CCBJ |De 22 a 28 MARÇO ocorre a Mostra das Artes do CCBJ Virtual e Ressignifica-se com a Progtamação “Mostra pela Vida”

22 de março de 2021 - 09:35

VEM AÍ DE 22 a 28 MARÇO: A MOSTRA DAS ARTES DO CCBJ SE ADAPTA AO VIRTUAL E RESSIGNIFICA-SE COM A PROGRAMAÇÃO “MOSTRA PELA VIDA”

 

CCBJ apresenta Mostra pela Vida: o maior evento do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), agora em formato on-line, gratuito, com tradução para libras, disponíveis para o público de todas as idades! Acessibilidade, cultura, arte, direitos humanos e muita celebração à vida, reunidas numa programação disponível nas plataformas virtuais  do CCBJ (site e redes sociais). Para saber mais sobre as atrações da Semana da Mostra Pela Vida, aponte a câmera do celular para o QRCode, na arte e conheça a programação:

 

Todos os anos o Centro Cultural Bom Jardim CCBJ realiza a Mostra das Artes, um grande evento, uma festa, que após um ciclo de ações, são convidados alunos/as, artistas, professores/as, a comunidade local e todos os/as envolvidos/as nas ações promovidas pelo equipamento, para prestigiar os trabalhos produzidos nos processos de formação artística, os resultados das pesquisas, vivências, assim como uma programação artística de alto nível com sua diversidade e amplitude na importância e valorização da cultura dentro do território do grande Bom Jardim, de forma aberta e gratuita.

 

A Mostra das Artes, em 2021, se torna Mostra pela Vida. Em um momento em que o CCBJ  precisou mudar e adaptar as ações e atividades promovidas para os novos hábitos e rotinas do momento pandêmico vivenciado por todos atualmente. Dessa forma, ressignificando as nossas ações, a Mostra pela Vida traz como referência a diversidade da vida. A resistência. 

 

O evento mostra como nos fortalecemos com as ações desenvolvidas nesse processo de pandemia, dando importância a vida, a saúde,  permitindo que todos estejamos juntos/as, mesmo que distantes fisicamente, trazendo uma programação diversa nas manifestações de dança, teatro, música, audiovisual, cultura digital e demais múltiplas linguagens, tudo acontecendo dentro da nossa nova realidade: totalmente virtual. O site ccbj.org.br apresenta todas as novidades deste grande encontro pela vida, as redes sociais Instagram, Facebook e Youtube reproduzem as chamadas para as atrações, além da divulgação de estreias e conteúdos exclusivos. 

 

Onde acontece a Mostra pela Vida: 22 a 28 de março de 2021

http://www.ccbj.org.br

http://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

http://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

A proposta da Mostra Pela Vida

 

Uma grande celebração à vida, que após um ciclo de ações, são convidados(as) alunos(as), artistas, professores(as), a comunidade local do Grande Bom Jardim (GBJ) e todos(as) os(as) envolvidos(as) nas ações promovidas pelo equipamento, para prestigiar os trabalhos produzidos nos processos de formação artística. São resultados de pesquisas, vivências e experiências, assim como uma programação artística de alto nível, com nomes de projeção nacional e uma ampla programação com atrações que valorizam a cultura produzida do território do GBJ e do nosso Ceará. 

 

A Mostra das Artes em 2021, se torna Mostra pela Vida. Trazendo esse ano a reflexão de como agimos diante das vidas que nos cercam, diante das dificuldades apresentadas pelo contexto pandêmico, como nos reinventamos, como estes corpos fortes e potentes (alunos/as, professores/as, artistas e profissionais) se ressignificam e se transformam, exaltando, poeticamente, todas essas vidas na arte e na cultura. O evento mostra como o CCBJ vem se fortalecendo com as ações desenvolvidas nesse processo de pandemia, dando importância à vida, à saúde,  permitindo que todos(as) estejamos juntos(as), mesmo que distantes fisicamente. 

 

Programação CCBJ Mostra pela Vida

 

Para a programação deste ano, o CCBJ busca destacar os diálogos em torno de direitos humanos, pautas LGBTQIA+, fomento da cultura negra, combate ao racismo e violência, Direitos Humanos e saúde mental. Assim, o CCBJ lança uma proposta diversa, fortalecendo movimentos, mostrando as potências que pulsam mesmo em meio a todo cenário caótico em que a pandemia nos colocou. 

 

O objetivo da Mostra Pela Vida é mostrar, de forma on-line, as produções dos alunos da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) nas mais diversas linguagens, bem como os talentos da cena cultural do território do Grande Bom Jardim e da cidade de Fortaleza. A programação semanal reúne rodas de conversas temáticas através da plataforma google meet, com direito a certificação gratuita. As rodas de encontro serão disponibilizadas no Youtube CCBJ, no dia seguinte das realizações pelo meet. Além disso, a programação apresenta espetáculos e produções estreias e transmissões, ao vivo, durante toda a semana de 22 a 28 de março. 

 

Posicione o celular e acesse a programação semanal Mostra pela Vida:

 

LINKS PARA ACESSO ÀS MESAS DE DIÁLOGO, VIVÊNCIAS NO GOOGLE MEET E ESPETÁCULO NO ZOOM

 

Mesa 1 – Impactos da Covid 19 em comunidades mais vulneráveis…

Link: meet.google.com/doq-edqa-kgk

 

Mesa 2 – Transmídia, corpos e diversidades nas artes 

Link: meet.google.com/ixn-ioub-tzj

 

Mesa 3 – Produção artística na periferia em tempos de pandemia

Link: meet.google.com/esu-zvxp-kgj

 

Mesa 4 – Arte e acessibilidade: Produção, dramaturgia e conceito estético

Link: meet.google.com/fpu-fjtb-hni

 

MEET (VIVÊNCIAS)

OBS.: Links não estão liberados para circular, exceto da vivência 3 a confirmar. As vivências 1 e 2 tem limite de capacidade para a atividade restrita aos inscritos.

 

Vivência 1 – Uma pausa para o autocuidado (Capacidade para 15 pessoas)

Link: meet.google.com/ror-hrqh-hew

 

Vivência 2 – CORTE, uma experiência de interpretação entre linguagens (Capacidade para 20 pessoas)

Link: meet.google.com/sqz-hjas-yad

 

Vivência 3 – Vivências teatrais para as crianças (Capacidade para 12 pessoas)

Link: meet.google.com/qzs-yvvc-fhc

 

ZOOM 

Espetáculo Invisíveis 

Link: (EM BREVE)

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA MOSTRA PELA VIDA

 

DIA 22/03- SEGUNDA-FEIRA

 

MOSTRA PELA VIDA – VÍDEO INSTITUCIONAL “CCBJ: ANOS DE HISTÓRIA”

FORMATO: ESTREIA

HORÁRIO: 14H

RELEASE: No primeiro dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ inicia o evento apresentando o vídeo “CCBJ: Anos de História”, que conta um pouco sobre a importância do Centro Cultural Bom Jardim dentro da comunidade, qual seu propósito para quem faz parte do equipamento, seja como funcionário, prestador de serviço ou usuário dos serviços oferecidos. O vídeo estreia às 14h no canal do CCBJ no YouTube.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

Prioridade com libras.

