CDMAC | Confira a programação do CDMAC de 23 a 29 de agosto de 2021

23 de agosto de 2021 - 10:20

 

Programação CDMAC 23 a 29 de agosto de 2021

 

RESUMO

 

Museu da Cultura Cearense

Dias 23 e 24 – Ação Educativa Museu vai à escola (on-line)

Dia 26 – LIVE: Escola das diferenças: arte e diversidade como características do humano

Dias 27, 28 e 29 – Ciclo “Mestras e Mestres da Cultura: memória, tradição e identidade”

 

Museu de Arte Contemporânea
De 23 a 27 – Curso Encontro: Imaginar um museu 

Dia 28 – Oficina “O caminho é uma forma que inventamos”

 

Cinema do Dragão

Dia 26 – Estreia Cinema do Dragão – Piedade

Dia 26 – Estreia Cinema do Dragão – Ema

Dia 26 – Estreia Cinema Virtual – Fassbinder: Ascensão e queda de um gênio

Dia 26 – Estreia Cinema Virtual – O Laço engraçado da vida

 

Ação Cultural

Dragão das Crianças

Dia 29 – Oficina Caretas – Elisabete Pacheco (Dia do Folclore)

Arte em Rede

Dia 29 – No Ceará se tem Disso Sim

 

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

 

23 de agosto

 

Museu da Cultura Cearense

Formação – Ação educativa

AÇÃO EDUCATIVA Museu vai à escola (on-line) / edição para professores – com a Mestra Dina Martins / Vaqueira e Mestre da Cultura

 

Nesta ação formativa virtual, que tem como motor a Exposição MESTRAS E MESTRES DA CULTURA – ACERVO MCC, o Museu da Cultura Cearense, através do projeto Museu vai à escola, em suas edições online, busca refletir, junto a professores do ensino regular, sobre a importância da cultura vaqueira na formação histórica e cultural do Ceará, a partir das vivências, saberes, tradições, materiais, ancestralidade e notório saber da mestra vaqueira e aboiadora, Dina Martins, cuja especialização também tem relação direta  com o conteúdo da exposição VAQUEIROS.

 

Os/as participantes poderão ouvir e dialogar com um patrimônio vivo e referência cultural feminina de uma cultura marcadamente masculina. Interessa-nos que, a partir desta atividade/vivência e exposição, os/as professores/as sintam-se instigados/as a realizarem atividades com suas turmas, podendo, também, visitarem presencialmente a Exposição Vaqueiros.

Dia 23 de agosto de 2021, 18h, no Google Meet. Inscrição via formulário virtual (link: https://forms.gle/4UfF8hzxnPVEeyVg6).

 

Museu de Arte Contemporânea
Formação

Curso Encontro: Imaginar um museu – Em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas.
Facilitador: Fábio Tremonte

 

 

Ministradas pelo artista e curador Fábio Tremonte, atividades do grupo de pesquisa serão realizadas em plataforma fechada para inscrites selecionades, com início no próximo dia 23 de agosto.

 

 

 

     Os encontros on-line serão realizados em sala fechada para os inscritos confirmados, durante 2 semanas, com intervalo de 15 dias. Serão 10 encontros de 2 horas cada, de segunda a sexta, das 17h às 19h, entre 23 e 27 de agosto e 13 e 17 de setembro.

    Voltado para estudantes, pesquisadores em Artes, Pedagogia e áreas de Humanas, moradores, frequentadores e trabalhadores do entorno do MAC Dragão, o encontro formativo tem o objetivo de avaliar como a presença do equipamento afeta e envolve frequentadores, colaboradores, artistas e pessoas do seu entorno, bem como poderia ser mais convidativo e aberto a participação de interessados. O projeto se desenvolverá em torno do Plano Museológico realizado pelo MAC Dragão em 2020, a partir de levantamento feito junto ao público, sobre as características do museu em sua atuação, desde sua fundação aos dias de hoje. Os encontros contarão com a participação de 3 artistas convidados, que ministrarão falas propositivas.

     O que é o museu? O que tem no museu? De quem é o museu? Quais e quantas perguntas podemos fazer sobre um museu, sobre o Museu de Arte Contemporânea do Ceará? O que gosto no museu? O que não gosto no museu? Que museu eu gostaria de inventar? Elaborar perguntas como um caminho de possibilidades para imaginar um museu que queremos e para imaginar como esse museu pode se expandir para além das suas salas de exposição, do seu acervo, do seu programa de visitas escolares.

     Durante os encontros, além dos exercícios práticos, os participantes terão acesso a indicações de autores e autoras que trabalham com pesquisa nas conexões entre arte, pedagogia, comunidade e instituições culturais, bem como exploradas práticas e investigações de artistas que atravessam essas questões.

