Secult Ceará celebra obras de autores e autoras cearenses finalistas do Prêmio Jabuti 2020

22 de outubro de 2020 - 16:14

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Viva a literatura do Ceará! Com alegria, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) celebra obras de autores e autoras cearenses finalistas do Prêmio Jabuti 2020. Parabenizamos todos os nomes anunciados nessa quinta-feira, dia 22 de outubro, dando destaque especial para Jarid Arraes, Bruno de Castro, Tino Freitas, Ary Bezerra Leite, Camila Vieira da Silva e editora Tempo d’Imagem (especializada em fotografia, fundada por Tiago Santana e Celso Oliveira). 

Dos autores(as) apresentados(as) como finalistas do Prêmio Jabuti 2020, seis livros são assinados por autores(as) cearenses. A lista com os 10 nomes em cada uma das 20 categorias da honraria foi divulgada  no site do Prêmio, a conferir: https://www.premiojabuti.com.br/finalistas/?fbclid=IwAR2LYYkCyyKZB1LYOB_WjbDxO9q4uif9gUXftDmsf4UKcLOGm3lLGUdIZHk

Do Ceará temos: “Redemoinho em dia quente” (Alfaguara, 2019), de Jarid Arraes; “E, no princípio, ela veio: crônicas de memória e amor” (Moinhos, 2020), de Bruno de Castro; “Leila” (Acabatte Editorial, 2020), de Tino Freitas; “História da fotografia no Ceará do Século XIX” (Independente, 2020), de Ary Bezerra Leite e foi lançado na Bienal do Livro do Ceará em 2020; “Penitentes – Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo” (Tempo d’Imagem, 2019), de Guy Veloso, com capa de Luisa Malzoni, Isabel Santana Terron e Beatriz Matuck; e “Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” (Estação Liberdade, 2020), de Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva (é também servidora da Secult Ceará).

A obra de Jarid Arraes concorre na categoria “Conto”, enquanto a de Bruno se enquadra na categoria “Crônicas”. Já a de Tino figura na categoria “Infantil”; a de Ary Bezerra na categoria “Ensaios”, na seção “Artes”; “Penitentes – Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo”, publicado por uma editora cearense, também está na categoria “Ensaios”, seção “Arte” e na categoria “Livro”, seção “Capa”; e “Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” igualmente se encontra em “Ensaios”, seção “Artes”.

Um orgulho, uma alegria. A Secult Ceará festeja todos e todas, deseja uma boa trajetória e que os cearenses sigam criando, produzindo letras, saberes, poesias e conhecimentos.

Nossa admiração, gratidão! Parabéns!

Secult Ceará, Fortaleza, dia 22 de outubro de 2020