 

III SEMANA LITERÁRIA – LANÇAMENTO  BIBLIOTECA DIGITAL CCBJ

FORMATO: FLYER REDES SOCIAIS ARRASTA PRA CIMA NOS STORIES E LINK NA BIO

HORÁRIO: 14H30

RELEASE: Dando início a III Semana Literária da Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim, trazemos para as nossas redes sociais um lançamento: nesta segunda-feira, lançamos a  Biblioteca Digital do CCBJ. Nela, é possível encontrar E-books e Audiolivros em parceria com a Tocalivros e o Programa Recode, tudo aberto ao público geral e gratuito por um ano.

Para aproveitar os conteúdos disponíveis na Biblioteca Virtual CCBJ é necessário realizar um cadastro no site. É só seguir o passo a passo disponível na plataforma para formalizar seu vínculo com a Biblioteca CCBJ. O usuário poderá fazer até 5 empréstimos de livros por dia. Para realizar seu cadastro e conferir o acervo, acesse: https://biblioteca-grande-bom-jardim.tocalivros.com/

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Arte da III Semana Literária/ flyer com nome do programa, vai  pro carrossel da programação e com link para acesso na bio e nos stories. Carrossel:

  1. Em parceria com a Recode e a Tocalivros lançamos um presentão para começar a III Semana Literária, a Biblioteca Digital do CCGBJ de E-books e Audiolivros totalmente gratuita!
  2. Acompanha o passo a passo para você que quer ler e ouvir livros: 1º Acesse: https://biblioteca-grande-bom-jardim.tocalivros.com/ 2º Clique em “Cadastre-se” 3º Preencha com seus dados pessoais para criar sua conta: e-mail, nome, data de nascimento, cpf, endereço e senha. 4º Clique em enviar e espere a Biblioteca ativar sua conta! 5° Quando a Biblioteca te avisar por e-mail que sua conta está ativa, você já pode se logar e aproveitar para ler e ouvir os livros da Tocalivros.

(Se necessário, pode distribuir essas informações em mais cards) 

  1. São mais de 6.500 livros, entre ebooks e audiolivros. Se interessou?! Dá para se cadastrar pelo link no computador, celular ou tablet e ter acesso a nossa Biblioteca Digital Gratuita! O link estar na bio! Você vai poder pegar emprestado até 5 livros por dia e tem 15 dias para devolver! Para maiores informações: biblioccbj@gmail.com

(Se necessário, pode distribuir essas informações em mais cards) 

Carrossel do dia – postagem no feed

Material na pasta 

https://drive.google.com/drive/folders/1iqCO23uIyol1f-KFRrtFI22CjmPyu77W 

 

MOSTRA PELA VIDA – CARTA FÓRUM DE CULTURA DO GRANDE BOM JARDIM

FORMATO: PIBLICAÇÃO NO SITE

HORÁRIO: 15H

RELEASE: Em mais uma estreia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta uma carta composto pelo Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim. Nele, o grupo apresenta uma carta, na qual fala pouco sobre os processos do Fórum de Cultura e o seu relacionamento com o Centro Cultural Bom Jardim. A carta será divulgada no link para o site. o vai ao ar às 15h no canal do CCBJ no YouTube.

Acesse: www.mostrapelavida.centroculturalbomjardim.org.br/

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – COLETIVO MULHERIL APRESENTA “TRAVESSIA MULHERIL”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 17H

Release: Ainda na programação da Mostra Pela Vida, o CCBJ convida o Coletivo Mulheril (@coletiva.mulheril) para apresentar o espetáculo “Travessia Mulheril”, no canal do CCBJ no YouTube. O projeto foi fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. 

O grupo, composto por Ana Carolina Mandu (@aa_mandu), Francisca Firina (@firiina), Lara Xerez Peixoto Ferreira (@lara.xerez) e Tulipa Magalhães (@tulipa_magalhaes_), idealizou o projeto “Quantos silêncios compõem um corpo de guerra?”, contemplado com o Edital 20/21 do Laboratório de Pesquisa em Dança do Centro Cultural Bom Jardim. 

Sinopse: De sempre, a língua prescreve as relações afetivas, poéticas e políticas. A língua informa. Terminologias que muito dizem de quem é normal e de quem pode representar a verdadeira “condição humana”. Buscamos descentralizar a narrativa violenta de silenciamento imposta em nossas peles e de nossas ancestrais, reencontrando a nós mesmas por meio do movimento, incentivando e acolhendo a multiplicidade espontânea de cada corpa, a fim, não de criar algo concreto, mas sim de capturar momentos de ressignificação de nossas corpas e de quem somos. A investigação dessas narrativas desviantes é importante para a manutenção de nossa memória enquanto pova que historicamente teve sua imagem distorcida pelo olhar do colonizador.

Sobre o coletivo:  MULHERIL conjunto de mulheres múltiplas numa retomada de consciência e afirmação. É uma expressão anticolonial que permite a criação de novas linguagens. É a fé no útero do mundo. A Coletiva nasce da encontra entre quatra pretindias embarcadas na pesquisa “Quantos silêncios compõem as corpas de guerra?”, pergunta gestadora da investigação dos silenciamentos corporais e das retomadas dos silêncios de cicatrização e cura. Rompendo com as couraças da estrutura colonial, buscamos, nos limites das linguagens artísticas, bombas e flores para a construção das corpas-combate: Imorais afrontosas e sagradas.  Saudamos as mulheres que nos antecedem e abrem as encruzilhadas existenciais para nós.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

com legenda

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – PROGRAMA DE CULTURA DIGITAL APRESENTA LIVE “MEIO AMBIENTE E PLANTAS MEDICINAIS: SAÚDE COMO DIREITO” 

FORMATO: TRANSMISSÃO AO VIVO YOUTUBE CCBJ

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Dando continuidade à programação do dia, o Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) apresenta nesta segunda-feira a live “Meio Ambiente e Plantas Medicinais: Saúde como Direito”. A troca de saberes tem origem no curso de mesmo nome, que foi ofertado pela Escola de Cultura e Artes do CCBJ entre os meses de novembro e dezembro de 2020.  Os convidados são Cacique Francisca Kariri, da Comunidade Indígena Kariri Serra Grande, Queimada Nova (PI), Pajé Vitor Tabajara – Canto da Várzea, Piripiri (PI), Ana Catarina Pereira, Jardim Jatobá, Fortaleza (CE), Silvia Irene Valentim, Conjunto Ceará,  Fortaleza (CE). A live acontece às 18h no canal do CCBJ no YouTube.

