CCBJ divulga Programação Semanal online e gratuita: 19 a 25 de julho de 2021

21 de julho de 2021 - 11:26

Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Coordenação Comunicação CCBJ

 

Programação Semanal CCBJ online e gratuita: 19 a 25 de julho de 2021

CINE MIAU, EXPOSIÇÃO VIRTUAL, LIVES COM ATRAÇÕES BATE-PAPOS, TIRA-DÚVIDAS E VÁRIOS CONTEÚDOS MARCAM OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CCBJ

A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, o Cine Miau chega na programação semanal dentro da Colônia de férias CCBJ e apresenta dois dias de sessões (Sábado 24 e domingo 25), com acesso dispostos no QR code da imagem. Mais detalhes desta e das demais programações a seguir

Esta semana o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) está com inscrições abertas para os processos seletivos das Chamadas Públicas, segue com a programação virtual e gratuita de Colônia de Férias, destinada ao público infanto-juvenil, indicação de leituras, de filmes e livros, oportunidades de cursos on-line pela Plataforma Recode, live tira-dúvidas dos processos seletivos abertos e lives culturais, com exposição virtual, bate-papo e com espetáculos e muitos conteúdos culturais e artísticos nas redes sociais do CCBJ.
A programação semanal CCBJ unifica as atividades da Ação Cultural CCBJ, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA). As lives tira-dúvidas são os destaques desta semana, com a equipe CCBJ apresentando e dialogando sobre os processos: Na segunda, dia 19/07, a partir das 18h30 a Live Tira-dúvidas para a Chamada Pública para os Laboratórios de Pesquisa CCBJ: https://youtu.be/cdynOeFoxUo e na terça,, 20/07, a partir 16h fica disponível a Live Tira-dúvidas para a Chamada Pública para Agentes Criativos e para a Chamada Pública para as Iniciativas Comunitárias do Território do Grande Bom Jardim: https://youtu.be/Azmsp6y7BiQ .
Outro destaque na rede CCBJ é o lançamento da exposição virtual “ Olhares que celebram”, no programa Quarta-Livre, lançado nesta quarta dia 21/07, a partir das 18h com bate-papo, ao vivo no Youtube CCBJ na sala de estreia https://youtu.be/_wySL6W1ejA , com os fotófrafos Naldo Freitas Djacyr Silva e Thyago Câmera. A partir de segunda (19/07) fica disponível, no site CCBJ, a exposição virtual Olhares que Celebra, assinada pelo Coletivo Safári Fotográfico, que reúne mais informações dos artistas, sobre o coletivo, sobre a exposição @c.safari.fotografico. O coletivo de fotógrafos Safári Fotográfico procura exaltar a natureza e a vivência de seus participantes através da Fotografia. Visite a exposição virtual em: safari.ccbj.org.br .
Além disso, outra novidade que dá continuidade a programação da colônia de férias CCBJ é a Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) que visa difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea. Neste sábado (24) e domingo (25) o CCBJ abre duas sessões gratuitas. O principal intuito do Cine Miau é democratizar o acesso ao audiovisual para crianças, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema. Outro cuidado da mostra é com a formação ética e estética das crianças por meio do audiovisual.
Para saber mais detalhes desta e outras atrações do CCBJ fiquem ligados (as), nos canais CCBJ. Acesse: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br
Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens #pratodosverem, com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser.
Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ.
Acompanhe a lista de estreias e lives durante essa semana nas redes sociais do CCBJ.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ on-line e gratuita I 19 de julho a 19 de julho de 2021

19/07 às 18h30 – LIVE TIRA DÚVIDAS – Chamada Pública dos Laboratórios de Pesquisa CCBJ 2021, no canal do CCBJ no YouTube.
Assista – https://youtu.be/cdynOeFoxUo

20/07 às 16h – LIVE TIRA DÚVIDAS – Chamadas Públicas de Agentes Criativos e Iniciativas Sociais de Desenvolvimento Comunitário do GB, no canal do CCBJ no YouTube
Assista – https://youtu.be/Azmsp6y7BiQ

20/07 às 18h – ESTÚDIO EM PAUTA – Vinício Costa apresenta “Simulador de Amplificador”, no YouTube CCBJ.

21/07 às 16h – ARTISTA EM PAUTA: Kaska (KSK) (@tioksk), no YouTube CCBJ.

