Férias nos equipamentos da Secult: uma programação especial para toda a família

2 de julho de 2021 - 17:31 # # # # #

 

 

As férias escolares vão chegando e os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), preparam uma programação especial para toda a família. O Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz, o Centro Cultural Bom Jardim e o Centro Dragão do Mar, trazem uma programação online em sua grande maioria, incluindo diversas linguagens artísticas e pensando especialmente no público infantojuvenil. 

 

Theatro José de Alencar

 

Com a programação intitulada “TJA de Férias”, o equipamento cultural trará durante os sábados e domingos do mês, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura, que irão aproximar o público infantojuvenil ao rico e criativo universo da tradição popular. As atividades acontecem no canal do YouTube do TJA (https://www.youtube.com/TheatroJosédeAlencar), numa parceria com o Instituto Teatro Público. Serão uma série de atividades que aliam diversão e aprendizado lúdico acerca dos vários elementos, danças, sons e manifestações que compõem a cultura tradicional popular. 

 

Confira a programação em:

http://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br

Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar

Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar

 

Centro Cultural Bom Jardim

 

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) vem com uma sequência de programação online e gratuita nos canais do equipamento. A programação está sendo finalizada com início a partir do dia 05/07 com atividades artísticas e culturais extracurriculares nas linguagens de dança, teatro e música oficinas culturais, programação de lives com espetáculos e bate-papo com artistas infantojuvenis, vídeo estreias com conteúdos indicativos para criançada, conteúdos em alusão ao aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a programação do É o Brinca, um programa fixo do equipamento, destinado às ações voltadas para Cultura e Infância. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ promoverá uma agenda aberta ao público de atividades artísticas e culturais  nas linguagens de teatro, dança, teatro e música, no período de 05 a 16/07. Em breve, a programação detalhada cultural e formativa, disponível nas redes sociais CCBJ e no site www.ccbj.org.br.

 

Cineteatro São Luiz

 

No mês de julho, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), oferece sua clássica programação infantil “Férias no São Luiz”, neste ano em formato virtual e com duas atividades que ocorrem neste fim de semana. No sábado, dia 3, às 10h, o Museu da Boneca de Pano promove a oficina em formato virtual “A Flor do Mamulengo e as mini bonecas”. Já no domingo, dia 4, às 16h, o grupo Bricoleiros apresenta, na edição do Curta Mais Teatro, o espetáculo Quatro Patas. Ambas programações têm classificação indicativa livre, foram gravadas no palco principal do Cineteatro e poderão ser acompanhadas através do seu site e canal de YouTube.

Mais informações: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/.

 

Dragão do Mar

 

Com a volta do Cinema do Dragão, que recentemente retomou o funcionamento de uma das suas salas, agora com ocupação reduzida, o Dragão do Mar segue difundindo muita arte e cultura nos seus canais de comunicação. E para contemplar a criançada que está de férias, ao longo do mês, o Centro de Arte e Cultura reservou atrações de múltiplas linguagens que serão exibidas no seu canal no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no YouTube do Planetário Rubens de Azevedo (youtube.com/planetariorubensdeazevedo). 

 

O Planetário Rubens de Azevedo abre a programação especial para a criançada nesta quarta (7) e quinta (8). Com exibição às 19h30, no YouTube do Planetário, a série “Viagem Sideral no Planetário” traz as partes 1 e 2 da atividade “A Quinca, o Pititi e o Albireu”. Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Na nave deles está Albireu, um supercomputador que vai guiá-los nessa viagem cósmica. Juntos, eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço extragaláctico, onde uma série de aventuras acontecem.

 

No dia 10 de julho, a partir das 17h, no YouTube do Dragão, o Dragão das Crianças traz a multiartista Raquel Santos para ministrar a “Oficina Abayomi: Encontro precioso”. Na oficina virtual, a facilitadora ensina o público a fazer bonecas de pano com nós em retalhos, uma oportunidade lúdica para dialogar sobre afrodescendência e exercitar a criatividade.

No dia 17 de julho, será a vez do ator e músico Evan Teixeira apresentar o espetáculo virtual “O barquinho e o seu pescador”, a partir do qual convida o público a navegar na encenação de um poema repleto de teatro, música e gratidão pelas vidas do oceano. 

 

O Planetário Rubens de Azevedo lançará também, nos dias 21 e 22, também às 19h30, no seu canal, dois novos conteúdos da série “Viagem Sideral no Planetário”, que agora traz, em duas partes, episódios da série “Dois Pedacinhos de Vidro”. A partir de uma noite de observação astronômica, a atividade narra a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. São apresentados os diversos tipos de telescópios, a partir do funcionamento e da observação que cada um permite, sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo hoje. Também no dia 21, o Cinema do Dragão receberá a única programação presencial para a criançada. Seguindo todos os protocolos sanitários, o Cinema exibirá sessões do projeto “Cine Miau”, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, às 15h e 16h30.

 

Fechando a programação infantil, o Dragão das Crianças realizará, no dia 31 de julho, a partir das 17h, no Youtube do Dragão, a “Oficina de Origami”, ministrada por Lia Mota. 

 

Saiba mais: http://www.dragaodomar.org.br/