 

O momento será conduzido pela professora Osarina Lima e por estudantes participantes da turma do curso. A ação propõe apresentar à comunidade um pouco do que foi estudado durante o curso sobre os conceitos de Saúde e Bem Viver, a partir do diálogo de saberes das comunidades urbanas, camponesas e indígenas. Será apresentado também o Inventário de Plantas Medicinais, publicação que foi tecida durante o curso, fruto do conhecimento popular e da troca de experiências entre os sujeitos participantes do curso. Acesse o inventário de plantas medicinais em: http://bit.ly/CursoMeioAmbientePlantasMedicinais 

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – CURSO BÁSICO DE TEATRO APRESENTA “MASCARAZINHA VERMELHA”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 19H

RELEASE: Dentro da programação da Semana da Mostra Pela Vida, o Programa da Escola de Teatro com a turma do CCBJ trouxe sua contribuição: em metodologias ativas no cenário de Isolamento social, o Curso Básico de Teatro veio trazer à jovens e adultos o Fazer Teatral em uma nova perspectiva: o encontro virtual. O Teatro “a arte do encontro” foi desafiador, contudo o resultado da esquete é a comprovação de que é possível. O vídeo vai ao ar no canal do CCBJ no YouTube, às 19h.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

Material: https://www.youtube.com/watch?v=2P3KLKmqjPo

FICHA TÉCNICA: OFICINA BÁSICA DE TEATRO / TURMA – 2020 /ALUNOS: Ana Kezia Moura Medeiros/ Israel da Costa Campos/ Layane Costa de Almeida/ Lívia Raquel da Silva Oliveira/ Magnum Cesar Matos Cavalcante/ Maria Gleiciane Silva Damasceno/ Raquel Vieira de Sousa /PRODUÇÃO: CIA VIV’ARTE/ SUPERVISÃO VISUAL Allan Diniz

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO CULTURAL: LABORAL CREW APRESENTA O ESPETÁCULO DE DANÇA “LAR”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 20H

Release: Fechando a programação do primeiro dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ convida o grupo Laboral Crew (@laboralcrew), apresentando o espetáculo de dança “LAR”, às 20h no canal do CCBJ no YouTube. O espetáculo trata-se de uma abordagem contemporânea sobre os fatos pessoais de  cada intérprete, gerando novas formas aos corpos urbanos, atravessados por suas  crises, expondo através da utilização de peças de roupas questões sobre o ambiente  familiar. 

Sinopse:  O trabalho se constitui sobre pesquisas de movimentos corporais com a utilização de  peças de roupas buscando transpor a vivência de cada corpo em seu ambiente  familiar para a cena. LAR traz para a cena as inquietações provocadas por questões  que cercam o ambiente familiar dos intérpretes-criadores, os quais expõem fatos  recorrentes de suas vidas através de um jogo de composição entre seus corpos e as  diversas roupas, tornando dessa relação mote para memórias e ação. 

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

COM LEGENDA

 

DIA 23/03- TERÇA-FEIRA

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – PROGRAMA DA ESCOLA DE TEATRO APRESENTA “JANELAS VIRTUAIS ABREM POSSIBILIDADES DE MUNDO”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 14H

RELEASE: Iniciando a programação do segundo dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ trouxe o Programa da Escola de Teatro da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) apresentando os vídeos “Janelas virtuais abrem possibilidades de mundo”, uma vídeo-performance  com as crianças do curso teatro e infância, em que memórias, narrativas e corporalidades brincam na espacialidade virtual, na busca por estratégias inventivas para provocar afetividades e encontros no contexto de isolamento provocado pela pandemia. Vídeo em processo.

. O vídeo estreia às 14h no canal do CCBJ no YouTube.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

III SEMANA LITERÁRIA – BETE PACHECO APRESENTA ‘HISTÓRIAS QUE HABITAM EM MIM’

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 15H

RELEASE: No segundo dia da III Semana Literária da Biblioteca CCBJ, convidamos Bete Pacheco (@bete.pacheco01) para apresentar a leitura da poesia “Histórias que habitam em mim”. O vídeo vai ao ar às 15h no canal do CCBJ no YouTube.

Sinopse: Histórias que habitam em mim é uma construção autoral composta de três narrativas que têm como pano de fundo o cenário da região do Cariri. Na sessão de contos, apresentamos uma lenda sobre o mito fundador desse lugar, passeamos pelo fio condutor da narrativa, trazendo a beleza da artesania de um objeto bem emblemático da região “o chocalho”, com sua poética e potência, finalizando com a bela história de uma figura muito conhecida o Príncipe Ribamar, um sonhador que se enamorou da Monalisa de Da Vinci. Sinta-se convidado a participar dessa sessão de contos em formato virtual ou presencial, conhecendo os encantos de um lugar sagrado para o seu povo.

 

MOSTRA PELA VIDA – MESA: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID 19 EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS E AÇÕES COMUNITÁRIAS DE SOLIDARIEDADE NO CEARÁ

FORMATO: GOOGLE MEET

HORÁRIO: 16H

RELEASE: A programação de mesas de discussão da Semana da Mostra Pela Vida inicia com a mesa “Impactos da pandemia da Covid-19 em comunidades vulneráveis e ações comunitárias de solidariedade no Ceará”. O bate-papo acontece através do Google Meet, às 16h. A mesa contará com a participação de Adriano Almeida (@adrianopaulinodealmeida), Gleiciany Queiroz (@gleiciane_queiroz), Sharon Dias (@sharondias_sd), mediado por Ingrid Rabelo.

Sinopse: Os convidados(as) dessa mesa vão abordar um dos recortes mais necessários dessa pandemia. As periferias, territórios de ausências, lideram os rankings de contágio e morte. Inúmeras famílias estão vivendo em situação de extrema pobreza, sem nenhuma fonte de renda, em situação de fome, sem acesso a recursos que possam garantir inclusive os cuidados básicos contra a covid-19, como máscaras e álcool gel. São muitos desafios, mas também vimos emergir inúmeras ações solidárias impulsionadas pela própria sociedade civil e movimentos comunitários, que tem feito uma enorme diferença na vida de centenas de famílias.

Adriano Almeida: articulador do Comitê Popular de Enfrentamento à covid-19 no GBJ, é associado ao CDVHS, membro da Rede DLIS (@rededlis) e do Conselho Gestor do Ponto de Memória GBJ. Defensor de direitos humanos, com foco no direito à cidade e à memória social. Espiritualista, reikiano, abiã. Bacharel em ciências sociais (2005) e mestre em linguística aplicada (2014), ambas pela UECE. Com experiências profissionais na área da mobilização social e metodologias participativas de planejamento e de controle social de políticas públicas urbanas, e pesquisa social participativa.

Gleiciany Queiroz: Agente territorial SerPonte (@serpontefortaleza) Fortaleza (Sabiaguaba), mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Sabiá, integrante do coletivo Sabiá, articuladora comunitária. 

Sharon Dias: cresceu em um conjunto habitacional na periferia da região metropolitana de Fortaleza, estudante da rede pública de ensino, formou-se em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), concluindo o Mestrado em 2013, com a linha de pesquisa em Geografia Urbana. Atualmente, Sharon é doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em cotutela com a University of Victoria, no Canadá. Recentemente, teve sua pesquisa de Doutorado sobre a relação entre Covid-19 e habitação premiada pela International Development Research Center (IDRC). 

Ingrid Rabelo: assistente social, moradora do Grande Bom Jardim, atua desde 2018 como assessora de juventudes do CDVHS, integrante do Fórum de Juventudes da Rede DLIS, brincante do Maracatu Nação Bom Jardim e do Grupo Invenções de Nova Canudos.

Inscriição: Link: Inscrições Mesas de Diálogos

Link: meet.google.com/doq-edqa-kgk

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA –  CURSO “RECICLANDO VIDAS ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE INCLUSIVA” DO PROGRAMA DE TEATRO DO CCBJ EXIBE PRODUTO FINAL

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 17H30

RELEASE: Continuando com a programação de estreias da Semana da Mostra Pela Vida, o Centro Cultural Bom Jardim traz o curso “Reciclando vidas através da sustentabilidade inclusiva”, do Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que apresentam um vídeo de encerramento. A professora Cristina e algumas de suas alunas das duas turmas do curso falam sobre suas relações com o artesanato, com o curso e expõem alguns produtos que fizeram durante as aulas. O vídeo estreia às 17h30 no canal do CCBJ no YouTube.

