Com artista visual Thadeu Dias, circuito das Artes Visuais em Fortaleza entra em discussão no Entre Telas

23 de setembro de 2020 - 16:07

Atividade online acontece na próxima terça-feira (29), às 15h, abordando etapas da produção e circulação de criações artísticas, compreendendo a formação para artistas

Em mais uma edição do Entre Telas Artes Visuais, transmitida no Instagram do Porto Iracema das Artes, o tema da discussão será o mercado de arte em Fortaleza e como sobreviver atuando nessa área. Com a temática “Como fazer para seguir fazendo?”, o convidado da vez é o artista visual e poeta Thadeu Dias, que também discutirá outros elementos essenciais do circuito das Artes Visuais na capital cearense. A transmissão ocorre na terça-feira, 29, a partir das 15h.

Com o objetivo de discutir as etapas de produção e circulação da criação artística, a live também irá abordar a importância da formação para artistas. Formado em Arquitetura e Urbanismo, Thadeu desenvolve investigação artística a partir do entrelaçamento das noções de paisagem, corpo, memória e sonho. A coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Visuais, Carolina Vieira, estará na mediação do bate-papo.

Em sua própria formação artística, Thadeu Dias soma passagens pelo Porto Iracema desde 2014, quando participou da primeira Semana de Arte Urbana (SAU); também em duas edições do Salão de Arte do Porto, em que foi premiado na segunda; do Preamar em 2016; além de cursos com artistas renomados convidados pela Escola, como Efrain Almeida, Kaciano Gadelha e Simone Barreto.

Ação online da Escola Porto Iracema das Artes para o período de isolamento social necessário para combater a pandemia do novo coronavírus, o Entre Telas discute a produção artística a partir de diferentes contextos e linguagens com artistas e pesquisadores. Este Entre Telas Artes Visuais é promovido pelos Cursos Básicos de Artes Visuais.

Sobre Thadeu Dias

Thadeu Dias é artista visual e poeta, atualmente residindo no Rio de Janeiro. Graduou-se em 2018 em arquitetura e urbanismo. Sua formação no campo artístico é complementada por cursos, oficinas e laboratórios livres. Desde 2015 desenvolve processos artísticos, onde busca o entrelaçamento entre paisagem, corpo, memória e sonho. Trabalha poeticamente a noção de geoafetividade, criando um território-pele composto de desenhos, pinturas, fotografias, objetos instalativos e escrita poética. Apresenta seus processos por meio de convocatórias, editais e publicações. Interessa ao artista, atualmente, borrar os limites entre autorreferência, alteridade e fabulação para criar outros modos de habitar, compreender e ter registro de mundo.

Sobre Carolina Vieira

Carolina Vieira é pesquisadora de arte. Está como coordenadora no Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes e como mediadora de grupo de estudos na Galeria Multiarte. Possui mestrado em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes da UFMG com apoio da CAPES. Fez especialização em Arte Contemporânea pela PUC-Minas e em Arte e Educação pela UNI7. Atuou em espaços de arte como: Inhotim (MG), MAC (CE), SP-Arte (SP), Caixa Cultural Fortaleza (CE), Espaço Cultural Unifor (CE).

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Com artista visual Thadeu Dias, Circuito das Artes Visuais em Fortaleza entra em discussão no Entre Telas
Quando: terça-feira (29), às 15h
Onde acessar: Instagram do Porto Iracema das Artes