 

 

O facilitador

 

     Fábio Tremonte é artista, curador e pesquisador. Bacharel, mestre e doutorando em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escolheu a arte pela possibilidade de não precisar se tornar um especialista. Cozinheiro de manhã, antropólogo de tarde, DJ de noite, e assim por diante. Percorre trajetos atravessados pela culinária, antropologia, pedagogia e termina sempre na pista de dança. Fundou a Escola da Floresta [2016], escola livre, nômade e temporária, que acontece em lugares e momentos situados e a partir de encontros para fazer junto, que são aplicados tanto na dinâmica das proposições quanto na configuração e temas abordados e são elaborados a partir de um processo de pesquisa do contexto e conjuntura política e histórica da América latina, em processos de aprendizagem comuns, desierarquizado, um lugar para ações e proposições coletivas na busca por imaginar novas e diferentes formas de vida, numa busca pela tentativa de experimentar um outro tempo, não-pautado pelo relógio, nem pela produção, mas uma vivência de um tempo alargado, de estar junto.

 

As convidadas

Daniele Zacarão (Criciúma/SC), é artista e professora. Doutoranda e mestre em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, do PPGAV/CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Atua como professora do Curso de Artes Visuais e gestora da Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais da UNESC (Criciúma/SC). Em 2020, inaugurou o Museu de Arte de Cresciuma, um projeto artístico/curatorial configurado como um museu-ficção.  

 

Simone Barreto

É artista educadora. Desenha, borda e costura. Mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e graduada em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (2006). Ministra cursos e aulas de artes para crianças e adultos. Desenvolve pesquisas independentes sobre narrativas femininas autobiográficas na arte contemporânea, a divisão sexual do trabalho no campo e na cidade, corpo e maternidade. Como artista participou de residências artísticas, exposições coletivas e individuais

 

Serviço: Semana 1 “Encontro Imaginar um Museu – em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas”, com Fábio Tremonte e participação de Daniele Zacarão e Simone Barreto

Encontros on-line de segunda a sexta, das 17h às 19h:

Semana 1: 23 a 27 de agosto

Semana 2: 13 a 17 de setembro

20 vagas

Acessível em Libras mediante solicitação de inscritos

 

 

 

 

24 de agosto

Museu da Cultura Cearense

Formação – Ação educativa

AÇÃO EDUCATIVA Museu vai à escola (on-line) / edição para professores – com o Mestre Espedito Seleiro

 

Mestre Espedito Seleiro (mestre da cultura tradicional popular por trazer na sua arte, através do seu traço, a memória da história do couro, na originalidade das vestimentas do vaqueiro e do cangaço, fabricando sela, gibão, botas do homem da caatinga)

Dia 24 de agosto de 2021, 18h, no Google Meet.

 

26 de agosto

 

Cinema do Dragão

Programação presencial

 

Estreia Cinema do Dragão – Piedade (de Cláudio Assis)

Na fictícia cidade de Piedade, a rotina dos moradores é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais.

Dia 26 (quinta), Diversos horários, no Cinema do Dragão. 85 minutos. 16 anos.

 

Estreia Cinema do Dragão – Ema (de Pablo Larraín)

Em Ema, um coreógrafo (Gael García Bernal) está trabalhando em sua nova instalação, que reúne projeções e dança, ao mesmo tempo em que enfrenta problemas no relacionamento com a esposa, Ema (Mariana Di Girolamo), uma bailarina que integra sua equipe. Há pouco tempo ambos devolveram à adoção o jovem Paco, após ele ter causado um incêndio em casa que queimou boa parte do rosto da irmã de Ema. A situação criou entre eles uma imensa lacuna e, sem conseguirem se entender, resolvem que o melhor é se separar.

Dia 26 (quinta), horários diversos, no Cinema do Dragão. 107 minutos. 16 anos.

 

Programação virtual

 

Estreia Cinema Virtual – Fassbinder: Ascensão e queda de um gênio (de Oskar Roehler)

Em 1982, o genial cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder morreu de overdose, com apenas 37 anos, deixando uma obra impressionante para sua pouca idade. Em menos de duas décadas, ele produziu mais de 60 filmes e diversas peças, além de colaborar em outras funções, como ator, montador e roteirista. Essa é a fascinante história de um dos mais importantes representantes do ‘Novo Cinema Alemão’, cuja ascensão fulminante como um dos principais diretores da Europa coincide com sua queda mental e física, que levaram à sua morte prematura.

