LEI ALDIR Blanc | Com a apoio da Secult Festival Flids de Artes Integradas dá protagonismo à arte e à lideratura LGBTQIA+

1 de abril de 2021 - 11:09

 

O FESTIVAL FLIDS DE ARTES INTEGRADAS é mais um evento FLIDS dando protagonismo à arte e à literatura LGBTQIA+. Apresentado pela impagável Deydianne Piaf, serão três dias de uma jornada artística incrível, com uma programação exclusiva e totalmente virtual, repleta de música, shows potentes, performances teatrais, humor, transformismo, leituras dramáticas e, claro, muita literatura celebrando a cultura da diversidade.

Quando? De sexta a domingo – dias 02, 03 e 04 de abril, a partir das 17h. Onde? No YouTube – canal FOR PRIDE. Com o lema: “LEIA UM LIVRO LGBTQIA+ – E AJUDE A FAZER UM ARCO-ÍRIS BEM FORTE PARA QUANDO ESSA TEMPESTADE PASSAR!” , o Festival traz shows de ícones LGBTs da música como DANIEL PEIXOTO, IQUEEN, MULHER BARBADA, LUÍZA NOBEL, JON OLIVEIRA, MULHERES DE PRETO e a queridinha entre público LGBTQIA+ quando o assunto é Forró da Antigas, a diva MONIQUE PESSOA.

O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. inciso III da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) – Secult Ceará – Apoio a Festivais Culturais.

A programação também vai contar com mais de 70 autorxs de todo país apresentando seus trabalhos e editoras parceiras dando descontos em seus livros por meio dos Cupons Flids. A direção geral do projeto é de PAULO VIANNA JR., FABIO NOBRE E MARCO BERANGER. O FESTIVAL FLIDS é uma realização da N3 PRODUÇÕES, do Instituto SETE SETAS e do COLETIVO FLIDS. A FLIDS também é EDITORA LGBTQIA+ e tem uma plataforma: WWW.FLIDS.ORG. Para não perder nada, o público já pode ir se inscrevendo no canal youtube.com/forpride E acompanhar nas redes sociais da Flids: @flidsoficial .

Durante o festival o público vai conhecer, por exemplo, uma editora que trabalha com quadrinhos LGBTQIA+ e vai anunciar em primeira mão o lançamento de uma franquia internacional de um herói bem famoso que vai sair do armário; O genial DANIEL PEIXOTO*, que já abriu shows de lendas como Prodigy, Bjork e The Cardigans, foi trilha de novela da Globo, elogiado por Justin Timberlake e tido como o novo David Bowie pelo jornal inglês The Guardian, e que estava sem fazer shows desde o começo da pandemia, volta aos palcos e vai lançar na FLIDS uma música com Silvero Pereira.

LUÍZA NOBEL*, com seu Baile Preto numa versão intimista para curtir de casa, é outro momento imperdível: em um repertório negro, arranjos swingados, sonoridades da black music, soul, afoxé e maracatu trazem alegria e diversão junto com ritmos historicamente desenvolvidos por culturas da diáspora africana.
Na programação, a socióloga ROSANA RODRIGUES* entrevista HANNA KORICH, cineasta paulista pioneira em editar livros de temática lésbica no Brasil. Hanna também é grande pesquisadora sobre o universo de Cassandra Rios, uma das mais importantes e populares escritoras lésbicas brasileiras, que vendeu milhares de livros até ter sua carreira tolhida pela ditadura militar no Brasil.

Outra participação marcante é a do ator RICARDO TABOSA* – O ator faz performances dramáticas baseadas em contos de Émerson Maranhão e ressalta mais essa faceta desse cineasta e jornalista pioneiro no ativismo LGBTQIA+ no Nordeste: sua bela escrita de ficção.
O músico JON OLIVEIRA* também é outro que certamente vai arrebatar o público na Flids, com uma das vozes mais consistentes da nova geração do Ceará, Jon passeia por clássicos da MPB com seu toque blueseiro ao violão, é um show pra cantar junto do começo ao fim aquelas canções que amamos e precisamos neste momento. Ao final, Jon também faz bonito apresentando seu trabalho autoral. Na condução dos três dias de festival, DEYDIANNE PIAF * é um espetáculo à parte, o público vai se divertir muito com o carisma dessa apresentadora única.

E, na programação da Flids, Deydi também estará na mostra montação, com esquetes de humor impagáveis. *Para colher depoimentos , sonoras ou entrevistar qualquer um desses nomes sobre a participação deles na FLIDS é só entrar em contato com: Charlony – 85 98663-4341 Gerlyara – 85 99973-3808 E não para por aí! o FESTIVAL FLIDS DE ARTES INTEGRADAS tem muito mais atrações, diversões e emoções. Principalmente, tem uma mensagem de afeto e esperança para esses tempos difíceis. Por isso, não deixe de participar desse grande abraço virtual!

SOBRE A FLIDS

A FLIDS, FESTA LITERÁRIA DA DIVERSIDADE SEXUAL, teve sua primeira edição física em 2019, na Praia de Iracema, em Fortaleza, consagrando-se como um marco pioneiro na agenda cultural da cidade, ao trazer pela primeira vez ao Ceará diversos expoentes nacionais, tanto para palestras – como JOÃO SILVÉRIO TREVISAN como para shows inéditos como o de MONIQUE KESSOUS; marcou também por ser uma das primeiras festas literárias do país a reunir diversas linguagens artísticas em torno da literatura LGBTQIA+, e não ao contrário, como costuma acontecer. Na FLIDS a literatura está em primeiro plano, embora todas as artes integrem essa celebração, afinal, todas bebem da tradição literária. Como a pandemia impediu a reedição presencial da festa até aqui, o COLETIVO FLIDS não só adaptou o evento para o formato virtual como achou mais cuidadoso realizá-lo em duas etapas: haverá a parte de shows e performances neste FESTIVAL FLIDS DE ARTES INTEGRADAS e – em junho – será realizada a parte de seminário e feira de livros. Tudo para, com a devida proteção de todes, não deixarmos de estar juntos fortalecendo nossos laços e nossa mensagem de amor, arte e esperança por um mundo mais saudável de corpos e de mentes.

RESUMO:

FESTIVAL FLIDS DE ARTES INTEGRADAS: FOCO: MOSTRA DE ARTE E LITERATURA LGBTQIA+ ATRAÇÕES: DANIEL PEIXOTO LUIZA NOBEL JON OLIVEIRA I QUEEN RICARDO TABOSA MULHERES DE PRETO GRUPO MONTAÇÃO – NUMA MOSTRA DE DIVERSOS TRABALHOS DIVERSAS EDITORAS DANDO DESCONTOS – MAIS DE 60 AUTORES E AUTORAS DE TODO BRASIL., VC VAI CONHECER GENTE MUITO BACANA QUE ESTÁ ESCREVENDO HISTÓRIAS COM PROTAGONISMOS LGBTS. DIAS 02, 03 e 04 DE ABRIL – 17h NO YOUTUBE – CANAL FOR PRIDE.

RESPONSÁVEIS:
PAULO VIANNA JR.
FABIO NOBRE –
ADAIL FERREIRA –