Circula Ceará acontece em Russas e Horizonte

3 de dezembro de 2021 - 12:37 #

Novas etapas do projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, vai promover ações culturais na região do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza. Foto: Felipe Abud

Depois de promover uma programação intensa no Maciço de Baturité, o Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), realizará programação em mais duas cidades. Entre os dias 07 e 11 de dezembro, a cidade de Russas será transformada no palco do Circula Ceará. Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. Após Russas, o projeto segue para a cidade de Horizonte, onde entre os dias 14 e 18 de dezembro, também realizará programação artística e de formação, ocupando os espaços públicos e equipamentos culturais. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.

Confira AQUI a programação artística do Circula Ceará em Russas.

Confira AQUI a programação institucional do Circula Ceará em Russas.

Passagem por Pacoti

Entre os dias 22 e 27 de novembro, Pacoti, a “Princesinha da Serra de Baturité”, recebeu uma programação uma diversificada e intensa programação que reuniu diversas linguagens artísticas em espaços como a Galeria Raimundo Siebra, a Escola São Luis, o Ginásio José Evandro Pimenta, a Biblioteca Dona Candinha, além do anfiteatro e da quadra do Polo de Lazer.

Além das apresentações artísticas, o Circula Ceará promoveu uma série de ações institucionais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), incluindo momentos importantes como a assinatura do Protocolo de Intenções para criação do Sistema Municipal de Cultura de Pacoti e o Termo de Adesão do Cine Teatro Luiz Pimenta ao Sistema Estadual de Teatro do Ceará (SET), com as presenças do diretor do Theatro José de Alencar e coordenador do SET, de Pedro Domingues; da coordenadora de Artes e Cidadania da Secult, Valéria Cordeiro; do Secretário de Cultura de Pacoti, Michel Nojosa e Prefeito Marcos Nojosa.

Também houve o Encontro com Gestores Municipais de Cultura da região do Maciço de Baturité com a Secult. Estiveram presentes na ação representantes dos municípios de Itapiúna, Aratuba, Ocara, Baturité, Mulungu, Capistrano, Guaramiranga, Barreira, Maranguape, Redenção, Chorozinho e Fortaleza. O objetivo foi fortalecer a política cultural pelo interior, em debate com os gestores.

Já o Encontro de Bandas de Música, uma parceria com a Rede de Bandas de Música da Macrorregião do Maciço de Baturité, com as participações das Bandas de Música Municipal Santa Cecília de Palmácia e da Maestro Permínio Plinio Pinto de Baturité, com 50 músicos presentes.

Circula Ceará

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão, as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).Em Russas, conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus Russas), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado l do Ceará (Sintsef-Russas), Oficina de Arte Teatro & Cia, Prefeitura Municipal de Russas e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Russas. Em Horizonte, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e Secretaria de Cultura e Turismo. A produção é da Assum Preto Produções.

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Ações institucionais

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.

Cada cidade irá receber

• 2 grupos de teatro
• 2 grupos de música
• 2 grupos de dança