Cineteatro São Luiz recebe beste domingo (05/12) Show “Rasif” de Amaro Freitas

29 de novembro de 2021 - 10:10

A apresentação em Fortaleza é uma das últimas da turnê de “Rasif”, realizada através do Programa Petrobras Cultural. O concerto promete encantar o público com melodias que apresentam elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz

O pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas vem no fim de semana a Fortaleza para apresentar o show “Rasif”. Ele, Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria) formam o Amaro Freitas Trio, que se apresenta no domingo, 05 de dezembro, às 18 horas, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cineteatro São Luiz e na plataforma Sympla:www.sympla.com.br.

Reconhecido como um dos maiores representantes do jazz brasileiro da atualidade, Amaro Freitas convida o público a desbravar novas rotas e experimentar a capacidade percussiva do piano, em complexos padrões matemáticos, ritmos imprevisíveis e hipnóticos. Através das melodias, revela um cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz.

O concerto terá dois momentos. No primeiro, serão apresentados temas como “Coisa nº 4”, de Moacir Santos – única música não autoral do repertório –, “Dona Eni”, “Samba de César” e “Trupé”. Na sequência, os músicos contrastam temas frenéticos com “Aurora” e “Rasif”, ambos evocando momentos de plenitude. Na segunda parte, Amaro introduz uma performance solo e passeia pelo frevo “Encruzilhada”, além de “Vitrais” e “Mantra”. Para o público, a experiência é de um fluxo musical sem fronteiras que conecta com naturalidade o folclore do Nordeste brasileiro à vanguarda de nomes como Vijay Iyer, Craig Taborn, Thelonious Monk e dos conterrâneos Moacir Santos e Hermeto Pascoal.

TURNÊ

A turnê “Rasif” foi um dos 19 projetos selecionados entre 2.214 inscritos na chamada Petrobras Cultural. “Rasif” é um dos únicos seis projetos de turnê de novos talentos contemplados pela Petrobras nesta Chamada, que também selecionou projetos especiais e de festivais. A apresentação em Fortaleza será uma das últimas da turnê de “Rasif”, realizada através do Programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Petrobras e Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O circuito começou em Salvador, em fevereiro de 2020, quando também passou pelo Ceará, com duas apresentações no Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Aquiraz.

AMARO FREITAS

A cultura de Pernambuco transborda naturalmente no estilo de Amaro Freitas. Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, o músico, para além do sempre predominante samba jazz, volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz.

Lançado em 2018, “Rasif” é o segundo disco de Amaro Freitas. Com ele, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho, que conquistou a crítica especializada nacional e internacional já no álbum de estreia, “Sangue Negro”, de 2016. Em junho de 2021 lançou “Sankofa”, seu mais recente trabalho, cujo projeto visual da capa foi uma criação do Acidum Project, dos cearenses Robézio e Terezadequinta.

SERVIÇO

Amaro Freitas – “Rasif” – Dia 05 de dezembro de 2021 (domingo), às 18h, no Cineteatro São Luiz. Duração: 50min. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), à venda na bilheteria do Cineteatro São Luiz Fortaleza e site da Sympla:www.sympla.com.br. Classificação indicativa: Livre.