Olhares e letras de outubro na Vila da Música

15 de outubro de 2021 - 12:14 # # #

Kennedy Saldanha - Assessor de Comunicação - Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

100%

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará /SECULT/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar /IDM, realiza de 19 a 30 de outubro às 19hs, a programação Olhares e Letras de Outubro. Uma programação voltada para a reflexão e o diálogo sobre a reinvenção dos mundo: aquele que nos habita e o que no coletivo nós habitamos.

A pandemia alterou rotinas e foi necessário neste estado de isolamento adotar novas medidas de convivência com o distanciamento social. Porém as redes sociais abriram caminho para ampliar o nosso entendimento sobre socialização e compartilhamento. É neste sentido que a programação Olhares e Letras de Outubro se debruça sobre estas e outras alternativas possíveis neste novo normal para dialogar através do olhares possíveis do cinema, da contação de histórias, do cordel e da memória musical produzida no Cariri.

Abrindo a programação do mês, a Vila da Música em parceria com a Grão de Guará exibe o documentário “Boi Coração – A história do reisado de caretas do Mestre Vicente Chagas”, com direção de Aline Lima e Anso Rodrigues. No dia 20/10 acontece um bate papo especial sobre o cordel feminino como instrumento de resistência cultural, com a cordelista e pesquisadora Sandra Alvino, mediação da poeta e escritora Tainá Estrela do Sul. Ainda dentro da programação, no dia 21/10 acontece a live show com o cantor e compositor Luciano Brayner, onde ele fará um passeio pela diversidade da música autoral, popular e independente produzida no Cariri.

No dia 22/10 a live “Crato em Chama – um festival de memórias”, um bate papo que irá reunir para falarem sobre as muitas memórias do festival Chapada Musical do Araripe, o músico e pesquisador, Alemberg de Quindins, o historiador e professor da Universidade Regional do Cariri, Carlos Rafael. A mediação ficará a cargo do produtor cultural Kaika Luiz.

Dando continuidade a programação acontece no 25/10 a live com o tema “O Livro e Leitura: caminhos possíveis para o Ceará” com a Coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Goreth Albuquerque e mediação é de Mileide Flores, diretora da Vila das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Nos dias 26 e 27/10 serão exibidos respectivamente dois importantes documentários para a cinematografia brasileira, “Janela da Alma” dos diretores João Jardim e Walter Carvalho e “A pessoa é para o que nasce” com direção de Roberto Berliner.

No dia 28/10 a Vila da Música promove um encontro especial reunindo Portugal e o Cariri na live “Histórias de ouvir e viver: as memórias do ofício de contar”, com Tâmara Bezerra e Elisabete Pacheco. No dia 29/10 a Orquestra Mirim Padre Davi Moreira realiza um concerto em homenagem ao mês dedicado às crianças.

E no dia 30/10 encerrando a programação de outubro em parceria com o Porto Dragão a Vila da Música exibe o 6º episódio da segunda temporada do projeto Zona de Criação com o trio Viramundo e o cantor e compositor Kiko Dinucci e em seguida será exibido o show Afromeríndia com a banda CoisaLuz contemplada pelo projeto Arte em Rede.

A programação estará disponível nas plataformas digitais da Vila da Música: instagram@viladamusicace e canal YouTube Vila da Música.

*Programação sujeita a alterações.

Serviço: Olhares e Letras de Outubro.
De 19 a 30 de outubro – 19hs
Nas redes sociais da Vila da Música: Instagram @viladamusicace e canal YouTube Vila da Música

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO DAS LETRAS

19/10
19hs
Exibição do documentário “Boi Coração – A história do reisado de caretas do Mestre Vicente Chagas”, direção de Aline Lima e Anso Rodrigues.

20/10
19hs
O cordel feminino como instrumento de resistência cultural – Convidada: Sandra Alvino. Mediação: Tainá Estrela do Sul.

21/10
19hs
Live show com o cantor e compositor Luciano Brayner.

22/10
19hs
O Crato em Chama – um festival de memórias. Com o músico e pesquisador Alemberg de Quindins, o historiador e professor da URCA, Carlos Rafael. Mediação:Kaika Luiz

25/10
19hs
Livro e Leitura: caminhos possíveis para o Ceará, com a Coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Goreth Albuquerque. Mediação: Mileide Flores, diretora da Vila das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

26/10
19hs
Exibição do documentário “Janela da Alma”, direção de João Jardim e Walter Carvalho.

2710
19hs
Exibição do documentário “A Pessoa é para o que nasce”, direção de Roberto Berliner.

28/10
19hs
Histórias de Ouvir e Viver: as memórias do ofício de contar.
Convidadas: Tâmara Bezerra e Elisabete Pacheco. Mediação: Kennedy Saldanha.

29/10
19hs
Concerto da Orquestra Mirim Padre Davi Moreira

30/10
19hs
Trio Viramundo com participação de Kiko Dinucci (Zona de Criação)
19h30
Show Afromeríndia com a Banda CoisaLuz (Arte em Rede)

CURRICULUM PARTICIPANTES

Sandra Alvino
Natural de Juazeiro do Norte possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) atuando como pesquisadora da Literatura de Cordel e escritora da mesma. Autora de cinco títulos lançados em cordel, sendo estes: Bioma Caatinga (2011); O funaré (2014); O Dia em que Padre Cícero recebeu os Mandamentos Ecológicos da Mãe das Dores (2015); Geraldo Júnior e o Bloco da Terreirada Cearense nas terras de São Sebastião (2017); Tem Disso Sim Festival (2018). Os titulos: Bioma Caatinga e O dia em que Padre Cícero recebeu os Mandamentos Ecológicos da Mãe das Dores compõe atualmente o acervo Memória Nacional na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro desde 2019.Atualmente é empreendedora da Cultura e membro da Ong Beatos em Crato – CE.

Estrela do Sul
Poeta e contista da região do Cariri- CE, atua no coletivo Satirika desde o ano de 2018. É uma escritora underground que trabalha exclusivamente com literatura de livreto e produção cultural em prol da divulgação, popularização, aumento da acessibilidade e criação de espaços para a literatura. Participa da produção da revista Satirika, publica seu trabalho em livreto e também atua com intervenção urbana, sarau e literatura de internet. Seu trabalho tem ênfase em protagonizar mulheres no Cariri.

Luciano Brayner
Cantor, compositor, arranjador e instrumentista, Luciano Brayner apresenta um trabalho onde estabelece um rico diálogo entre a musicalidade nordestina, incluindo algumas de suas tradições, e outras correntes presentes na Música Brasileira, cujo resultado se traduz numa música eclética, marcada por influências de vários sotaques e estilos. Com forte presença de palco e com uma voz com grandes recursos expressivos, o artista nos oferece um repertório autoral de muita originalidade embalado por interpretações vigorosas. Como pifeiro, valoriza e difunde a cultura do pife apontando para novos contextos e ambientes musicais de inserção do instrumento.

Samba, Cabaçal, Ijexá, Bossa Nova, Baião, Maracatu, são alguns dos muitos gêneros que se interlaçam na sua música, num trabalho que demonstra, cada vez mais, a qualidade e a diversidade da música popular independente produzida no Cariri e no Nordeste atualmente.

Alemberg de Quindins
Pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata e criou em 1992, junto com sua companheira Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri na cidade de Nova Olinda, Ceará. ​É Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2018) e com Títulação de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é assessor de relações institucionais do SESC Ceará, professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio – CEAACP da Universidade de Coimbra – Portugal.

Carlos Rafael
É professor efetivo do Departamento e Curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), desde 1993. Tem graduação em História pela URCA (1992), pós-graduação em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (1994), mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB (2014) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ (2019). É membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC), ocupante da cadeira 38 da secção Letras.

Kaika Luiz
Produtor cultural, atuante na área da música, do cinema, da literatura, do turismo e de eventos onde a arte e a cultura são a tônica. Natural de Crato, com atuação em várias cidades do estado do Ceará, sempre valorizando os artistas regionais e também realizando intercâmbio cultural com outras regiões. Já realizou shows de artistas como Nonato Luiz, Banda Cabruêra, Banda Seu Chico, Banda As Chicas, Didi Moraes, Banda Na Base da Chinela, Trio Oigá, Trio Wave, cantora Carla Ribeiro, Nuria Malena, Dr. Raiz, Irmãos Aniceto, Raphael Beloxote e incontáveis outros grandes nomes da música brasileira.
Goreth Albuquerque
Gestora cultural da Secult/Ce, na Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Pós-graduanda em Direitos Humanos, Inclusão e Arte; Diretora Associada do Festival Internacional de Máscaras do Cariri; Narradora oral; Mediadora de Leituras, Formadora de Mediadores de Leitura, Educadora Social, Arte-terapeuta e Pedagoga.