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – LIVE “RACISMO AMBIENTAL E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: UM OLHAR DESDE OS POVOS”

FORMATO: TRANSMISSÃO AO VIVO

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Continuando com a programação de lives da Semana da Mostra pela Vida, o CCBJ apresenta a live “Racismo ambiental e os conflitos socioambientais: um olhar desde os povos”. A transmissão acontece às 18h no canal do CCBJ no YouTube e terá como convidadas Ceiça Pitaguary, Cleomar Ribeiro e Saney Souza, importantes referências na busca por transformações sociais. O bate-papo será mediado por Rogéria Rodrigues, Coordenadora do Instituto Terramar. 

Sinopse: Em um contexto de pandemia em que há o agravamento das violações de direitos nos territórios originários,  tradicionais e urbanos, seremos brindados com as presenças de três mulheres  de luta: Ceiça Pitaguary, Cleomar Ribeiro e Saney Souza – importantes referências na busca por transformações sociais – para partilharem um pouco das suas vivências no enfrentamento e resistência frente aos conflitos socioambientais que perpassam suas gentes e seus territórios. O momento será potente para socialização, escuta e aprendizagens sobre injustiças e racismo ambientais. 

Mediadora: Rogéria Rodrigues socioambientalista, defensora de direitos humanos, pedagoga, pós graduada em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. 

Coordenadora geral das ações de campo do Instituto Terramar.

Ceiça Pitaguary: Liderança Indígena, Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará – FEPOINCE  e Assistente Técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR e Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena Pitaguary.

Cleomar Ribeiro: Cleomar Ribeiro Aracatiense,  mulher quilombola, pescadora e Presidente da Associação Quilombola do Cumbe.
Saney Souza: Mulher preta, poeta, pesquisadora militante, estudante de serviço social na UERJ, integrante da coletiva As Caboclas, da Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste e da Rede Carioca de Agricultura Urbana.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO CULTURAL – JOÃO PAULO LIMA APRESENTA O ESPETÁCULO DE DANÇA “N’OTRO CORPO”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 20H

RELEASE: Fechando a programação do segundo dia da Semana da Mostra Pela Vida, a programação cultural do evento convida João Paulo Lima para apresentar o espetáculo de dança “N’otro Corpo”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube, às 20h.

Sinopse: N’otro corpo é um ensaio das possibilidades de ser corpo. As cenas combinam um entrelaçar de movimentos e imagens que o dançarino dispara ao público: que corpo temos? Que corpo nos exigem ter?’

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

DIA 24/03 – QUARTA-FEIRA

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – DIA A: AÇÃO COMUNITÁRIA GBJ 

FORMATO: ESTREIA VIDEO

HORÁRIO: 14H

RELEASE: Iniciando a programação do terceiro dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta o vídeo “Dia A: Ação Comunitária GBJ”, que mostra a atuação de algumas Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim. O vídeo vai ao ar no canal do CCBJ no YouTube às 14h. 

Sinopse:  Agir, ajudar, amparar, ato de amar. Esse amor que é o cuidado, a preservação, a atitude dentro do território. São essas as bases essenciais do “Dia A: ação comunitária GBJ”. Uma ideia de compartilhar ações com a comunidade através de um vídeo poético. Ações em prol da comunidade; entrega de cestas básicas, sopas, kits de higiene, máscaras, álcool em gel, etc. Atitudes que fortalecem o acesso à cultura, a arte, a formação humana, promovem e garantem os direitos humanos no Grande Bom Jardim. Convidados: Associação Avivar ; 

AMBJ Unidas; Associação dos Moradores da Comunidade Marrocos; Associação Irmão Sol e Irmão Lua; Bloco do Zé Almir e Bom Jardim na Luta.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – “ARTE PELA VIDA – EPISÓDIO 1: ANCESTRALIDADE E GUERRILHA”

FORMATO: ESTREIA VIDEO

HORÁRIO: 17H

RELEASE: Compondo a programação de estreias da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o espetáculo “Arte pela vida – episódio 1: ancestralidade e guerrilha”, estreando no canal do CCBJ no YouTube, às 17h. O espetáculo conta com apresentações artísticas de materiais de dança, performance, música, artesanato e outras diversas produções culturais que foram realizadas pelos Agentes Criativos e Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

III SEMANA LITERÁRIA – BIBLIO E PODCAST TEM A VER? – BATE PAPO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO/A BIBLIOTECÁRIO/A.

FORMATO: LIVE

HORÁRIO: 17H

RELEASE: O terceiro dia da III Semana Literária da Biblioteca do CCBJ apresenta na sua programação uma comemoração especial: no dia 12 de março comemoramos o Dia do/a Bibliotecário/a! Em alusão a esta data, a Biblioteca do CCBJ vai bater um papo com três colegas da Biblioteconomia no programa ao vivo “Biblio e podcast tem a ver?”. O bate-papo acontece no canal do CCBJ no YouTube, às 18h.

Os convidados são Carlos Júnior, do podcast amazonense “Biblio o quê?”, Leonela Oliveira e Rômulo Benevides, ambos do podcast cearense “Além das Estantes”. Os temas conversados passarão pelas definições de um podcast; a presença de bibliotecários nas redes sociais, com foco no formato de podcast e os impactos desse formato na divulgação da Biblioteconomia.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Arte da III Semana Literária/ flyer com nome do programa, nome dos convidados, vai  pro carrossel da programação, confeccionar cartelas.  Sala de estreia do You Tube. (material na pasta da Comunicação)

 

MOSTRA PELA VIDA – MESA: “TRANSMÍDIA: CORPOS E DIVERSIDADE NAS ARTES”

FORMATO: VIA GOOGLE MEET

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Mais uma mesa para compor a programação da Semana da Mostra Pela Vida, a “Transmídia: corpos e diversidades nas artes” é uma mesa composta por artistas Travestis/Trans periféricas, que propõe apresentar através de vivências, as realidades enfrentadas para a produção e execução de seus trabalhos no período da pandemia. Será discutido sobre alternativas, ferramentas  e possibilidades  que potencializam o novo  fazer artístico, entendendo esse corpo Trans como arte e suas relações nos respectivos territórios. Participarão da mesa: Patrícia Dawson (@angel.history), Mutante Muriel (@mumutagem), Yara Canta (@yaracanta), com mediação de Stefany Mendes (@-stefany_mendes). O encontro inicia às 18h na plataforma Google Meet.

Stefany Mendes (mediação): , Travesti, periférica, Artista Multi-linguagem, atuante nas artes visuais com produção de figurinos, artes plásticas pintando quadros e trabalhos diversos, nas artes cênicas no teatro e no cinema, na literatura com seus poemas e composições de música com projetos em sua banda sendo vocalista. Produtora cultural, participa do Fórum Estadual LGBTQI+, é idealizadora/coordenadora do Coletivo LGBTQI+ “PoloTrans”.

Yara Canta: Yara Canta é uma artista cearense que passeia por diversas linguagens, tendo como um foco principal ser cantora e atriz. É formada em teatro pelo CPBT (Curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar), onde atuou no espetáculo Toró e atualmente integra o coletivo artístico Terra Prometida. Também é ativista pelos direitos das pessoas trans e negras. É Coordenadora Geral da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (ATRAC) e integrante do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras (Fonatrans).

