Com apoio Secult, Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru foi inaugurado nesta sexta, 6/8

6 de agosto de 2021 - 22:52 # # #

Na ocasião, a Escola de Dança de Paracuru recebeu uma placa com o novo selo das Escolas da Cultura do Ceará. Foto: Felipe Abud.

 

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, e a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, participaram, na noite desta sexta-feira, 6/8, da inauguração do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, um projeto resultado da Lei Aldir Blanc no Ceará, que destinou R$71 milhões à cultura no estado. Na ocasião, a Escola da Dança de Paracuru recebeu a placa com nova logomarca das Escolas da Cultura do Ceará, iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que vem reconhecendo e apoiando instituições da sociedade civil que trabalham com arte e cultura. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades municipais, bailarino(a)s, coreógrafo(a)s, entre outros convidados. A apresentação da Paracuru Cia. de Dança marcou também a inauguração do centro cultural.

“Quero parabenizar a escola que já tem uma experiência enorme com a política cultural. A escola foi selecionada com o edital Escolas da Cultura, conta com apoio do Edital Mecenas do Ceará e mais recentemente foi contemplada com a Lei Aldir Blanc, também por meio de edital, para a criação deste centro cultural. Essas são as sementes, folhas e frutos que brotaram aqui. A Lei Aldir Blanc também trouxe uma premiação na categoria de trajetórias e o Flávio Sampaio, idealizador da Escola, professor e bailarino, foi um dos agraciados por sua trajetória cultural. Viva esse templo da cultura de Paracuru, do Ceará, do Brasil e do mundo”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

“Gostaria de agradecer à Escola de Dança pelo trabalho que vem realizando na formação de tantos jovens. Que esse espaço traga mais esperanças, alegrias e justiça social. A Lei Aldir Blanc foi um momento difícil de construção, no meio da pandemia. Ver isso aqui acontecendo traz um sentido maior para toda energia e trabalho despendido. Estar aqui ajuda a renovar as energias”, pontuou, por sua vez, a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

 

 

No momento de inauguração do Centro Cultural, a Escola de Dança de Paracuru também foi a primeira a receber o novo selo das Escolas da Cultura do Ceará. “O programa das Escolas da Cultura do Ceará da Secult financia por três anos instituições da sociedade civil que fazem arte e cultura no Ceará”, comentou o coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Ernesto Gadelha.

Dia Municipal da Dança e o Bailarino Pescador

Em Paracuru se comemora, em 5 de agosto, o Dia Municipal da Dança, lei sancionada em 2018 em homenagem a todos os bailarinos, coreógrafos e professores de dança de Paracuru. Na data, a Câmara Municipal concede anualmente a comenda “O Bailarino Pescador” a personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural do Município. Nesta sexta-feira, 6/8, foram agraciados  com a comenda o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba; o coordenador de Conhecimento e Formação da Secult-CE, Ernesto Gadelha; a professora Socorro Cândido; o capitão Antônio Moreira; e o prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa.

Escola de Dança de Paracuru e o novo Centro Cultural Cia de Dança

“Criei uma família que se reproduz e que me faz tão feliz. Acho que sou um velho feliz hoje. Tenho uma felicidade grande. A gente se ama e se gosta. Construímos uma vida juntos. Isso que construímos é para essas pessoas que se apresentaram para vocês, os alunos da Escola. Queria que esse nome do Centro Cultural Companhia de Dança de Pararucu ficasse gravado. Essas pessoas levaram o nome da cidade para muito longe”, ressaltou o idealizador da escola, professor e bailarino, Flávio Sampaio.

A Escola de Dança de Paracuru é uma entidade contemplada com o Edital Escolas Livres da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). O novo equipamento, o Centro Cultural Companhia de Dança é resultado da Lei Aldir Blanc no Ceará, sendo um espaço de fruição em arte que abriga a própria Escola de Dança de Paracuru, o Teatro David Linhares, que é um teatro ao ar livre com palco coberto com nova estrutura técnica e capacidade para grupos grandes e plateia para cerca de 400 espectadores, a Biblioteca Profa. Antônia Xavier, com acervo de livros de dança para leitura e pesquisa, o Espaço Cênico Adriano Araújo, que é uma semi arena para espetáculos intimistas, um espaço multiuso para exposições, lançamentos e palestras com capacidade para receber cerca de 200 pessoas e o Café D. Eliane.

Em 2003 um sonho do professor e coreógrafo Flávio Sampaio e de jovens bailarinos cearenses se concretizou com a inauguração da Escola de Dança de Paracuru, espaço de formação em dança voltado para o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens, prioritariamente das classes populares.

Ao longo de 18 anos, mais de 3 mil alunos já passaram pela Escola de Dança de Paracuru, entidade contemplada com o Edital Escolas Livres da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

Em 2021 este espaço, localizado na Boca do Poço, em Paracuru, ganha uma nova estrutura e novo conceito com a inauguração do Centro Cultural Companhia de Dança, financiado com recursos do Prêmio Fomento Cultura e Arte da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc.

Sobre as Escolas da Cultura

O Programa Escolas da Cultura inaugura no Estado do Ceará um sistema de formação integrado nos campos da arte e da cultura, por meio de uma aliança estratégica e de uma interface entre as políticas de cultura e educação, abrangendo desde a cadeia criativa, com suas múltiplas linguagens e artistas, até os produtores, distribuidores, mediadores, gestores, críticos de arte, curadores, pesquisadores, professores, mestres, sem esquecer o papel primordial da formação de público, gerando uma rede potente de atores sociais, profissionais da cultura e de instituições formativas no Ceará.

A Escola de Dança de Paracuru foi selecionada por meio de edital da Secult na modalidade de Escolas Livres de Formação Artística e Cultural – instituições da sociedade civil. O apoio do Governo do Ceará é destinado à manutenção da escola por três anos, com o valor total de R$540.000,00.