a complexidade em um único som, onde se pode ‘balançar’ e refletir.

?Serviço:
TODOS OS SONS – ISABEL GUEIXA: JUNTAS SOMOS MAIS FORTES – (LIBRAS).
Quando: 05/02 às 19h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 06/02 – DOMINGO

É O BRINCA – FILME ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO!

RELEASE: No programa É O Brinca! deste domingo, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) indica o filme “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho”, que traz a história de uma coelhinha muito destemida, que segue em busca dos seus sonhos. Um filme que fala sobre a importância das amizades, da família, e da coragem para confiar em si mesmo. Vambora assistir?!

?Serviço:
É O BRINCA – FILME ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO!
Quando: 06/02
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil
Gestão Comunicação CCBJ – (85) 98606 6687 / (85) 9 8127 09 54
Jornalista / Assessora de Comunicação – MTB 2876 JP
ascom.ccbj@idm.org.br / ascomccbj@gmail.com