Confluências e futuras Parcerias marcam visita, nesta terça-feira (10/8), às Obras da Estação das Artes 

10 de agosto de 2021 - 15:41

Fotos: Salvino Lobo

 

Nesta terça-feira, 10/8, em visita às obras da Estação das Artes, o secretário da Cultura Fabiano Piúba, o superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Cândido Henrique, o Superintendente do Centro Cultural Porto Dragão e responsável pelo Projeto da Estação das Artes João wilson, o arquiteto responsável pelo projeto da Pinacoteca Rian Fontenele e o arquiteto responsável pelo Projeto do Centro de Design Rodrigo Costa Lima, receberam a Comissão da Fecomércio e Sistema S, composta pelo presidente da Fecomércio Luiz Gastão, pelo Diretor Regional do Sesc Henrique Javi, a Diretora Regional do Senac Ana Claudia Martins, a Diretora Institucional do Sistema Fecomércio Claudia Brilhante, o Diretor da Fecomércio Luiz Fernando Bittencourt, a Diretora de Programação Social do Sesc Débora Sandra, o Diretor de Educação Profissional do Senac Gustavo Henrique.

O convite para a visita, realizado pelo secretário Fabiano, foi motivado pelo fato de a Estação das Artes ter em seu entorno e estar interligada à Escola de Gastronomia e Hotelaria, equipamento que será gerido pela Fecomércio.

“A visita do Gastão Bittencourt é o desdobramento de parcerias que estamos construindo entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a Fecomércio em torno de alguns projetos estratégicos. Como sabemos, o Sesc e o Senac assumiram o projeto da Escola de Hotelaria e Gastronomia, que já teve seu conceito e programa ampliados pela própria Fecomércio. Como na Estação das Artes teremos o Mercado de Gastronomia, convidei o Gastão para que já possamos estabelecer parcerias entre os dois projetos na perspectiva da promoção da gastronomia e da cultura alimentar cearense, compreendendo a economia criativa e o patrimônio cultural nesse contexto, contando com com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco no âmbito do recém Programa de Gastronomia e Cultura Alimentar instituído por lei pelo governador Camilo Santana. O Senac já tem uma larga experiência nesse campo e devemos buscar ações complementares. Além disso, será instalado o Centro de Design do Ceará no complexo da Estação das Artes e o Senac vai promover ações formativas ali ao lado para este segmento. Então, essa visita é uma primeira exploração dos ambientes com vistas à confluências, complementaridades e otimização de ações entre a Secult e a Fecomércio em prol das políticas culturais em nosso estado e da requalificação do centro da cidade com esses dois grandes empreendimentos”, explica Fabiano Piúba.

O resgate histórico e incentivo à cultura norteiam a obra da Estação das Artes. O empreendimento consiste na restauração estrutural e modernização do conjunto de prédios e galpões localizados em frente à praça Castro Carreira (Praça da Estação), que pertenciam à antiga Estação Ferroviária João Felipe. Quando pronto, o projeto, executado através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), irá compor a Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE e sediará ainda a Secretaria da Cultura do Estado, o IPHAN, e a Pinacoteca do Estado do Ceará.

“Esta visita é importante tanto para buscarmos confluências, mas também possíveis parcerias entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e a Fecomércio, através do Sesc e Senac, de modo a fortalecer as políticas Culturais no Estado e também a requalificação do Centro de Fortaleza”, destaca o secretário da Cultura.

Quando inaugurada, a Estação das Artes vai requalificar o Centro e aquecer a economia criativa cearense, facilitando acessos com a interligação ao sistema de Metrô de Fortaleza (Metrofor) e dialogando com espaços tradicionais da região, como a Emcetur, teatro Carlos Câmara, Sobrado Dr José Lourenço, o Passeio Público (Praça dos Mártires), o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar e ainda a Biblioteca Pública, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.