Dia 26 (quinta), diversos horários, na sala virtual do Cinema do Dragão no Cinema Virtual. 134 min. Classificação: 16 anos

 

Estreia Cinema Virtual – O Laço engraçado da vida (de Amber McGinnis)

Dee é uma mulher presa em uma vida tediosa em uma pequena cidade coberta de neve, tentando fugir de um trabalho comum e um divórcio mal resolvido. Enquanto guarda um sonho secreto de fazer carreira na comédia, ela conhece Tim, um comediante que chega à cidade em turnê, e que está esgotado de levar a própria vida que Dee tanto deseja. Buscando coisas opostas, os dois formam uma amizade improvável, que os obriga a enfrentar as duras, mas engraçadas, verdades de suas vidas.

Dia 26 (quinta), diversos horários, na sala virtual do Cinema do Dragão no Cinema Virtual. 93 min. Classificação: 12 anos

 

Museu da Cultura Cearense

LIVE / Debate

Escola das diferenças: arte e diversidade como características do humano 

 

De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, um ciclo de atividades instituídas por Lei (nº 13.585/2017), a fim de discutir e dar visibilidade às pessoas com essas condições, com o propósito de contribuir com sua inclusão social e cultural.

A fim de apoiar essa causa e debater caminhos para a transformação da realidade e superação das barreiras que impedem essas pessoas de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais, o Projeto Acesso, do Museu da Cultura Cearense realiza a LIVE: Escola das diferenças: arte e diversidade como características do humano.

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais e culturais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, fazendo parte deste grande instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social. Desejamos, deste modo, mostrar a diversidade como algo normal, propondo a inclusão como convivência.

Participantes

Norton Lima (artista Plástico com muitas obras em vários locais)

Mauricio Lima (pai do Norton, advogado e presidente da primeira Associação das Pessoas com Síndrome de Down do Ceará (Pró-Down CE)

Alice Pontello (tem 18 anos, está concluindo o ensino médio e fará o ENEM em novembro. Ela também é atriz, youtuber, tik toker e instagramer, e pretende fazer curso de Audiovisual)

João Eduardo Hass Gonçalves (pai da Alice, avogado, especialista em Estratégia e Gestão, jardineiro e consultor em Inclusão Social. Nos últimos anos fez diversos cursos no Porto Iracema das Artes)

Mediação

Carlos Viana (graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cearense, membro do Projeto Acesso do MCC, integrante do GT de Cultura do Acesso da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e repórter do Grupo de Comunicação O POVO)

Dia 26, 15h, YouTube do Centro Dragão do Mar. Livre.

 

27 de agosto

 

Museu da Cultura Cearense

Exposição

MESTRAS E MESTRES DA CULTURA – ACERVO MCC 

 

As narrativas de José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira, importantes artistas da Região da Cariri e mestres da cultura cearense, que integram o acervo do MCC, são o fio condutor de aproximações poéticas e lúdicas.

Dia 27, 18h,  youtube.com/dragaodomarcentro. Livre

 

28 de agosto

 

Museu de Arte Contemporânea

OFICINA: “O caminho é uma forma que inventamos”

 

As cidades não param de crescer. Às vezes, nos perdemos entre ruas, avenidas e  bairros. No trânsito caótico, por vezes dependemos de mapas – agora GPS. A oficina propõe dar uma nova forma aos mapas da sua cidade. Se você pudesse dar uma nova forma ao bairro de onde você cresceu, que forma seria essa? 

 

Utilizando mapas da cidade de Fortaleza, criaremos junto a você, participante, uma nova forma que brinque com as ruas e bairros da cidade. 

 

Andrea Dalveroni – é graduanda em Licenciatura Artes Visuais (IFCE), cursou Belas Artes através de bolsa de intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. Atua como arte educadora no MAC Dragão, no qual realiza mediações em língua inglesa, oficinas com pesquisa em memória sensorial/afetiva e pesquisa acessibilidade cultural com foco em audiodescrição. Desenvolve trabalhos com pintura, projetos culturais e audiodescrição. Tem como linha acadêmica e curatorial uma pesquisa sobre Chico da Silva e os Pintores do Pirambu. 

Antônio Jarbasé graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza. Atualmente compõe a equipe de educadores do Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC Dragão do Instituto Dragão do Mar – IDM.

Dia 28, 10h, instagram.com/macdragao. Livre

 

Museu da Cultura Cearense

Exposição

MESTRAS E MESTRES DA CULTURA – ACERVO MCC 

A partir das obras de Maria de Lourdes Cândido que integram o acervo do Museu da Cultura Cearense, intervenções nas redes sociais do MCC evidenciam o trabalho da grande artista.

