CCBJ | Inscrições abertas até o dia 19/11 para o Curso “Necropolítica: A gente combinamos de não morrer”

18 de novembro de 2020 - 11:54

 

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) por meio da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) apresenta o curso “Necropolítica: a gente combinamos de não morrer”, ministrado pelos professores Taci Cardoso, Ma Njanu e Rômulo Silva. O curso possui 20 vagas e acontece de 19 de novembro a 17 de dezembro, nas terças e quintas, totalmente on-line. As inscrições iniciaram no hoje e seguem até as 14h de quinta-feira (19).

Ementa do curso “Necropolítica: a gente combinamos de não morrer”:

“A gente combinamos de não morrer” de Conceição Evaristo é o texto-carne que nos convida a sentir, afetar e se pensar enquanto seres imersos em lógicas sutis e de estrangulamento do vivente: um emaranhado de estruturas e relações de poder que historicamente se atualiza oscilando constantemente entre o desejo de explorar o outro e a tentação de exterminá-lo, aquilo que o filósofo Achille Mbembe chama de “Necropolítica” ou nas palavras de Conceição Evaristo a lógica da “morte que incendeia a vida, como se essa estopa fosse”. Neste curso iremos tecer temas centrais presentes em ambos os textos, isto é, “A gente combinamos de não morrer” (Conceição Evaristo) e “Necropolítica” (Achille Mbembe), a partir e com as linguagens da fotografia, poesia, colagem e ilustração de diferentes artistas de Fortaleza (CE). Na ocasião, os textos e linguagens artísticas servirão como ferramentas-inspiração para a criação de uma zine-coletiva contendo a produção autoral de cada participante do curso: gestos possíveis não somente de reflexão, mas de um movimento-contínuo de cura de(s)colonial e uma de poética-fugitiva.

Este curso disponibilizará 1 bolsa-auxílio no valor R$ 400,00 para até 10 estudantes inscritos(as), preferencialmente pessoas negras, a ser recebida após o período de aulas. Para realizar sua inscrição e saber mais informações sobre pré-requisitos, acesse: http://bit.ly/CursoNecropolitica