Angel History: Angel History é cantora, compositora, produtora musical e criadora de conteúdo digital. Residente da Barra do Ceará, a artista começou na música em 2014 e já participou de inúmeros festivais, como o Corredor Cultural Benfica, Férias na PI e Festival de Música da Juventude — onde foi vice campeã. Em 2020, Angel lançou Eletric Goddess, primeiro single do projeto #ELAFAZTUDO, primeiro álbum de estúdio da artista, que deve ser lançado no segundo semestre de 2021. 

Muriel Cruz Phelipe (mumu): Muriel Cruz Phelipe (mumu) artista independente da sabiaguaba, artista “transmídia” passeia por várias linguagens artísticas. Na palhaçaria (divassoura broom), a palhaça diva, ma dança, fotografia e audiovisual na página @mumutagem fotografando e filmando os arredores de si mesma, investigando por meio de montagens em layouts. na música, investiga as variantes da música preta e lançou recentemente o single Formatei-me com @emiciomar.  A arte a tira do eixo terreno e a leva para outros lugares onde sua travestilidade a permite unir suas potências artísticas em um só ser, representando váries outres.

Inscriição: Link: Inscrições Mesas de Diálogos

Link: meet.google.com/ixn-ioub-tzj

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – TALK NARTE SHOW:  DIÁLOGO SOBRE AÇÕES QUE TRANSFORMAM O GBJ

FORMATO: LIVE

HORÁRIO: 19H

RELEASE: Fechando o terceiro dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta o “Talk NArTE Show: diálogo sobre ações que transformam o GBJ”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube, às 19h.

Um momento de bate-papo com convidades, Iniciativas Comunitárias e Agentes Criativos, falando sobre suas atuações no bairro, projetos desenvolvidos, além de reflexões sobre os direitos humanos no território do Grande Bom Jardim. Convidados: Associação De Catadores/As De Material Reciclável Do Bom Jardim; Rede Dlis: Lutas E Conquistas Populares; Casa Transformar; Rafaela Maia; Gabriely Machado e Andrezza Cristinne.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

DIA 25/03- QUINTA-FEIRA

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – CCBJ RESULTADOS DO CURSO BÁSICO EM AUDIOVISUAL DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES

FORMATO: FLYER

HORÁRIO: 14H

RELEASE: Compondo a programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ divulga a página do Extensivo em Audiovisual no Site do CCBJ. Lá, é possível encontrar fotos, relatos dos alunos, janela de projetos em desenvolvimento, link dos 4 filmes produzidos no curso, resultado de exercícios, mosaico de todos os professores, entre outras coisas Para conferir, acesse: 

 

MOSTRA PELA VIDA –  FORMAÇÃO EM PAUTA – “NÓS CONSEGUIMOS CONTINUAR”: VÍDEO DE ENCERRAMENTO DO CURSO BÁSICO DE DANÇA 

FORMATO: ESTREIA

HORÁRIO: 14H

RELEASE: Compondo as estreias de vídeos de finalização de cursos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, a Semana da Mostra Pela Vida apresenta o vídeo “Nós conseguimos continuar”, o vídeo de encerramento do Curso Básico de Dança. O vídeo estreia no canal do CCBJ no YouTube às 14h.Em tempos difíceis, as dores e angústias parecem ser maiores do que qualquer coisa, mas olhando umas para as outras e enchendo os nossos corações de amor, foi possível lembrar do quão importante é para nós dançar. 

Sinopse: Pela dança nos encontramos e pela dança ressignificamos a vida em um momento de pandemia, e hoje nós podemos reafirmar: conseguimos continuar! E que assim seja, na dança e na vida. Trabalho desenvolvido nas turmas de Formação Básica de Longa Duração em Dança (Turmas Infantil, Ciclo I e Ciclo II), sob supervisão e proposição das professoras Dorotéia Ferreira e Letícia Vasconcelos, montagem de vídeo de Dudu Oliveira.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – DOCUMENTÁRIO FAMÍLIAS: MULHERES AFETUOSAS

FORMATO: ESTREIA

HORÁRIO: 15H

RELEASE: No segundo dia de estreias na programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o documentário “Famílias: mulheres afetuosas”, estreando no canal do CCBJ no YouTube, às 15h. O documentário mostra um momento de socialização afetuosa através de um produto audiovisual do processo CCBJ/NArTE no atendimento/acompanhamento das famílias de crianças, adolescentes e jovens. O processo trabalha para a garantia do direito básico à segurança alimentar através da distribuição das cestas básicas, orientando e dando encaminhamentos às inúmeras demandas de vulnerabilidade social, instrumentalizando a transformação social cumprindo assim, a meta do Fundo Estadual de Combate à Pobreza-FECOP do Estado do Ceará.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – MESA: “PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PERIFERIA EM TEMPOS DE PANDEMIA”

FORMATO: VIA GOOGLE MEET

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Mais um mesa compõe a programação da Semana da Mostra pela Vida nesta quinta feira: a mesa “Produção artística na periferia em tempos de pandemia” conta com a participação de Altemar di Monteiro, Liana Cavalcante e com a mediação de Elissânia Oliveira e acontece na plataforma Google Meet, às 18h.

Em março de 2021, completou um ano que o cotidiano das pessoas no Brasil se alterou de formas inimagináveis. A pandemia pegou todos de surpresa e nos impulsionou a reinventar nosso jeito de viver e de fazer arte. A classe artística se desafiou a ocupar os espaços virtuais e chegar ao público a partir das telas dos smartphones, smart tvs e notebooks. Diante desse contexto, estamos promovendo essa roda de conversa para compreendermos como essa nova dinâmica adentrou nas produções artísticas e os grupos/coletivos das periferias, bem como esses grupos estão conseguindo cuidar da saúde mental dos integrantes e ao mesmo tempo criar em um cenário de crises, onde milhares de pessoas têm adoecido e morrido.

Elissânia Oliveira – Grupo Negragem (mediadora): Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora da rede de ensino do Estado do Ceará e Orientadora do Grupo Negragem. Desenvolve uma pesquisa sobre racismo no ambiente escolar através das piadas e brincadeiras racistas. Área de atuação e interesse: Questões étnico-raciais, Ensino de História, Ensino de Sociologia, Educação Antirracista, Teatro e Educação, práticas pedagógica de promoção ao orgulho racial.

Liana Cavalcante – Casa das Negas: Liana Cavalcante é atriz, bailarina, diretora, cantora e pesquisadora. Formada em Artes cênicas pelo IFCE, mestra interdisciplinar em humanidades pela Unilab, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a resistência cultural na periferia, a partir do bumba meu boi. Atua desde 2011 na periferia de Fortaleza, desenvolvendo uma atuação cultural engajada com as questões territoriais. Atua como artista no Coletivo yabas, é uma das coordenadoras da casa das negas, mobilizadora do coco das goiabeiras e integrante do fórum multilinguagens de artistes negres periferiques do ceará.

Altemar Di Monteiro –  Nóis de teatro: Encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro, doutorando em Artes da Cena pela UFMG. Pesquisa as relações entre corpo e cidade nas tessituras poéticas do Teatro de Rua Contemporâneo e seus atravessamentos periféricos e raciais.

Lais Eutália – barRRósas: Estudante de História pela Universidade Federal do Ceará. Escritora, poeta e dentre todas as coisas – vivedora. Ama os ventos de agosto e tem mão boa para plantas. Compõe a coletiva baRRósas e publicou a zine “um balaio só: 12 poemas”, em março de 2021. Além de diversas antologias pelas editoras Aliás e Mira da Janel.