21/07 às 18h – QUARTA LIVRE: Coletivo Safári Fotográfico apresenta exposição “Olhares Que Celebram”, no canal do CCBJ no YouTube.
Assista – https://youtu.be/_wySL6W1ejA

22/07 às 14h – NArTE EM PAUTA: Segundo episódio da série “Assistentes Sociais em Diálogo no Território do GBJ”, com o Instituto Educa Mais Esporte, no canal do CCBJ no YouTube.
Assista – https://youtu.be/i8KsihfzWOs

23/07 às 18h – PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Biblioteca CCBJ e NArTE apresentam Live em alusão ao Dia do/a Escritor/a, no canal do CCBJ no YouTube.
Assista – https://youtu.be/7GMiH183iNU

24 e 25/07 às 16h – PROGRAMAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS CCBJ: Cine MIAU, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, no canal do CCBJ no YouTube.
Sala 01 – 24/07 – https://youtu.be/MwkPMhkWUZo
Sala 02 – 25/07 – https://youtu.be/lwxXO4nuiFg

25/07 às 19h – WEBSÉRIE INICIATIVAS COMUNITÁRIAS – PONTO DE MEMÓRIA GRANDE BOM JARDIM APRESENTA “CAMPANHA ADOTE UMA COMUNIDADE”, no canal do CCBJ no YouTube.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA I 19 de julho a 25 de julho de 2021

 

DIA 19/07 – SEGUNDA-FEIRA

LIVE TIRA DÚVIDAS – CHAMADA PÚBLICA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2021

Tá com dúvidas sobre o edital da Chamada Pública dos Laboratórios de Pesquisa do CCBJ 2021? Pois se liga que hoje a gente tem uma live tira dúvidas pra ajudar todo mundo a se inscrever direitinho neste edital.

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na edição de 2021, o Laboratório de Pesquisa ocorrerá de maneira remota e/ou semipresencial e os projetos aprovados na chamada serão orientados em seu percurso por um(a) mediador(a) de processo de pesquisa, a ser escolhido(a) em comum acordo entre os(as) integrantes do projeto e o CCBJ.

Pra saber mais sobre a chamada pública e realizar sua inscrição, acesse o nosso site: https://bit.ly/ChamadaLabs2021CCBJ

?Serviço:
LIVE TIRA DÚVIDAS – CHAMADA PÚBLICA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA CCBJ 2021
Quando: 19/07 às 18h30
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 20/07- TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA APRESENTA EBOOK “LEITURA CRÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES”

RELEASE: No Ciclo de Leitura dessa terça-feira, o Programa Sombrinha Literária apresenta o e-book “Leitura crítica na contemporaneidade: abordagens multidisciplinares”. O link para acesso ao e-book estará disponível nas redes sociais do CCBJ.

A presença crescente da desinformação é uma das razões da leitura crítica ser tão necessária e é o cerne das reflexões apresentadas neste livro. Os capítulos aqui reunidos discutem a leitura crítica sob perspectivas de áreas diversas, abrangendo ciência da informação, filosofia, epistemologia, retórica, sociologia, educação, narratologia, tradução e também interpretação de textos, imagens e filmes.

?Serviço:
CICLO DE LEITURA APRESENTA EBOOK “LEITURA CRÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES”
Quando: 20/07 às 14h
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

NARTE EM PAUTA – LIVE TIRA-DÚVIDAS SOBRE AS CHAMADAS PÚBLICAS PARA A SELEÇÃO DE AGENTES CRIATIVOS E INICIATIVAS SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

RELEASE: Nesta terça-feira a equipe do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma Live tira-dúvidas sobre as Chamadas Públicas para a Seleção de Agentes Criativos e Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, que estão com inscrições abertas até o dia 22 de julho. A live contará com a participação dos nossos importantíssimos parceiros do Território do Grande Bom Jardim-GBJ, e tem como objetivo esclarecer dúvidas e orientar os interessados em participar do edital.

?Serviço:
NARTE EM PAUTA – LIVE TIRA-DÚVIDAS SOBRE AS CHAMADAS PÚBLICAS PARA A SELEÇÃO DE AGENTES CRIATIVOS E INICIATIVAS SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIOS
Quando: 20/07 às 16h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “SIMULADOR DE AMPLIFICADOR”

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais.

Nesse vídeo, Vinício Costa (@vinicioguitar), músico e técnico de áudio do CCBJ, traz a importância do músico saber um pouco da importância de se usar um amplificador com microfone na caixa, na hora que for tocar ao vivo com sua banda ou solo.

