ARTIGO || Confira o Artigo “Cultura é Abraço” do Secretário Fabiano Piúba, publicado hoje (26/3), no Jornal O POVO

26 de março de 2021 - 10:26

CULTURA É ABRAÇO

Cultura é cultivo. Requer tempo para plantar, regar e colher suas folhas, flores e frutos. Portanto, é tempo e cuidado. Atravessar a vida e cuidar de si e do outro, porque só existe cultura no plural, na nossa relação com as outras pessoas, com a vida em sociedade e com a natureza.

Cultura é solidariedade. Um saber comunitário. Espírito solidário de pertencimento e de identidades de um povo e lugar. O compartilhamento das artes e ofícios, dos saberes e fazeres como bens comuns, entre todos e para todos. Assim, toda economia da cultura é uma economia solidária, porque transforma vidas e realidades.

Cultura é riqueza. E, por gerar riqueza, combate todas as formas de pobreza. A pobreza material, porque gera economia, trabalho e cidadania. A pobreza da ignorância, porque gera conhecimento. A pobreza de espírito, porque gera a força vital da diversidade humana. A pobreza moral, porque gera os sensos ético e estético para o exercício da democracia e da livre expressão. Cultura é riqueza porque, promove envolvimento e desenvolvimento.

Cultura é civilização. Não no sentido de superioridade, mas como contraponto à barbárie. Como construção de sociedades ancoradas nos direitos humanos e nos valores da autonomia, solidariedade, diversidade, racionalidade, ciência, educação, cidadania e democracia. Elementos vitais no combate ao cio da cadela do nazifascismo que agora late escancaradamente nas esquinas.

Cultura é abraço. Uma expressão de enlace que ocorre através do encontro, do diálogo, da escuta e da atenção. Cultura é comunhão entre povos em sua diversidade étnica, territorial, de gênero e de expressões. Sendo abraço, é acolhimento e cuidado. Por isso que a cultura e as artes promovem saúde e bem-estar social.

Cultura é esperança. Ela nos anima para o futuro. A cultura nos dá força para atravessar os tempos bons e os tempos ruins sem perder a confiança no destino e a crença no futuro. Nessa travessia, cultura é a alma de um povo, ela nos comove por dentro para mover a esperança e a construção de um mundo melhor. Tornando-nos mais resilientes para atravessar e reinventar o mundo porque só a arte resiste à morte.

Fabiano dos Santos Piúba

Doutor em Educação. Mestre em História. Historiador, Professor e Escritor. Secretário da Cultura do Estado do Ceará.