Inscriição: Link: Inscrições Mesas de Diálogos

Link: meet.google.com/esu-zvxp-kgj

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – PROGRAMA DA ESCOLA DE TEATRO – EXTENSIVO DE TEATRO APRESENTA “COMO SE AINDA EXISTÍSSEMOS”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 18H30

RELEASE: Continuando com a programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o vídeo “Como se ainda existíssemos”, produzido para encerrar o curso Extensivo de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O vídeo estreia às 18h30 no canal do CCBJ no YouTube.

Sinopse: No presente, online, em quadros e telas, como se ainda existíssemos. O que tanto esperamos? Que vacina poderá nos salvar da descrença num mundo que cada vez mais mina nossas potências de vida? “É que a gente é metade, a gente sempre para na metade”. Com dramaturgia coletiva e composições com textos dos atores, além de Samuel Beckett, Sarah Kane e Miró da Muribeca, a segunda turma do Curso Extensivo em Teatro do Centro Cultural Bom Jardim apresenta o experimento cênico de conclusão do curso. Na busca inquieta de pensar sobre esperança, amor e morte a partir da relação fraturada que estabelecemos com o mundo contemporâneo, ”Como se ainda existíssemos” se pergunta onde, afinal de contas, encontraremos nossa ânsia de vida.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – “ARTE PELA VIDA – EPISÓDIO 2: VIDA PELA ARTE”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 19H

RELEASE: Compondo a programação de estreias da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o espetáculo “Arte pela vida – episódio 2: vida pela arte”, estreando no canal do CCBJ no YouTube, às 19h. O espetáculo conta com apresentações artísticas de materiais de dança, performance, música, artesanato e outras diversas produções culturais que foram realizadas pelos Agentes Criativos e Iniciativas Comunitárias.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

DIA 26/03- SEXTA-FEIRA

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – BRINCANDO E REUTILIZANDO 

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 14H 

RELEASE: Continuando com a programação especial da Semana da Mostra Pela Vida,  o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta nesta sexta-feira uma oficina de como fazer clave de malabares, com Rafael Lopes, fazendo referências ao Dia do Circo e sua importância na cena cultural. Será realizada uma brincadeira com garrafas PET para confeccionar as claves, incentivando a reutilização de materiais recicláveis. Depois é só brincar! O vídeo vai ao ar no canal do CCBJ no YouTube, às 14h.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ  

 

MOSTRA PELA VIDA – VIVÊNCIA: UMA PAUSA PARA O AUTOCUIDADO COM O MOVIMENTO DE SAÚDE MENTAL DO GRANDE BOM JARDIM

FORMATO: VIA GOOGLE MEET

HORÁRIO: 16H

RELEASE: Dentro da programação de Vivências da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta a vivência “Uma pausa para o autocuidado com o Movimento de Saúde Mental do Grande Bom Jardim”. A ação acontecerá através do Google Meet, com início às 16h. 

Sinopse: O momento atual em que a fadiga pandêmica, provocada pela  COVID – 19 e todo caos vivenciado no mundo, exige o fortalecimento da saúde física, mental, emocional, espiritual e social. “Uma pausa para o autocuidado”, é uma possibilidade de enfrentamento nesse tempo de tantos sofrimentos. Essa ação possibilita um suporte de autocuidado através de automassagem, meditação, yoga e relaxamento, que promove bem estar, liberação das tensões, numa perspectiva de promoção da qualidade de vida e da saúde mental. 

Link de Inscrição:  Vivência Uma pausa para o autocuidado

Link: meet.google.com/ror-hrqh-hew

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – “ARTE PELA VIDA – EPISÓDIO 3: SONHAR, PENSAR, AGIR”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 17H

RELEASE: Compondo a programação de estreias da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o espetáculo “Arte pela vida – episódio 3: sonhar, pensar, agir”, estreando no canal do CCBJ no YouTube, às 17h. O espetáculo conta com apresentações artísticas de materiais de dança, performance, música, artesanato e outras diversas produções culturais que foram realizadas pelos Agentes Criativos e Iniciativas Comunitárias.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

III SEMANA LITERÁRIA – BATE PAPO “CONVERSAS, CONTOS E CAFÉS” COM SIVIRINO DE CAJU SOBRE O ‘LIVRO DE RUA POESIA CIRCULAR.DOC’ E SILSA AGUIAR SOBRE O ‘CURSO DE ESCRITA CRIATIVA A PARTIR DE MEMES’ 
FORMATO: LIVE YOUTUBE CCBJ 

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Fechando a programação da  III Semana Literária, a Biblioteca CCBJ traz um bate-papo ao vivo de pré-lançamento, com dois convidados especiais que apresentarão os percursos e processos criativos dos seus trabalhos: Sivirino de Caju, com o bate-papo “Conversas, contos e cafés” sobre o seu livro “Poesia Circular.Doc”(mais informações sobre a obra na atração do evento que foi ao ar na quinta-feira) e Silsa Aguiar (@silsaaguiar), falando um pouco sobre os processos do curso “Escrita criativa a partir de memes”.  A live acontece no canal do CCBJ no YouTube, às 18h. O bate-papo contará com a mediação de das bibliotecárias do CCBJ: Jéssica Sousa e Amanda Ribeiro.

Silvio Marcos Mota, (Sivirino de Caju): Nascido em Mutambeiras, sertão norte do Ceará, entre o mar de Acaraú e a serra da Meruoca, 43 anos, realizador e produtor cultural, atua em linguagens diversas. Fez o curso de Cinema e vídeo na Casa Amarela (UFC); Oficina de Cineclubismo (Escola de Audiovisual de Fortaleza – NPD); Assistência de Direção (Escola de Audiovisual de Fortaleza – NPD); Direção de Arte (I Festival For Rainbow); Edição Final Cut (Escola de Audiovisual de Fortaleza – NPD); Música (UECE ) incompleto; Autor e organizador do Livro de Rua – Poesia Circular.

Silsa Aguiar: é pedagoga, especialista em Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Letróloga – Português – em formação pela Universidade Federal do Ceará. É gestora de Produção Cultural, pesquisadora (Projeto aprovado na Lei Aldir Blanc 2020 – Edital: Cidadania Cultural e Diversidade – SECRETARIA DE CULTURA); escritora, com livros publicados (Palavra Colorida, Elas por ela, Helena e o Guardião), podcaster no Programa Café Quente Podcast (autoral) e revisora da Revista Virtual  Biblioteca Vida

https://mapacultural.fortaleza.ce.gov.br/agente/53326/ https://www.wattpad.com/user/SilsaAguiar01

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009083342900 

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO CULTURAL: SHOW TERRITORIALIDADE – TAMBORES DO GUETTO E LEANDRO MACIEL CONVIDAM “AS 3 MARIAS”

FORMATO: ESTREIA VÍDEO

HORÁRIO: 19H

RELEASE: Encerrando o quinto dia de programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ convidou o grupo Tambores do Guetto e Leandro Maciel para apresentar o show “Territorialidade”. Também participará do show o grupo “As 3 Marias”. O show “Territorialidade” reúne três universos do Grande Bom Jardim em um espetáculo que mistura música, poesia, luta e resistência. A apresentação estreia no canal do CCBJ no YouTube, às 19h.