?Serviço:
ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “SIMULADOR DE AMPLIFICADOR”
Quando: 20/07 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 21/07- QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – MOVIMENTO RECODE (14 ANOS)

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser uma instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos.

Nesta quarta-feira o CCBJ fala sobre a parceria da Biblioteca do equipamento com a Recode, que continua em 2021. Se você tem interesse em cursos nas áreas de leitura e tecnologia, é só seguir o passo a passo abaixo:

1º Acesse: www.recode.org.br
2º Clique em “Quero me cadastrar”
3º Responda a pergunta “Como deseja se cadastrar?” Com “Quero fazer cursos (aluno)” Preencha seu cadastro, com seus dados de acesso, dados pessoais e dados para contato.
4º Vincule-se ao Centro Cultural Grande Bom Jardim.
5º Clique em cadastrar, faça seu login e comece já!

?Serviço:
PROGRAMA RECODE – MOVIMENTO RECODE (14 ANOS)
O quê: Oferta de cursos gratuitos, on-line e com certificação
Onde: recode.org.br (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);
Informações: biblioccbj@gmail.com

 

ARTISTA EM PAUTA COM KSK

RELEASE: O programa Artista em Pauta desta quarta-feira apresenta Kaska (KSK) (@tioksk), MC e Beatmaker, produtor musical independente, integrante do grupo de RAP SEM SAÍDA. o jovem é um dos idealizadores do Coletivo de MCs e produtores independentes COVIL CRAN, Começou sua carreira como MC aos 19 anos, cantando nos encontros de rap no bairro Bom Jardim, periferia de Fortaleza- CE.

Em 2016 foi lançando seu primeiro trabalho junto ao grupo SEM SAÍDA, a faixa intitulada de Minha quebrada, musica onde o grupo relata as vivências no bairro em que os Mc’s residem,
e em 2017 foi lançada a mixtape Contra o sistema disponível em todas as plataformas digitais. O artista se expandiu na área da música atuando como produtor e beatmaker, criou um espaço de transgressão, luta e celebração, o COVIL CRAN ,destacando seu potencial cultural como articulador de mobilização social, dando voz aos sem voz e visibilidade aos marginalizados, produzindo MCs da cidade de forma independente.

A primeira faixa produzida foi a faixa “Contato com a cara” do MC Recruta 013 em 2018.
Em novembro de 2018 foi instrutor no curso “Introdução à Beatmaker” no Centro Cultural Do Bom Jardim , com carga horária de 20 horas/aulas. No ano de 2019 como produtor produziu alguns singles como “Favela vai cobrar”, lançando em parceria com os artistas locais Mc Sadko, Recruta 013 e Beck DG, no mesmo ano produziu o single “Belois Vermelho” do grupo Máfia Fictícia Clan, lançando assim os novos artistas do bairro e fomentado a cultura do Hip-Hop na periferia e na cidade. Atualmente está trabalhando junto ao coletivo na criação de uma coletânea com participação de todos os MCs, beatmakers e artistas do coletivo COVIL CRAN.

?Serviço:
ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “SIMULADOR DE AMPLIFICADOR”
Quando: 21/07 às 16h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

QUARTA LIVRE – COLETIVO SAFÁRI FOTOGRÁFICO APRESENTA EXPOSIÇÃO “OLHARES QUE CELEBRAM”

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim convida o Coletivo Safári Fotográfico para apresentar o lançamento da exposição “Olhares que Celebram”. O lançamento acontece na quarta-feira, dia 21 de julho, às 18h, no canal do CCBJ no YouTube. Junto à live de apresentação da exposição, será lançado um site que disponibilizará o material da exposição para que todos possam conferir e debater na quarta-feira.

O coletivo de fotógrafos Safári Fotográfico procura exaltar a natureza e a vivência de seus participantes através da Fotografia. Neste sentido, a ideia da primeira mostra de fotografias será a expressividade da natureza de nossa cidade através de fotografias que expressam as características ambientais de nossa cidade.

A ação consiste em fotografar as realidades encontradas pelo grupo formado. A participação será feita através de iniciativas voluntárias para geração das fotografias. Os participantes poderão usar instrumentos diversificados para fotografias tais como celulares, tablets, máquinas profissionais e semi-profissionais. A ideia é demonstrar as fotografias no sentido de mostrar o olhar fotográfico dentro de uma lógica poética expressada nas imagens retratadas.

?Serviço:
ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “SIMULADOR DE AMPLIFICADOR”
Quando: 21/07 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 22/07 – QUINTA-FEIRA

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O URSO E A ÁRVORE” (LIVRE)

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o filme “O Urso e a Árvore”. O link para acesso ao filme será disponibilizado nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim.

Chegou o inverno, e o urso sabe que está na hora do seu longo sono. Enquanto se prepara para hibernar, ele encontra Lia triste, porque sua árvore favorita havia perdido as folhas. Em vez de dizer adeus e ir dormir, o urso levanta Lia e a coloca em suas costas peludas, tão quentes quanto uma lembrança de verão. Ambos seguem juntos para maravilhar-se com as últimas folhas coloridas, apreciam a neve que cai, flutuando e rodopiando, o Sol, a Lua e as estrelas. Contação por Marina Bastos.

?Serviço:
PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O URSO E A ÁRVORE”
Quando: 22/07 às 14h
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

NARTE CONVIDA – EP.2 DA SÉRIE “ASSISTENTES SOCIAIS EM DIÁLOGO NO TERRITÓRIO DO GRANDE BOM JARDIM” COM O “INSTITUTO EDUCA MAIS ESPORTE”

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), apresenta nesta sexta-feira o primeiro episódio da série “Assistentes Sociais em Diálogo no Território do GBJ”. O convidado da conversa do episódio é o Instituto Educa Mais Esporte (@institutoeducamaisesporte). A série é um programa que propõe conversar com profissionais sobre ações desenvolvidas nas inúmeras áreas de atuação e seus desafios, avanços e perspectivas futuras no atendimento/acompanhamento em tempos de pandemia.

O projeto é uma iniciativa social, fundada por mulheres periféricas: Cleiviane Castro, Edilene do Nascimento, ambas jogadoras de futebol, e Maria Raquel de Souza, estudante de direito. Iniciada no ano de 2018 com o projeto Quem é Bom Faz Sucesso (atualmente nome do time de futsal da instituição), tendo como objetivo oferecer o acesso ao esporte, arte, cultura, educação, assistência social e psicológica, qualificação profissional e geração de renda, para crianças e adolescentes da periferia do Bonsucesso/Grande Bom Jardim.

SOBRE OS CONVIDADOS:

Cláudio Henrique Lima Carneiro (@claudiohenryclima) – Assistente Social do CCBJ/Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE. Atuante na Educação Social/Arte Educador, Artista e Militante de Direitos Humanos.

Artur Freitas (@arturfreitas119) – Suplente do Conselho Tutelar de Fortaleza. Ex-conselheiro municipal de juventude. Coordenador da Rede Mobilize e coordenador de projetos INSTITUTO EDUCA MAIS ESPORTE.

Amanda Cabral (@amandacabraldias) – Assistente Social pela UNIPAMPA/RS (DIP 14.516 3º Região CRESS CE), atualmente técnica voluntária da ONG Instituto Educa Mais Esporte. Mestra em Serviço Social, Políticas e Processos Sociais pela PUCRS. Perita Social habilitada, credenciada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Integrante do Grupo de Pesquisa: Trabalho e Capital: retrocesso social e avanços possíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

?Serviço:
NARTE CONVIDA – EP.2 DA SÉRIE “ASSISTENTES SOCIAIS EM DIÁLOGO NO TERRITÓRIO DO GRANDE BOM JARDIM” COM O “INSTITUTO EDUCA MAIS ESPORTE”
Quando: 22/07 às 14h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA: FORTALECENDO REDES

RELEASE: O projeto Fortalecendo Redes , da Articulação Comunitária NArTE/ CCBJ tem como intuito criar, edificar e como o próprio nome já diz, fortalecer pontes entre o CCBJ e instituições, escolas, artistas, grupos, coletivos etc. do território, bem como entre os próprios setores do CCBJ, através de rodas de conversa, oficinas, cursos e demais ideias que vão surgindo.

CONVIDADOS:

Raelly Pereira: Moradora da comunidade Nova Canudos aproximadamente 12 anos. Faz parte da coordenação do CCVH – Centro de Cidadania e Valorização Humana e do Conselho Local de Saúde, como vice-presidente. Conselheira da ZEIS do Grande Bom Jardim.

Associação Avivar: está localizada na granja Lisboa, trabalha com a comunidade com a distribuição de roupas, sopão, cestas básicas, doção de kits de higiene, cursos profissionalizantes e etc.

Associação Milton Marreiros: A A.M.M.G.B.J é uma organização sem fins lucrativos desenvolvendo trabalho social na periferia de Fortaleza,no intuito de construir caminhos que possam transformar o cotidiano de suas vidas. desenvolve atividades culturais e artísticas, e de direitos humanos, focado na segurança alimentar, abordando temáticas relacionadas ao combate a preconceitos e discriminação no território do Santo Amaro e Pantanal.

Instituição Irmão sol Irmã Lua: Desde 1985 Irmão Sol Irmã Lua tem se envolvido apaixonadamente em criar projetos dedicados a enriquecer vidas de indivíduos e famílias dentro da comunidade através de métodos auto sustentáveis.

?Serviço:
ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA: FORTALECENDO REDES
Quando: 22/07 às 14h
Onde: Google Meet.

 

DIA 23/07- SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI – BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS: BONJA GAME

RELEASE: Compondo a série “Brincadeiras com Crianças” promovido pela Biblioteca através do programa Sombrinha Literária, a dica do Sexta Multi é o jogo “BONJA GAME”. O link para acesso ao jogo será disponibilizado nas redes sociais do CCBJ nesta sexta-feira.

Idealizado em parceria com o NArTE, a Biblioteca apresenta o Bonja Game, um jogo cujo objetivo é percorrer o tabuleiro passando por lugares marcantes no cotidiano da comunidade.

?Serviço:
SEXTA MULTI – BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS: BONJA GAME
Quando: 23/07
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – BIBLIOTECA CCBJ E NArTE APRESENTAM LIVE EM ALUSÃO AO DIA DO ESCRITOR

RELEASE: Em alusão ao Dia do Escritor, a Biblioteca CCBJ em conjunto com o Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) vem bater um papo ao vivo no canal do CCBJ no YouTube sobre as produções literárias locais, com convidades do território e do Estado, narrando um pouco sobre suas vivências e produções. A mediação será realizada por Amanda Ribeiro, auxiliar na Biblioteca CCBJ.

CONVIDADOS:

Jesuana Sampaio (@jesuanasampaio): é Cearense, poeta, escritora, pedagoga social pela UFC, psicanalista pelo Instituto Planação e alquimista na Bioafetiva. Em 2014 lançou cotidiano poético, seu primeiro livro de poesia. Atualmente está para lançar seu segundo livro intitulado Dentro é outra revolução. Escreve desde 2020 para o blog Elas contra tebas e é editora na recém formada Vicença Editorial, uma coletiva feminista, polifônica, multiétnica e periférica que semeia a literatura de mulheres.

Silsa Aguiar (@silsaaguiar): pedagoga, psicopedagoga e especialista em docência do ensino superior. Gestora de produção cultural, professora de escrita criativa e escritora. Livros publicados: Palavra Colorida, Helena e o Guardião, Elas por elas, Batuque do bom.

Jessyka Maia (@jessmaiaatriz): é artista, produtora cultural, licencianda em Teatro – IFCE, arte-educadora , coordenadora do Grupo Experimental de Pesquisa em Artes. Atua na cadeia cultural cearense desde 2001.

Marcos de Sá (@eu_marcosdesa): É escritor de romance contemporâneo, e seus livros de lançamento são “Reciclável – Acomode-se ou Recicle-se” (Contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza) e “O Baú de Shailo”, mas também escreveu um livro infanto-juvenil intitulado “Rotulândia”, além de crônicas e matérias para a coluna Desabafo & Discussões da Revista Entre Poetas e Poesias. É educador Social no @periferiaquele e @premiobookbrasil

Amanda Ribeiro (@over.ribeiro): é auxiliar de biblioteca no CCBJ, bacharel em biblioteconomia e consultora de organização de acervos.

Shirley Lima (@shirleylima_b): É educadora social do NArTE (Núcleo de Articulação Técnica Especializada) CCBJ, arte educadora, artista visual, graduanda em artes visuais pelo IFCE e fotógrafa independente.

?Serviço:
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – BIBLIOTECA CCBJ E NArTE APRESENTAM LIVE EM ALUSÃO AO DIA DO ESCRITOR
Quando: 23/07 às 18h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 24/07 – SÁBADO

PROGRAMAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS – CINE MIAU: SESSÃO 1

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim apresenta as duas sessões do Cine Miau, a Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU). O projeto visa difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea.

Para isso, o evento oferta, gratuitamente, diferentes curtas-metragens oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio ambiente, à psicologia infantil e muito mais. O principal intuito é democratizar o acesso ao audiovisual para crianças, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema.

Outro cuidado da mostra é com a formação ética e estética das crianças por meio do audiovisual. Assim, é feita uma cuidadosa seleção de filmes que despertam o encantamento, o pensamento, a diversão e a reflexão. Dessa forma, mais de 90% das sessões é destinada para alunos de escolas públicas e de projetos sociais, contemplando crianças da cidade, da zona rural, indígenas e com deficiências físicas e mentais.

Além das salas tradicionais de cinema, são realizadas exibições em espaços públicos, como praça, praia e escola. A ideia é estar presente nos locais de convivência familiar e comunitária das crianças, criando relações de afeto entre a criança e a cidade. O projeto também oferta a alunos de escolas públicas oficinas que finalizam com um pequeno vídeo produzido pelas crianças, o qual é exibido em todas as sessões da mostra.

Nesse sentido, o MIAU acredita poder contribuir para o desenvolvimento humano das crianças, gerando oportunidades de lazer e cultura, de forma a contribuir para a formação de audiências mais ativas, criativas e inteligentes.

Sessão 1 – Cine Miau
Animanimals: Elephant – Direção: Júlia Ocker. Animação. 3’37. Alemanha 2018
Caquinhas em asfalto – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1’. Brasil. 2004. Livre
Trudi e Kiki – Direção: Eva Furnari. Comédia. 7’. Brasil. 2008. Livre
My Strange Grandfather – Direção: Dine Veliskovkaya. Animação. 9’. Rússia. 2011. Livre
Lá do alto – Direção: Luciano Vidigal. Ficção / Infantil. 8’. Brasil. 2018. Livre
Caquinhas Ninja – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1’. Brasil. 2004. Livre
Me liga na lata – Maranhão – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26’. Brasil. Livre
Kutoja – Direção: Laura Neuvonem. Animação 6’44. Finlândia. 2005. Livre
Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8’30 Brasil. 2020. Livre
Videoclipe “Lavar as mãos” – Palavra Cantada. 1’27. Brasil. Livre

Sessão 2 – Cine Miau
O Filho do Vizinho – Direção: Alex Vidigal. Infantil. 7’. Brasil. Livre
As Aventuras de Pety – Direção: Anahí Borges. Aventura. 14’. Brasil / Itália. 2019. Livre
Acorda, acorda – Direção: Ana LuÍza Primo, Clara Barros e Júlia Nicolescu. Infantil. 1’. Brasil. 2019. Livre
Casinhas – Direção: Renata Meireles. Documentário. 2’. Brasil. 2014. Livre
Me liga na lata – Bahia – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26’. Brasil. Livre
Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8’30 Brasil. 2020. Livre
Vídeoclipe “Lavar as mãos” – Palavra Cantada – 1’27. Brasil. Livre

?Serviço:
PROGRAMAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS – CINE MIAU: SESSÃO 1 e 2
Quando: 24 e 25/07 às 16h
Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 25/07 – DOMINGO

NARTE EM PAUTA – POESIA

RELEASE: 25 de julho é o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A data é um símbolo de resistência das mulheres negras. O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro. Para comemorar essa data, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (Narte) mostra um vídeo de uma poesia recitada por Cristina Nascimento, Cris Nascimento Odessy, filha de dona Percília e seu José Manoel, mulher negra, mãe de Lara, professora, Artivista/kizombadeira da Rede de Mulheres Negras de PE, bonequeira, sapatão e Ìyawò do Ilè Asè Alagbede Orun (ìyá Denise Botelho T’Ògún).

?Serviço:
NARTE EM PAUTA – POESIA
Quando: 25/07 às 14h
Onde: Redes sociais CCBJ
https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

É O BRINCA! VIVÊNCIA DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS

RELEASE: Riscar, desenhar, inventar! O É O Brinca! deste domingo apresenta uma Vivência de Artes Visuais para Crianças. O encontro acontecerá pelo Google Meet, às 14h. O link para participação será enviado mediante inscrição em formulário. Nessa vivência de artes visuais vamos brincar com a imaginação, numa troca de ideias e muita arte. Então separem o lápis e papel, e bora se divertir!

?Serviço:
NARTE EM PAUTA – POESIA
Quando: 25/07 às 16h
Onde: Google Meet. Inscreva-se em: https://forms.gle/2hSMP4S69C5N1KeA6