Laboratórios de Pesquisa 2021: CCBJ abre inscrições até dia 29/7

15 de julho de 2021 - 14:26 # # #

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), lança a Chamada Pública dos Laboratórios de Pesquisa 2021. O período de inscrições começa nesta quinta 15/07 e segue até dia 29/07 (última quinta-feira do mês).

Em 2021, os Laboratórios de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, tem o objetivo de contemplar até 8 (oito) projetos de pesquisa, um, em cada um dos segmentos de Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Cultura Digital, Fotografia, Memória e Patrimônio Cultural e Circo. O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da ECA e se propõe em  fortalecer o patrimônio cultural, desenvolver os saberes no campo social e das artes, promover expansão do conhecimento, tendo por compromisso a partilha dos processos com a comunidade e com outras ações realizadas pela Escola de Cultura e Artes do CCBJ (ECA/CCBJ). O Laboratório de Pesquisa terá vigência de quatro meses, sendo eles de Setembro a Dezembro de 2021.

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e somente on-line, por meio do preenchimento do formulário, que fica disponível até  às 23h59, do dia 29 de julho de 2021.

Para realizar sua inscrição, acesse: https://bit.ly/LabPesquisaCCBJ2021

Leia o edital da chamada na íntegra e saiba mais informações sobre os  objetivos específicos de cada linguagem, condições de participação, vedações, incentivos, obrigações dos pesquisadores, a estrutura do projeto, a documentação, políticas afirmativas e outros detalhes. Acesse a chamada completa clicando aqui.

CONTATO: 

O e-mail para dúvidas e recursos é:  labpesquisaccbj@gmail.com

LABORATÓRIO DE PESQUISA CCBJ (PROPOSTA E FORMATO)

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na edição de 2021, o Laboratório de Pesquisa ocorrerá de maneira remota e/ou semipresencial e os projetos aprovados na chamada serão orientados em seu percurso por um(a) mediador(a) de processo de pesquisa, a ser escolhido(a) em comum acordo entre os(as) integrantes do projeto e o CCBJ.

O Laboratório estimula a experimentação de metodologias de pesquisa e investigação de temas e formatos pertencentes aos saberes e fazeres do campo artístico-cultural, oportunizando o surgimento de novas investigações ou mesmo contribuindo para o aprofundamento em recortes específicos de processos artísticos e culturais que já venham sendo realizados, entendendo-se a deriva em torno do objeto de pesquisa sem pretensões de chegar a um produto final.

OPORTUNIDADES (08 VAGAS)

A Chamada contemplará até 08 (oito) projetos, 01 (um) em cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual, Cultura Digital, Fotografia, Memória e Patrimônio Cultural e Circo. Cada projeto contemplado pelo Laboratório de Pesquisa do CCBJ receberá consultoria e acompanhamento da pesquisa por especialista – professor/a mediador/a – com reconhecida experiência em seu campo de atuação e diálogo com a proposta selecionada.

Cada projeto contemplado pelo Laboratório de Pesquisa do CCBJ receberá uma oficina para aprofundamento e/ou execução de determinada etapa do processo de pesquisa, devendo esta ocorrer dentro da vigência do Laboratório de Pesquisa.

INCENTIVOS ( R$ 12 mil)

Os recursos mantenedores do presente processo seletivo  é do projeto FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) – Tempos de Cultura, firmado entre o Instituto Dragão do Mar – IDM e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult-CE. A concessão de recursos financeiros ao processo seletivo observará as condições, estabelecidas na chamada e cada projeto contemplado pelo Laboratório de Pesquisa do CCBJ receberá concessão de ajuda de custo, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), podendo ser dividida em 4 (quatro) parcelas.