LEI ALDIR BLANC CE / VI Mostra Itinerante Livre de Cinema – O Cinema do Novo Mundo tem programação On-line até 30 de março

26 de março de 2021 - 14:51

 

ALDIR BLANC CE / VI MOSTRA ITINERANTE LIVRE DE CINEMA -O CINEMA DO NOVO MUNDO TEM PROGRAMAÇÃO ONLINE ATÉ DIA 30 DE MARÇO

 

Projeto apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, a VI Mostra Itinerante Livre de Cinema: O Cinema do Novo Mundo, uma realização do Coletivo Entre Olhos, segue com inscrições abertas até 30 de março. 

 

Iniciada em 20 de Março, seguindo até dia 30 com exibições de filmes, lives, debates, premiações e lançamento de filmes produzidos nos ciclos formativos das edições da MILC, a Mostra contou com mais de 300 filmes inscritos de todo o território nacional, e acontece  dividida em duas categorias de exibição a nacional e a estadual (cearense). Assim como ocorreu na edição anterior e, diferente de nossa tradição com sessões itinerantes, realizando projeções nas ruas, becos, praças, comunidades e aldeias do estado do Ceará, a VI MILC ocorrerá de forma virtual. Toda programação acontece através do canal do Youtube do Coletivo Entre Olhos (youtube/entreolhos). 

 

Em sua VI edição, a MILC passará a ser estruturada por duas mostras, a “Mostra Ceará”, composta por filmes em curta-metragem cearenses, e a “Mostra Nacional”, formada por filmes em curta-metragem produzidos em todos os estados brasileiros, exceto no Ceará. Além desta novidade, Irá somar-se às premiações de “Melhor Filme na Categoria Cearense”, “Melhor Filme na Categoria Nacional” e “Prêmio do Júri Popular”, uma nova categoria, a “Periferia do Futuro”, onde o vencedor de cada categoria levará para casa o “Troféu Boneca de Pano”, que faz referência ao Museu Boneca de Pano, um importante espaço para a difusão artística e da memória cultural da prática artesanal da produção das bonecas, ficando localizado no Planalto do Pici, bairro da periferia da cidade de Fortaleza/CE.

 

Os troféus, são produzidos por Liduina Rodrigues, diretora e fundadora do Museu da Boneca de Pano.

 

 HISTÓRICO DE PRODUÇÃO 

 

A MILC é uma realização do coletivo Entre Olhos e acontece de forma anual desde o ano de 2015. Ao longo dos anos, a mostra progressivamente desenvolveu um formato próprio de circulação e fomento ao audiovisual local em contato com outros espaços de circulação e produção audiovisual que se espalham pelas periferias da cidades do Brasil. O primeiro percurso da MILC aconteceu através da iniciativa organizada em 2015, de forma independente, o entre olhos circulou por regiões interioranas do Ceará e periferias da cidade de Fortaleza.
“De la pra cá, a mostra só cresceu. Em quesito de estrutura de produção,financiamento e, mais expressivamente, na adesão dos realizadores e realizadoras no território do Brasil. E o que atesta isso é a própria história da mostra, que no primeiro ano nasceu quase de forma espontânea, hoje, ela já circulou mais de 100 títulos em curta metragem e teve em milhares de inscritos.” (Erick Sousa, Coordenador de Produção) 

 

[][][][][][] SOBRE A CURADORIA [][][][]

A Curadoria da mostra se propõe enquanto espaço compartilhado entre sujeitos criadores do audiovisual no Nordeste. Este ano Felipe dos Santos, curador e realizador audiovisual do estado de Pernambuco, faz a coordenação da Curadoria. Somando à Alê Silva, membro dos grupos Gueto Queen e Selo do Século, e Bárbara Moura, realizadora audiovisual e multiartista, ambas da Cidade de Fortaleza. A curadoria indica uma lista de 20 filmes em curta-metragem que são divididos em duas categoria de prêmiação.
A equipe pondera entre o crivo artístico e impacto político das obras, sendo um momento, também de diagnóstico das obras audiovisuais periféricas produzidas no território nacional. 

 

[][][][][] OS ESPAÇOS FORMATIVOS[][][][][]

Uma característica da mostra é a articulação de espaços formativos com jovens e crianças para a produção audiovisual. Desenvolvendo de modo prático reflexões sobre a acessibilidade da produção audiovisual em espaços com crianças e jovens. As oficinas são desenvolvidas de modo a promover o acesso à produção audiovisual e na edição de 2021 a mostra produziu um ciclo de 20 horas de oficina de produção audiovisual, os momentos foram facilitado por Rafael Parente, educador de Audiovisual do Ceará.
As oficinas contaram com a participação de jovens de cidades do Ceará como Redenção, Pacatuba e Fortaleza, além de participantes da cidade de Recife.  Uma metodologia própria foi aplicada ao longo dos quatro primeiros anos de mostra que ficaram afetadas com contexto pandêmico. As oficinas de “Produção Audiovisual” aconteceram de modo online entre os dias 05 e 10 de Março de 2021 em plataforma de reuniões online. As participantes realizaram conjuntamente um vídeo-curta que será lançado ainda na programação da 6ª MILC: O Cinema do Novo Mundo. 

A mostra ainda realiza rodas de conversa com curadores e realizadores participantes do evento.

 

[][][] FICHA TÉCNICA [][][][]

 

Produção: Coletivo Entre Olhos

Coordenação de Produção: Erick Sousa

Produção Executiva: Karoline Nunes

Coordenação de Comunicação: Armando Barbosa

Coordenação de Programação: Carlos Enrique

Coordenação de Curadoria: Felipe dos Santos

Equipe de Curadoria: Bárbara Moura e Alê Silva

Equipe de Comunicação: Ana Larissa, Isadora Santos, Douglas Pereira

Designer: Davi Oliveira

Apresentação: Amanda Brasileiro

Técnico de Live: Daniel Valentim

Oficineiro: Rafael Parente