Porto Dragão | Oficina gratuita sobre iluminação nas artes cênicas está com inscrições abertas – Hub Cultural do Ceará

18 de novembro de 2020 - 11:45

Como parte da agenda formativa do Faz a Cena – Programa Estadual de Formação Técnica para as Artes, a oficina “Do papel para cena” é ministrada por Ciel Carvalho e ocorre de 23 a 27 de novembro

O Hub Cultural do Ceará e o Porto Dragão segue com as inscrições para o Programa Estadual de Formação Técnica para as Artes – Faz a Cena com cursos nas áreas de Cenografia, Figurino, Iluminação, Produção e Sonorização, ministrados por profissionais da cadeia produtiva das áreas técnicas. Em parceria com o Fórum das Áreas Técnicas do Ceará, o Faz a Cena cria oportunidades para que profissionais das áreas técnicas prestem seus serviços e participem ativamente na construção de ações que colaboram para a formação e capacitação de trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando a cadeia produtiva das artes.

Neste mês de novembro, a próxima oficina prevista é “Do papel para a cena” com o iluminador Ciel Carvalho e ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro, sendo o último dia presencial no Porto Dragão. São 15 vagas disponíveis e as inscrições gratuitas podem ser realizadas através de sympla.com.br/hubculturaldoceara .

SOBRE A OFICINA

O público-alvo é de profissionais da área de iluminação; Pessoas com noção de iluminação na área das artes cênicas (teatro, dança, circo, ou música) que tenham alguma experiência em operação ou montagem de luz.

A idéia é gerar uma reflexão e experiência sobre a prática de ler, entender e programar uma mesa de iluminação, a partir do projeto de iluminação cênica de um espetáculo. Instigando o pensamento e estimulando conhecimentos sobre a prática de operação de luz, através da ideia da luz presente enquanto jogo, da sensibilidade artística e do conhecimento técnico, sendo um caminho para profissionais e pessoas interessadas em realizarem seus trabalhos e aprimorarem seus conhecimentos.

SOBRE O FACILITADOR:

Ciel Carvalho é Iluminador e Cenotécnico. Mestre em Artes, com a pesquisa “A luz Presente: um percurso de construção dramatúrgica da iluminação cênica. Professor de Iluminação. Participou de diversos festivais de teatro, circo e dança, nacionais e internacionais como: Festival de Teatro de Havana (Cuba); FESTCLOWN, Circulação Nacional do Palco Giratório do SESC; Bienal Internacional de Dança do Ceará; SESI Viagem SP; Festival Internacional de Teatro de Curitiba; FILO; FENTEP; TIC; Trema (Recife); Filte (Salvador); entre outros. Realiza trabalhos para companhias e artistas como: Bagaceira; Teatro Maquina; Edisca; Grupo Imagens; Cia. Cearense de Molecagem; entre outros. Realiza iluminações de espetáculos desde 2007 e atualmente já iluminou diversos espetáculos, sendo estes: Epifânia Kariri (2019); YUGO (2019); Adiante (2019); Arragaia (2018); Abatidos na Saída de Incêndio (2018); Tudo ao Mesmo Tempo e Agora (2018); Sessões Acústicas (2018). @iluminador.cielcarvalho

SOBRE O HUB CULTURAL DO CEARÁ

O Hub Cultural do Ceará configura-se como um conjunto de ações de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. Essas ações estruturam e dão suporte para a fruição e difusão artísticas, fortalecendo a economia da cultura no estado, através do desenvolvimento de projetos e modelos de negócios para o campo das artes.