31° Cine Ceará anuncia os vencedores da Mostra Pontes Criativas

29 de novembro de 2021 - 09:59

31° Cine Ceará anuncia os vencedores da Mostra Pontes Criativas

Festival que conta com o apoio da Secult Ce, acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro, presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Programação: www.cineceara.com

Curta-metragem “Eu sou as cores, você é a praça”, dos diretores Anio Tales Carin e Paulo Ribeiro  (Foto: divulgação)

O 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema divulga os vencedores da Mostra Pontes Criativas, realizada em parceria com as prefeituras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) e com o 19º Curta Santos. Dos cinco filmes selecionados, dois  foram escolhidos como os melhores curtas-metragens. Do realizador de Fortaleza foi “Eu sou as cores, você é a praça” de Paulo Ribeiro e Anio Tales Carin e do realizador de Santos, o “Eu não sou daqui”, de Leandro Olímpio.

O vencedor residente em Santos ganhará uma viagem a Fortaleza para participar dos últimos quatro dias da programação do 31º Cine Ceará, e o vencedor residente em Fortaleza receberá como prêmio uma viagem para Santos, para acompanhar quatro dias do festival, incluindo uma incursão pelo ambiente cinematográfico da cidade. Além disso, os dois curtas vencedores da mostra serão exibidos no Cineteatro São Luiz, na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h30, e na programação online do 19º Curta Santos.

Todos os filmes selecionados para a mostra são do gênero de documentário e tiveram como tema “Como minha cidade é criativa?”. Os outros três filmes selecionados foram: “Eu vim de cá” de Victoria Lam, “Tu és Fortaleza” de Matheus Caminha Duarte e “Juventude Criativa” de Victor Dutra. Todos os curtas poderão ser conferidos a partir deste domingo, dia 28, às 10h, no canal do festival no YouTube.

A Mostra Pontes Criativas é uma forma de debater como os habitantes destas duas Cidades Criativas se relacionam com os seus territórios e como enxergam a possibilidade de usarem sua criatividade para desenvolver sua economia e seu próprio bem-estar social.

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Fortaleza é desde 2019 a cidade do Design, segundo selo da UNESCO. Santos foi designada em 2015 como a cidade do Cinema. Além de incentivar residentes destas cidades a desenvolverem filmes de curta-metragem que mostrem o potencial criativo e econômico de suas cidades, a mostra visa promover um conhecimento mais amplo acerca da Economia Criativa e sobre o que é a Rede de Cidades Criativas. Esta mostra celebra as relações entre as duas cidades e seus festivais, contribuindo para o intercâmbio entre elas.

CURTAS-METRAGENS DA MOSTRA PONTES CRIATIVAS

Eu não sou daqui

Direção: Leandro Olímpio

Sinopse: Eu não sou daqui. E quem jogou isso na minha cara foi um santista, 15 anos atrás, quando no corredor da faculdade me gritou: e aê, caipira!

Eu vim de cá

Documentário. 2′. 2021

Direção: Victoria Lam

Sinopse: Um filme-ensaio sobre viver em Santos, usando a cidade de cenário para entender que não há lugar como nosso lar.

Eu sou as cores, você é a praça

Direção: Anio Tales Carin e Paulo Ribeiro

Sinopse: Lembranças de uma recém-chegada em Fortaleza, descobrindo, enamorada, os cantos dessa cidade. Muitas dessas memórias se confundem com lembranças do ex-namorado, uma mistura de sentimentos em que as cores encontram a praça, as quadras, as esquinas.

Tu és Fortaleza

Direção: Matheus Caminha Duarte

Sinopse: Uma pequena carta de amor à cidade de Fortaleza. Terra dos verdes mares, do sol, da luz e, sobretudo, da arte.

Juventude Criativa

Direção: Victor Dutra

Sinopse: Um curta-metragem que conta a relação direta entre juventude e criatividade por meio do cinema. Léo Silva, morador do bairro Jangurussu, em Fortaleza, Ceará, é um jovem cineasta que busca impactar e representar a periferia com audiovisual.

31º CINE CEARÁ

Com mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, o 31º Cine Ceará tem início neste sábado, 27 de novembro, e segue até 3 de dezembro em formato híbrido, presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará. O 31º Cine Ceará é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê, Cagece e Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Universidade de Fortaleza e Cegás. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021 em formato presencial em Fortaleza no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, TV Ceará e canal do Cine Ceará no YouTube. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

ASSESSORIAS DE IMPRENSA:

CEARÁ: