Circula Ceará, programa realizado pela Secult Ceará e Funarte, chega a Pacoti

23 de novembro de 2021 - 22:00

#CirculaCeará #SecultCeará #GovernoDoCeará

Após passar por Canindé, chegamos a Pacoti, para mais uma jornada do Circula Ceará, programa realizado pela Secult Ceará e Funarte. A abertura oficial do programa aconteceu na noite desta terça-feira, 23/11, na Câmara Municipal de Pacoti, reunindo representantes da cultura da região do Maciço de Baturité. Uma programação intensa acontece de 22 a 27 de novembro no município, com shows, apresentações artísticas, oficinas, atividades institucionais, intervenção urbana e uma exposição. A abertura teve início com a leitura do cordel do professor Batista, especialmente elaborado para a ocasião, feita pela secretária de administração e finanças de Pacoti, Clara Hermínia.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, falou sobre o exercício do federalismo cultural promovido pelo programa. “O Circula Ceará é um exercício do Sistema Nacional de Cultura. Temos aqui o apoio da Funarte, por meio do Governo Federal, temos também a Secult, portanto o estado, como também o apoio do Dicultura, e também da Aprece. Esse é um projeto que tem o exercício de um federalismo cultural. Muito nos felicita saber que aqui em Pacoti o Sistema Municipal de Cultura está instituído. A gente sabe que os municípios que executaram a Lei Aldir Blanc que tinham o sistema municipal de cultura instituído tinham mais eficiência. O Circula Ceará é para além de uma programação artística. A Secult abriu um edital para artistas que estão circulando e movimentando a economia cearense através da arte e da cultura”, destacou o secretário.

“O governador Camilo Santana vem fazendo uma ótima gestão em todas as áreas e a cultura não poderia ficar para trás. Pacoti também não podia ficar para trás”, ressaltou, por sua vez, o prefeito de Pacoti, Marcos Norjosa.

“Fico feliz por Pacoti ser selecionada a receber um projeto que é tão caro pra Secult e para dirigentes de Cultura. São mais de trinta pessoas envolvidas diretamente da Secult e da produtora Assum Preto. Agradeço a todos presentes e os dirigentes de Cultura da região e à toda equipe envolvida”, acrescentou a coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro.

O secretário de Cultura de Pacoti, Michel Norjosa, pontuou também a importância do programa da Secult. “Esse é um evento que vem pra prestigiar não só quem vai assistir mas também quem faz arte. Temos o privilégio de estar sediando um evento deste porte. O Circula Ceará também vem para escutar os artistas e os gestores de Cultura da região, para que se possa fortalecer a cultura aqui”, destacou o gestor.

Participaram também da solenidade a secretária de educação de Pacoti, Maraline Rocha; a secretária de administração e finanças de Pacoti, Clara Hermínia; a secretária de Cultura de Guaramiranga, Fladiana Ruiz; o Coordenador do campus da UECE, Cesar Augusto; o secretário de Agricultura Cultura e Meio Ambiente, Leandro Oliveira; o Vice-prefeito de Palmacia, Marcondes Barbosa; Richel Alves, vereador de Pacoti; e o secretário de Infraestrutura de Pacoti, Júnior Guerra.

Fotos: Salvino Lobo