Cineteatro São Luiz lança videoclipe inédito “Nebulosa” de Ayrton Pessoa Bob

25 de setembro de 2020 - 13:29

A música é longa, o andamento é lento e os sons têm contornos indefinidos: assim se imagina o movimento nebuloso e emergente do lugar da humanidade sob (e pós) pandemia.

Nebulosa é um videoclipe colaborativo que aborda, com música e dança, questões e limitações emergentes na pandemia atual. A música, gravada originalmente para o álbum “Horizonte Aparente” (Ayrton Pessoa Bob, 2019), ficou fora da publicação e será lançada com o videoclipe. O vídeo foi construído por meio do convite ao contato e à interação (mesmo à distância); costurado com imagens enviadas por artistas que, ouvindo a música, propuseram, de forma livre, ações relacionadas a um novo habitar. O projeto, aprovado na Convocatório Arte em Rede, estreia no YouTube, instagram e facebook do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na próxima quarta-feira (30), às 18h.

Junto à música, questões foram enviadas aos performers Juliana Tavares, Débora Ingrid e Gil Rodriguês: “quais seriam as reações, as vontades e as necessidades do corpo que se reforma no mundo em transe para o lugar seguro? Como interagir sem agredir?”.

Para concluir o trabalho, um último artista, Levy Mota, foi convidado para fazer a edição do material, criando e escolhendo conexões entre o que foi produzido e tecendo uma narrativa com imagens e sons. Usando o conceito de ‘nebulosa’ como transição e renascimento, o clipe propõe pensar a própria casa como um outro mundo para habitar, recriada como um lugar seguro pelo poder de transformação das relações pessoais e ambientais. Propõe também esboçar alternativas para o corpo nos gestos cuidadosos das limitações atuais, alternativa que combina escape e conexão. Trata-se, enfim, da reinvenção da vida, do hábito e do habitat. Reinvenção dos laços: a distância que não afasta ou abandona, o conhecimento que não agride ou distorce.

Ayrton Pessoa Bob

Artista sonoro, pianista, compositor, graduado em Filosofia (UECE) e mestre em Artes (UFC). Seu trabalho abrange música popular, de concerto, eletrônica, trilhas sonoras e instalações. Em constante colaboração com outras linguagens, traz para sua música um pensamento transdisciplinar. Publicou dois álbuns solo: “Manual Prático da Saudade” (2012) e “Horizonte Aparente” (2019).

Arte em Rede

Este projeto foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Cineteatro São Luiz lança videoclipe inédito “Nebulosa” de Ayrton Pessoa Bob

Dia 30/09 (quarta-feira) às 18h

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza), Instagram (@cineteatrosaoluiz) e facebook do Cineteatro

● Música e concepção geral do vídeo: Ayrton Pessoa Bob | Direção de fotografia e edição: Levy Mota | Performers: Juliana Tavares, Débora Ingrid e Gil Rodriguês.