Mileide Flores
Maria do Socorro Sampaio Flores, conhecida como Mileide Flores, geóloga de formação e livreira como missão. Dedicada às políticas de livros, leitura, literatura e bibliotecas desde 1999. Em sua militância assumiu por 3 mandatos a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Ceará (SINDILIVROS/CE). Por 2 mandatos a representação regional nordeste da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e por 1 mandato a vice-presidencia, e por 2 mandatos a Presidencia da Associação Amigos da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Eleita por 2 mandados ao Conselho Estadual de Cultura como representação do governador (2015-2019) e por 1 mandato na representação da Literatura (2008-2010), por 2 mandatos ao Colegiado de Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas, por 1 mandado ao Conselho Nacional de Políticas Culturais e por 1 mandatos a Comissão de pareceristas de análise na área de humanidades na Comissão Nacional de Incentivos Culturais – CNIC. Ocupou o cargo de Coordenadora de Políticas de Livro e Leitura da SECULT/CE de 2015 a jul/2018. Atualmente ocupa o cargo de Direção da Vila das Artes, Secultfor.

Tâmara Bezerra
Educadora e Artista, investigadora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal. Dedica-se à pesquisa e partilha em narração oral de histórias no Brasil e outros países.
Autora de literatura para crianças e jovens, é Contadora de Histórias Profissional com repertório que conta com forte influência da poética do sertão brasileiro.Atua como formadora de narradores orais e professora do ensino superior. Integra o grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas: Costureiras de Histórias(Brasil). Associada da Ações & Conexões Associação Cultural.

Elisabete Pacheco
Narradora oral, educadora e produtora cultural, formada em Pedagogia pela URCA – Universidade Regional do Cariri e pós-graduada em Gestão Escolar. É idealizadora da Mostra Nacional de Contadores de Histórias Nas Terras do Cariri, coordenadora da Escola de Narradores(Turma Brasil) coordenadora do Núcleo de Contação de Histórias – Território da Palavra do Coletivo Camaradas no Crato e, membro da Rede de Contadores de Histórias do Cariri.

Viramundo
É um trio que nasceu na cidade de Fortaleza no final de 2018. É composto pela paulistana Vic Andrade, batuqueira e cantora; o capixaba Bruno Esteves, compositor e violonista, e o carioca Marcello Santos e mestre de percussão e ogã de candomblé. A sonoridade proposta pela banda traz a potência de suas experiências percussivas para a cena atuando entre a experimentação e a tradição afro-brasileira.

Kiko Dinucci
Nome artístico de Cristiano Dinucci (São Paulo, 05 de julho de 1977), é um cantor, compositor, instrumentista, artista plástico e diretor de cinema brasileiro.

CoisaLuz
É uma banda jovem formada por mulheres e surgiu no fim de 2019, e vêm contando sua história com potência cuja miscigenação é a marca, tanto na pele quanto no som. As artistas que compõem o grupo são as cearenses Bianca Cardial e Gabriela Mendes, e as potiguares Dayanne Nunes e Flávia Fagundes. Juntas vêm sobrevivendo com sua. CoisaLuz faz questão de provar que mulheres podem tudo, mesmo com todas as adversidades. CoisaLuz é sinônimo de potência e resistência.

ORQUESTRA MIRIM VILA DA MÚSICA MONSENHOR ÁGIO

Criada em 2018 a Orquestra Mirim tem por base as cordas friccionadas com um repertório de canções folclóricas e regionais. Sua primeira apresentação externa se deu em 11 de setembro de 2019. A Orquestra Mirim Vila da Música Monsenhor Ágio tem como Maestro Marcelo Bugi e seu Maestro Adjunto Nielson Medeiros, ambos professores da Vila da Música. Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino da música, a Escola Vila da Música desenvolve o Programa para Crianças com a musicalização infantil e a Orquestra Mirim, integrando ensino e brincadeiras musicais. Assim, a Orquestra vai se formando com a integração das crianças e suas habilidades com o instrumento escolhido por ela.

DOCUMENTÁRIOS

Boi Coração – A história do reisado de caretas do Mestre Vicente Chagas, direção de Aline Lima e Anso Rodrigues.
Documentário | Ceará, Brasil | 2021 | 41’ | Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Mestre Vicente e seus companheiros de quase meio século de brincadeira, os caretas Valcir Chagas e Toinho, partilham memórias de um tempo em que os reisados eram as maiores atrações culturais da vida comunitária de Guaramiranga.

Janela da Alma, direção de João Jardim e Walter Carvalho.
Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

A Pessoa é para o que nasce, direção de Roberto Berliner.
Sinopse: Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.