Lei Aldir Blanc | Documentário ‘Arreda Homem que chegou Mulher’ estreia no Cine São Luiz

11 de outubro de 2021 - 11:00 # # #

100%Produzido no Ceará, o filme reúne mães de santo da Umbanda e suas relações com Pombagira. Foto: Camila de Almeida

Três mulheres, umbandistas, mães de santo, donas de si e de seus terreiros vivem sob a pedagogia das senhoras Pombagiras: a desobediência em nome da liberdade de ser quem são. Dirigido pela jornalista e realizadora audiovisual Renata Monte, “Arreda Homem que chegou Mulher”, curta-metragem documental, estreia no dia 16 de outubro, em uma exibição especial, no Cineteatro São Luiz, às 16h30.

O filme registra o cotidiano de Telma, Cristina e Elisa e seus respectivos terreiros, com a premissa de compreender como esses espaços podem ser escolas de formação e emancipação feminina. O documentário também registra o cotidiano dessas mulheres, que além da direção de seus cultos, lutam e ocupam outros espaços na sociedade, historicamente renegados.

Com produção executiva de Luana Caiubi, da produtora cultural Peixe-Mulher, direção de fotografia de Camila de Almeida e consultoria do pesquisador Jean dos Anjos, o curta é costurado por performances de duas artistas: Adna Oliveira dá vida a uma mãe de santo que cruza os caminhos com a Pombagira de Yasmim Shirran. É dessa encruzilhada que vem a força e a rebeldia das mulheres de axé.

O figurino do filme também é um dos pontos altos e foi criado pela artista visual e figurinista Cris Rodrigues, que agregou elementos circenses ao projeto. Já a trilha sonora é assinada pela multiartista Clau Aniz, com músicas de seu repertório “Filha de Mil Mulheres” e outras imagens sonoras originais.

O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017/2020, contemplado na primeira edição da Lei Aldir Blanc.

A exibição especial no Cineteatro São Luiz será o primeiro encontro do trio de mães de santo. Do total da capacidade do espaço, apenas 300 assentos estarão disponíveis, em virtude dos protocolos de segurança contra Covid-19. A entrada é gratuita e a apresentação do filme será seguida de uma conversa entre os participantes do projeto.

“Arreda Homem que Chegou Mulher”, título também de um ponto de Pombagira, trata de um convite à liberdade e autonomia de mulheres de saravá e a subversão da tradição patriarcal de comunidades religiosas.

SERVIÇO
Exibição do filme Arreda Homem que Chegou Mulher
Data: 16 de outubro
Horário: 16h30
Local: Cineteatro São Luiz
Entrada gratuita.