Dia 28, 18h,  instagram.com/mcc_dragaodomar. Livre

 

29 de agosto

 

Ação Cultural

Dragão das Crianças / Oficina

Oficina Caretas

Elisabete Pacheco 

Oficina em formato virtual por meio da qual a facilitadora ensinará como confeccionar máscaras tendo como base o papelão. Essa máscara na região do Cariri é chamada de careta e é utilizada por diversos brincantes da cultura popular. A oficina será permeada por uma narrativa oral e a contextualização do papel da máscara como uma forma de uma manifestação presente em diversos lugares e em especial nessa atividade o destaque é para os Caretas do Cariri.

Dia 29, às 17h, no YouTube do Dragão. 25min26. Livre

 

Museu da Cultura Cearense

Exposição

MESTRAS E MESTRES DA CULTURA – ACERVO MCC 

Na sua oficina em Nova Olinda/CE, Mestre Espedito fala sobre a cultura do couro e tradições, sua arte que o projetou para o mundo com padronagens e reinvenções singulares, seus trabalhos colaborativos; e reflete sobre a sua vida e o futuro.

Dia 29, 18h,  YouTube do Dragão. Livre

 

Ação Cultural 

Arte em Rede / Música

No Ceará se tem disso sim

Pedro Frota

 

Ao se reconectar com as raízes da nossa cultura popular, o músico e compositor Pedro Frota canta e toca ao violão suas músicas inspiradas na força, beleza e diversidade do Nordeste e seu povo. Suas canções misturam o regionalismo com temáticas urgentes, tais como a preservação ambiental, a liberdade sexual e a crítica ao preconceito, à discriminação e à misoginia. O show conta com a participação do multi-instrumentista Thiago Almeida, tocando bateria, teclado, flauta e percussão, unindo efeitos aos sons dos instrumentos, gerando uma massa sonora que se torna moderna pela mistura de elementos, mas que abraça a todo o momento a raiz da música nordestina.

 

As recordações de infância, a riqueza dos regionalismos e a criatividade do povo cearense inspiraram a poética e a narrativa do show “No Ceará se tem disso sim”. Ao se reconectar com as raízes da nossa cultura popular, o cantor e compositor Pedro Frota compôs canções inspiradas na força, beleza e diversidade do Nordeste. Por outro lado, a vivência urbana e contemporânea gerou temáticas e questionamentos sociais urgentes, tais como a preservação ambiental; a liberdade sexual e a crítica ao preconceito, à discriminação e à misoginia. Essa mistura é o que compõe as canções, com letras que tratam de temas relevantes de maneira lúdica e com humor, o que é um traço típico da nossa cultura. Pedro canta e toca violão com a participação do multi-instrumentista Thiago Almeida, que toca diversos instrumentos ao mesmo tempo (bateria, teclado, flauta e percussão). Efeitos se juntam aos sons dos instrumentos gerando uma massa sonora que se torna moderna pela mistura de elementos, mas que abraça a todo o momento a raiz da música nordestina.

 

Pedro Frota é cearense, nascido na capital, mas com pai e mãe do interior. Na infância viajava para o sertão com a família ouvindo Luiz Gonzaga e lia livros de Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Guimarães Rosa. Por isso, apesar de habitante da “cidade grande”, carrega toda essa herança cultural do sertão em si. Ao conceber suas canções inspiradas da música nordestina, o compositor atualizou as temáticas ao trazer questionamentos sociais urgentes. A ideia de montar um show com tais canções veio depois de gravar sua versão do clássico da música nordestina “No Ceará não tem disso não”, com letra e título alterados, e do videoclipe com as participações de pessoas e artistas LGBTQIA+. “No Ceará se tem disso sim” carrega a mensagem de empoderamento de todas as formas de ser e existir. 

 

Sobre o artista

 

Pedro Frota é cantor, violonista e compositor. Seu trabalho de estreia, o show “Influência”, composto de canções intimistas com arranjos jazzísticos, circulou nos principais teatros e centros culturais de Fortaleza. Com o show “Somos todos nós assim”, em parceria com os também cantores e compositores Davi Duarte e Isaac Cândido, apresentou-se nas principais cidades do estado do Ceará. Participou do documentário “Os Cearenses” em homenagem ao compositor Evaldo Gouveia. Lançou seu primeiro single, a canção “Tão falando por lá”, inspirada na diversidade do povo nordestino. O videoclipe da música contou com as participações de personalidades da cultura cearense, e o show de lançamento, na cidade do Crato/CE, com participações de músicos da região do Cariri. Essa mesma canção representou o Ceará no Festival Nacional da Canção (FENAC), em 2020. No mesmo ano participou de diversos festivais com o filme musical “Cantos da casa” e com o show virtual “No Ceará se tem disso sim”.

 

Dia 29, às 18h, no YouTube. 29min13. Livre. Acessível em Libras