 

Sinopse: Tambores do Gueto é um grupo potente, que chega com os dois pés na porta. O impacto das suas percussões é um prenúncio da força de suas poesias, que denunciam os problemas enfrentados em seu cotidiano. Leandro Maciel é um cantor e compositor que já lançou dois EPs de canções autorais. O cantautor busca imprimir uma identidade brasileira em suas músicas, aproveitando os diversos estilos musicais de nossa cultura, passando pela mpb, o samba, até os ritmos nordestinos, como forró e maracatu. Já as 3 Marias é um grupo formado pelas irmãs Eliana, Mariana e Izaura, mulheres pretas, artísticas, periféricas, que tocam e cantam as canções que fazem parte do dia a dia dessa família que respira arte e quer ecoar sua voz pelo mundo. 

Além da geografia, a história desses grupos se cruzam, Douglas Severiano, do Tambores do Gueto, toca junto de Leandro Maciel, que teve a sua primeira banda junto das irmãs Mariana e Eliana. Então, no final das contas, “tá tudo em casa”! Literalmente, porque a pandemia não permitiu fazer esse encontro pessoalmente, mas também não impediu que esse espetáculo ganhasse o mundo!

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

DIA 27/03- SÁBADO

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – TALK NARTE SHOW:  DIÁLOGO SOBRE AÇÕES QUE TRANSFORMAM O GBJ

FORMATO: LIVE

HORÁRIO: 14H

RELEASE: Fechando o terceiro dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta o “Talk NArTE Show: diálogo sobre ações que transformam o GBJ”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube, às 14h.

Um momento de bate-papo com convidades, Iniciativas Comunitárias e Agentes Criativos, falando sobre suas atuações no bairro, projetos desenvolvidos, além de reflexões sobre os direitos humanos no território do Grande Bom Jardim. Convidados: Conselho Gestor do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim; Movimento Saúde Mental; AMBJ Unidas ; Raelly Pereira e Maria Borges.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – VIVÊNCIA – CORTE, UMA EXPERIÊNCIA DE INTERPRETAÇÃO ENTRE LINGUAGENS

FORMATO: GOOGLE MEET

HORÁRIO: 15H

RELEASE: Continuando com a programação da Semana da Mostra pela Vida, o CCBJ apresenta mais um dia de Vivência: “Corte, uma experiência de interpretação entre linguagens” é uma conversa/ performance, sobre o trabalho CORTE, que é gerado numa relação entre o teatro, a dança e o audiovisual. Uma experimento onde você participa das proposições, tendo um encontro com as questões em torno da vida, discutidas no CORTE. A felicidade, a perda, o amor e o acaso, como brecha para uma encenação. A vivência acontece através da plataforma Google Meet, às 15h.

Sinopse do espetáculo:   Uma invenção cênica que exibe recortes da vida observada por quatro atrizes ao som de uma banda incompleta dentro de uma casa antiga, que fica na rua Estefânia Mendes Mota, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Nesse trabalho, organizamos um roteiro que reúne narrações e narrativas que visitam a felicidade, a perda, o amor e o acaso. Uma história para narrar partes separadas, paredes nas quais encontram-se rachaduras profundas, desgastes em relevo talhados pela ação de um tempo desigual, servindo para mirar o lado de lá das coisas. Uma peça para dançar com o quê se tem, para remover ficções de um corpo para outro, e nesse espaço entreaberto, notar aquele pedaço de representação em miniatura, de um mundo que não se vê. 

Inscrição Link: Vivência CORTE, uma experiência de interpretação entre linguagens

Meet: Link: meet.google.com/sqz-hjas-yad

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA –  BÓ FAZER?

FORMATO: ESTREIA VÍDEO REDES SOCIAIS

HORÁRIO: 16H

RELEASE: Iniciando a programação do sexto dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove uma oficina breve sobre como confeccionar bolinhas de malabares artesanais com Aurianderson Amaro, em alusão ao Dia do Circo. Como parte integrante dos objetos que compõem o malabarismo, as bolinhas são uma das ferramentas mais fáceis de se aprender e se divertir. A oficina estreia no canal do CCBJ no YouTube às 16h.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Editar vídeo para estrear.

 

MOSTRA PELA VIDA – MESA “ARTE E ACESSIBILIDADE: PRODUÇÃO, DRAMATURGIA E CONCEITO ESTÉTICO”

FORMATO: GOOGLE MEET

HORÁRIO: 17h

RELEASE: Fechando a programação do sábado da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ convida a todos para a mesa “Arte e acessibilidade: produção, dramaturgia e conceito estético”, que acontece no Google Meet, às 15h. O diálogo dessa mesa parte da pesquisa e construção de uma linguagem cênica e de uma produção artística acessível, a partir das possibilidades estéticas e dramatúrgicas que os recursos acessíveis podem oferecer, que vão muito além do que, atualmente, chamamos de Acessibilidade.

Inscriição: Link: Inscrições Mesas de Diálogos

Link: meet.google.com/fpu-fjtb-hni

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO CULTURAL – VIAGEM NOS CLÁSSICOS INFANTIS 

FORMATO: ESTREIA

HORÁRIO: 18H

RELEASE: Continuando com a programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ convida a todos a conferir a estreia do vídeo “Viagem nos clássicos infatis”, no canal do CCBJ no YouTube, às 18h. Sheyla Lima e Glauber Silva Do Grupo T’Arte de Teatro vão contar histórias dos Clássicos Infantis usando em cada história um modo diferente pra entreter o público:

“Os três Porquinhos”: Fantoches feitos com caixas de leite; “Chapeuzinho Vermelho”: utensílios da cozinha; “Patinho Feio”: Avental de histórias. Sheyla Lima e Glauber Silva estarão com uma mala repleta de histórias vem você também pra Viagem dos Clássicos Infantis.

Sheyla Pinto lima Da Silva:, Sheyla Lima, branca, periférica, moradora do Bom Sucesso há 28 anos, apaixonada por artes. Professora, atriz, palhaça, contadora de histórias.

Há 13 anos professora da educação básica sempre tentei ensinar de forma lúdica e um dos meus principais métodos de ensino é a arte: cantigas, contação de histórias e teatro. E desde sempre tive essa vontade de expressar arte comecei na sala de aula e agora também nos palcos, nas ruas.

Francisco Glauder da Silva: Glauber Silva, preto, morador do Grande Bom Jardim, ator, palhaço, artesão e artista plástico. Trabalho atualmente em um Instituto não Governamental chamado ECOCIRCO que fica no bairro Dimas Macedo, na fazendo Uirapuru, executo a profissão de Educador Social; promovo oficinas de palhaçaria e teatro em escolas e praças; tenho um projeto chamado “Antes do Nariz” e trabalho em festa de animação e em circo.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO CULTURAL: ESPETÁCULO “INVISÍVEIS”

FORMATO: zoom

HORÁRIO: 20H

RELEASE: Fechando a programação do sexto dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o espetáculo “Invisíveis”, que será transmitido pelo Zoom, às 20h, direto do Rio de Janeiro, pelo Coletivo Pé na Porta. Compõem o elenco: Cridemar  Aquino, Milton Filho, Raphael Rodrigues. O grupo tem o objetivo de promover o resgate histórico e cultural de danças de matrizes africanas e composição de espetáculos teatrais com temáticas pretas, todas essas, ligadas diretamente na luta contra o racismo e no entendimento da arte como ferramenta político-social no Brasil.

Sinopse: Invisíveis  conta a história de três pessoas pretas que trabalham como auxiliar de serviços gerais num mesmo lugar e como se dá a manutenção da invisibilidade desses profissionais. Esse recorte apresenta o resumo de suas vidas repletas de camadas e também mostra suas trajetórias até chegarem nesse momento. A obra relata como o racismo reflete na base estrutural econômica-política-social no Brasil.  E como fatores como a conservação desenfreada do capitalismo, a exposição da pessoa como lgbtqi+ e a subjugação de alguém que cumpriu pena, se torna mais um recurso na utilização da depreciação da vida humana preta. Retratos Invisíveis tem o objetivo de promover a reflexão  sobre o racismo estrutural e suas consequências sociais  e o quanto é preciso lutar para que  pretos e pretas tenham os seus direitos respeitados.  

 

DIA 28/03- DOMINGO

 

MOSTRA PELA VIDA – VIVÊNCIA –  OFICINA DE VIVÊNCIAS TEATRAIS

FORMATO: Via Google Meet

HORÁRIO: 15h

RELEASE: Iniciando a programação do último dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ convida a todos para participar da Oficina de Vivências Teatrais, que acontece na plataforma Google Meet, às 14h. Na Oficina de Vivências Teatrais, vamos explorar as possibilidades do Teatro para crianças no formato virtual, desenvolvendo consciência corporal, espacial e do coletivo, estimulando a imaginação e a criatividade através de jogos, brincadeiras, músicas e exercícios teatrais. As crianças têm amado, e se você também quer experimentar, vem com a gente! A oficina será facilitada pelos educadores Fátima Macedo e Antônio Viana. 

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Elaborar flyer.

Inscrição Link: Vivências teatrais para crianças

Meet Link: meet.google.com/qzs-yvvc-fhc

 

MOSTRA PELA VIDA – NARTE EM PAUTA – É O BRINCA!

FORMATO: ESTREIA VIDEO REDES SOCIAIS

HORÁRIO: 15H30

RELEASE: Com mais uma estreia compondo a programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBH trouxe um É O Brinca! especial: dia 27 de março é o dia do Circo, e em comemoração a essa data que nos remete tantas alegrias, convidamos os artistas Gil Rodriguês e Fátima Muniz para passar algumas acrobacias simples solo e de duplas para você aprender a fazer em casa. A atividade vai ao ar no canal do CCBJ no YouTube, às 15h30.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Editar vídeo para estrear.

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – PROGRAMA DE CULTURA DIGITAL APRESENTA LIVE “CULTURA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS”

Formato: LIVE

HORÁRIO: 16H

RELEASE: Continuando com a programação de lives da Semana da Mostra Pela Vida, o Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do CCBJ apresenta a live “Cultura Digital: experiências de processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais”. A live acontece às 16h no canal do CCBJ no YouTube e será mediado por Diêgo Barros, supervisor do Programa de Cultura Digital da ECA/CCBJ, que estará acompanhado pelos professores Dani Guerra, Raisa Christina, Marcello de Souza, Artur Pires e Gabura.

A live “Cultura Digital: experiências de processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais” se propõe a compartilhar com a comunidade que acompanha as ações da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ) algumas metodologias pedagógicas que foram utilizadas nos cursos ofertados pelo Programa de Cultura Digital durante o atual período de pandemia, onde professores e estudantes foram desafiados cotidianamente a se reinventar enquanto sujeitos participantes do processo educativo. Além disso, está previsto um diálogo sobre as potencialidades e as adversidades do ensino remoto.

Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

 

MOSTRA PELA VIDA – LANÇAMENTO DO MAPEAMENTO DE ARTISTAS E COLETIVOS DO GRANDE BOM JARDIM

FORMATO: FLYER

HORÁRIO: 18H 

RELEASE: Continuando com a programação do último dia da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ apresenta o lançamento da plataforma de mapeamento de artistas e coletivos do Grande Bom Jardim. O Centro Cultural Bom Jardim  (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar  (IDM), em parceria com o Grupo Jovens Agentes de Paz, realizou durante os meses de novembro 2020 a Fevereiro de 2021 o mapeamento de artistas, coletivos e organizações culturais existentes no Grande Bom Jardim. 

O objetivo dessa pesquisa é conhecer melhor o universo e a diversidade artístico-cultural do nosso território, entender as principais necessidades, dificuldades, ampliar os canais de diálogo e cooperação, divulgar e agir conjuntamente para o fortalecimento dos movimentos culturais, artísticos, sociais e ambientais da nossa região. Pretende-se também através das informações coletadas no mapeamento, contribuir para a divulgação dos/as artistas, coletivos, organizações através da produção de um catálogo virtual a ser disponibilizado nas redes do CCBJ.

FORMA DE DIVULGAÇÃO: Flyer com divulgação do site nas Redes Sociais do CCBJ.

 

MOSTRA PELA VIDA – FORMAÇÃO EM PAUTA – CCBJ DIVULGA ABA NO SITE DOS CURSOS EXTENSIVOS DE TEATRO, MÚSICA E TÉCNICO DE DANÇA

FORMATO: FLYER

HORÁRIO: 19H

RELEASE: Compondo a programação da Semana da Mostra Pela Vida, o CCBJ divulga a mais nova página do site oficial do equipamento: dentro da página da Escola de Cultura e Artes foi criada uma aba dos Cursos Extensivos de Teatro, Música e Técnico em Dança. Lá, é possível encontrar informações sobre os produtos dos alunos do curso, professores envolvidos, módulos, ementas e muito mais. Para conferir, acesse: 

 

MOSTRA PELA VIDA – PROGRAMAÇÃO ARTISTICA – ESPETÁCULO METRÓPOLE ON-LINE | ARTE PARA ALIMENTAR

FORMATO: LIVE NO INSTAGRAM

HORÁRIO: 20H

RELEASE: Para encerrar a programação da Semana da Mostra pela Vida, o CCBJ apresenta o espetáculo “METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar”, ao vivo, às 20h no perfil do CCBJ no Instagram. O espetáculo é estrelado por Gyl Giffony e Silvero Pereira. “METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar” é uma experiência cênico-virtual, com  transmissão em tempo real. 

Estreada em junho de 2020 durante a contingência  pandêmica, nessa montagem o elenco expande proposições poéticas entre  especialidades domésticas, urbanas e virtuais. A criação não se conforma à  transposição da linguagem cênica para plataformas on-line, é uma criação específica  com o espaço virtual da plataforma Instagram, em diálogo com materiais, como  filtros e elementos do aplicativo, texto, objetos, fluxos espaciais das residências de  cada um dos atores, e paisagens internas e externas às casas. METRÓPOLE ON-LINE  se fortalece também na experiência anterior do elenco com o texto e  intencionalidades da montagem “Metrópole”, da Inquieta Cia., que já vinha sendo realizada desde 2012, em espaços não-convencionais, como a Sala de Dança do  Theatro José de Alencar, em Fortaleza.  

SINOPSE : Durante várias chamadas, dois irmãos, Caetano e Charles, rompem o distanciamento  que existia entre eles, antes mesmo de estarmos neste, que agora vivemos. Por entre  janelas do contato virtual, movem-se por passados, presentes e futuros do quanto a  vida e a arte podem pulsar, ou não, numa cidade. Desejo, frustração e coragem dão  a tônica dessa METRÓPOLE ON-LINE.  

Acesse: https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/  

 

Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil

Coordenação Comunicação CCBJ

Jornalista / Assessora de Comunicação – MTB 2876 JP

coordernacaocomunicacaoccbj@gmail.com