CCBJ: Isabel Marques ministra masterclass de dança na quinta, 30/9

24 de setembro de 2021 - 15:32 # # # #

Compondo a edição 2021 das Masterclass do Centro Cultural Bom Jardim,  – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, finalizamos setembro com a linguagem de dança. A convidada para a Masterclass de dança é Isabel Marques, da companhia de dança Caleidos, que irá compartilhar vivências e conhecimentos com o público do CCBJ e demais interessados.

A aula show terá como tema “Uma conversa sobre dança, colaboração e processos de arte/educação” e acontecerá no dia 30 de setembro, às 11h, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.  A convidada, Isabel Marques, irá discutir sobre a dança e seus processos colaborativos que se voltam para a formação de uma rede de saberes e afetos presentes nos processos educacionais. O evento é gratuito e aberto ao público interessado na proposta.

O segundo momento da Masterclass será um espetáculo interativo de dança ministrado pelo Caleidos Cia de Dança, com direção de Isabel Marques e Fábio Brazil. A partir de propostas de jogos de dançar, o público é convidado a compor cenas de dança com os intérpretes.

O momento será fechado para alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, realizado mediante inscrição prévia em formulário. Após o período inicial de inscrições nesse segundo momento, que certifica os participantes, o CCBJ abrirá para o público geral as vagas que não forem preenchidas pelos alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O link para inscrição nas vagas remanescentes do encontro no Meet será divulgado no Instagram, Facebook e site do CCBJ.

 

Sobre as Masterclass

“As masterclass da Escola de Cultura e Artes/CCBJ, tem como principal objetivo ampliar o diálogo entre vários atores e atrizes na cena local, estadual e nacional em um  grande debate democrático sobre as artes em seus aspectos político, social, econômico, estético e diversidades. São vários encontros com artistas  da cena  “poética-política” brasileira numa grande partilha de pensamentos (UBUNTU)”, reforça o gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo.

 

Sobre o Caleidos Cia

O Caleidos Cia foi fundado em 1996 por Isabel Marques em São Paulo/SP e desde então desenvolve pesquisa na dança contemporânea nas interfaces entre a dança e a educação de modo a investigar a interatividade, as interfaces da dança com a poesia e as relações entre dança e sociedade.

Isabel Marques, que vem representando o Caleidos na Masterclass de dança, é formada em Pedagogia, Mestre em Dança pelo Laban Centre (Londres) e doutora em Educação pela USP. Com Fábio Brazil, dirige o Caleidos Cia de Dança e o Instituto Caleidos em São Paulo/SP. Premiada pelo Programa de Fomento à Dança, Bolsa Vitae de Artes, ProAC e Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna. Autora dos livros Ensino de Dança Hoje, Dançando na Escola, Linguagem da Dança e coautora com Fábio Brazil de Arte em Questões, finalista do Prêmio Jabuti 2011. Foi assessora da SME/SP na gestão Paulo Freire e assessorou o MEC na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sua ação artística e pedagógica se volta para as relações entre dança e sociedade na construção de um mundo mais justo e mais humano.

 

SERVIÇO:

MASTERCLASS DE DANÇA “UMA CONVERSA SOBRE DANÇA, COLABORAÇÃO E PROCESSOS DE ARTE/EDUCAÇÃO”

QUANDO: 30 de setembro, às 11h

ONDE:  Youtube CCBJ.

COMO: Dois momentos, o primeiro destinado aos alunos da Escola de Cultura e Artes (vagas limitadas) e caso não tenha completado as inscrições abre ao público, e um segundo momento, para o público em geral, transmitido ao vivo pelo Youtube CCBJ.

PROGRAMAÇÃO E DETALHES DO EVENTO: Instagram, Facebook e site do CCBJ.