Nota de Pesar – Elza Soares

20 de janeiro de 2022 - 18:50 #

Ascom Secult Ceará

Foto: arquivo Secult

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) recebe com grande pesar a notícia de falecimento da cantora e compositora Elza Soares, na tarde desta quinta-feira, 20/1.

Uma das maiores vozes do Brasil, Elza Soares conquistou pessoas ao redor do mundo. Uma mulher preta, nascida na favela da Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, que fez história com sua arte e com seu discurso sempre afiado em favor de uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

De 1960, quando lançou seu primeiro álbum, até o presente, Elza continuou cantando, fazendo o que gostava, como destaca o comunicado enviado por sua assessoria. Foram 34 discos lançados em uma jornada sem rótulos pela música, indo do samba ao jazz; do funk ao hip hop; e do pop ao eletrônico.

Sua trajetória vai para além da música, sendo um ícone da cultura nacional. Elza nos deixa num 20 de janeiro, mesma data de falecimento do jogador Garrincha, seu grande amor, com quem foi casada durante 16 anos.

Com sua voz inconfundível, rouca e potente, Elza Soares emocionou o público do Cineteatro São Luiz, em 2017, com o show em que apresentava canções de Lupicínio Rodrigues, o autor do seu primeiro grande sucesso: “Se Acaso Você Chegasse”. No mesmo palco, em 2019, relembramos também o musical “Elza”, espetáculo que trazia a encenação da trajetória da cantora por Larissa Luz e elenco.

Elza, nos despedimos lembrando de toda sua potência, sua música, sua voz, suas raízes e seus ensinamentos. Viva Elza Soares, viva a música brasileira!

Fortaleza, 20 de janeiro de 2022
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará