Nota de Pesar – Sérgio Pinheiro

17 de maio de 2021 - 17:09 #

 

É com grande pesar que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) recebe, nesta segunda-feira, 17/5, a notícia de falecimento do pintor, desenhista, escultor e gravador Sérgio Pinheiro. 

 

Com obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, e tendo realizado exposições memoráveis em vários equipamentos culturais da Secult Ceará, como o Centro Dragão do Mar e Museu do Ceará, Sérgio Pinheiro era um artista que dialogava com arte contemporânea e vivenciava a cultura cearense em sua diversidade. 

 

Natural de Jaguaribe, Francisco Sérgio Sales Pinheiro iniciou sua carreira como pintor autodidata, até conhecer, no final de 1960, Zenon Barreto, um de seus principais incentivadores e professores. Estudou comunicação visual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e realizou sua primeira exposição individual em 1970, na Galeria Magrella, em Fortaleza. Entre 1979 e 1983, estudou na Universidade de Paris VIII, onde cursa licenciatura em artes plásticas e apresenta dissertação de mestrado sobre arte abstrata.

 

Em 2018, já de volta ao Ceará, Sérgio Pinheiro completava 50 anos de carreira, abrindo a exposição “Pinturação” no Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar. 

 

Apaixonado pela pintura, Sérgio inspirou muitos artistas cearenses e nos presenteou com sua obra criativa, colorida, intrigante e crítica. “A minha perseguição é querer a pintura. Eu gosto, eu olho, eu visito museus do mundo todo, estudo”, afirmara ao jornal O Povo em matéria de 2018. Que sua obra, seu carisma e seu estado de espírito sejam lembrados e revisitados pelos cearenses. 

 

A Secult Ceará expressa o seu sentimento, se solidarizando com os familiares, amigos e admiradores de Sérgio Pinheiro. 

 

Fortaleza, 17 de maio de 2021

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará