Nota de Pesar: Hugo Bianchi

18 de janeiro de 2022 - 15:57 #

Ascom Secult Ceará

É com imenso pesar que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) recebe a notícia do falecimento do bailarino, professor e coreógrafo Hugo Bianchi, nesta terça-feira, 18 de janeiro.

Considerado o pai da dança no Ceará, Hugo Bianchi foi pioneiro por ser o primeiro bailarino cearense, rompendo barreiras e preconceitos. Contribuiu enormemente para que a dança e as artes cênicas no Ceará fossem disseminadas e reconhecidas. É impossível dissociar seu nome da dança cearense.

Nascido em Fortaleza, em 29 de abril de 1926, Hugo Bianchi começou cedo sua trajetória como bailarino, aos 17 anos. Logo se tornou um destaque nas apresentações que aconteciam no palco principal do Theatro José de Alencar. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, onde também construiu seu espaço nas artes cênicas ao lado de nomes como Luz Del Fuego e Dercy Gonçalves.

Volta para o Ceará para fazer parte da peça “A Valsa Proibida”, um dos grandes sucessos do teatro cearense. Logo depois, começa a se dedicar ao ensino no campo da dança, sendo considerado também um formador de estrelas.

No TJA dirigiu por décadas a pioneira “Academia Eros Volúsia”, que formou gerações de grandes bailarinas como: Monica Luiza, Madiana Romcy, Goretti Quintela, Elioneide, Socorro Quintela, entre outras. Em 1966, fundou o Ballet Hugo Bianchi, dando continuidade ao sonho de ter sua própria escola de dança, com mais de 55 anos de existência.

A Sala de Dança Hugo Bianchi do Theatro José de Alencar, equipamento cultural da Secult Ceará, é uma homenagem ao legado de um verdadeiro mestre da arte da dança, que não só encantou a plateia, como fez brilhar e florescer vários bailarinos e profissionais da dança pelo Ceará.

Seus gestos e sua contribuição para a cultura cearense são valorosos e reconhecidos. Neste momento de tristeza, que possamos enaltecer os aprendizados e a memória de Hugo Bianchi. Que estejamos em movimento, tal como na dança, desafiando barreiras, a seu exemplo.

Desse modo, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará se solidariza com os familiares, amigo(a)s, aluno(a)s e admiradores de Hugo Bianchi.

Fortaleza, 18 de janeiro de 2022
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará