TJA || Ricardo Guilherme: múltiplos atos e legados na Programação virtual comemorativa aos 50 anos de atuação profissional do multiartista

21 de setembro de 2020 - 12:18

O ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, jornalista e professor universitário, Ricardo Guilherme, completa 50 anos de atuação profissional nesta segunda-feira (21/9). Para celebrar essa data tão importante de uma das maiores expressões culturais do Ceará, autor do Teatro Radical, o Teatro São José, o Teatro Universitário, o Theatro José de Alencar e a TV Ceará promovem uma programação virtual nos dias 21 e 26 de setembro.

Nascido em 1955, Ricardo Guilherme é uma existência atravessada por saberes que fluem por diversas áreas da cultura, expandindo territórios físicos e de expressão.

Em suas palavras: “Sou uma pessoa de pensamento crítico, dialético, mas também me permito ao devir, aos rizomas, à improvisação. Penso que só se pode improvisar, transgredir, quando se tem um rigor estrutural. E isso se reflete no meu teatro. Um artista tem que estar na frente, atrás e ao lado do seu tempo.” Ricardo Guilherme .

A programação, construída de forma colaborativa por amigos celebra as inúmeras contribuições de Guilherme para a arte e a cultura. Na segunda-feira (21/9), o homenageado contará um pouco sobre sua trajetória profissional, sua vida e família no programa “Perfil – Entrevista com Ricardo Guilherme”, do Núcleo de Documentários da TV Assembleia. A transmissão acontece pelo Youtube do Theatro José de Alencar, a partir das 18h30, e pretende surpreender os telespectadores. E às 19h, a TV Ceará  irá reexibir o programa “Crônicas do Ceará – com Ricardo Guilherme”.

Um dos criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, Guilherme possui mais de 100 espetáculos em temporadas e apresentações no Brasil, na Europa, África e países das Américas. Tendo ganhado, entre outros prêmios, o de dramaturgia da Unesco, em 1987.

Espetáculo “No Ato”

No dia 26/9, Ricardo Guilherme celebrará sua carreira, que nutre diversas gerações do Ceará e do mundo, no Teatro São José. Uma apresentação única do espetáculo “No Ato”, que será transmitida ao vivo pelo Youtube do Theatro José de Alencar a partir das 20h e contará com 50 convidados, entre familiares e amigos. O equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, TSJ, será o primeiro a reabrir as portas seguindo todos os protocolos de segurança e com a capacidade inferior sugerida no protocolo do Governo do Estado.

O monólogo “No Ato” traz a história de um ator que se prepara para a cena, diante do espelho de um camarim, e reflete sobre o processo de instauração do fenômeno teatral, no qual o ator, ao construir uma personagem, exercita em seu próprio corpo a alteridade, convertendo-se em um duplo, a PERSONA.

Festejar Ricardo Guilherme, neste momento, é dar visibilidade ao trabalho rigoroso e a invenção múltipla que caracteriza aquelas e aqueles que fazem o setor cultural é ainda comemorar cada pessoa que, nesses 50 anos, presenciam e se emocionam com suas peças, filmes, livros, aulas e programas de TV. É lembrar da nossa existência em comum e em conjunto. Ricardo é afirmação de vida em comunidade, xamã dos palcos, das salas e das telas. Voz e gesto que, com a maestria da arte, sintoniza-nos em conexão vital.

“Ricardo Guilherme: múltiplos atos e legados”

Dia 21/9 (segunda-feira), às 18h

Exibição do programa “Perfil – Entrevista com Ricardo Guilherme”, Núcleo de Documentários da TV Assembleia

Onde? Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

Dia 21/9 (segunda-feira), às 19h

Reapresentação do programa “Crônicas do Ceará – com Ricardo Guilherme”

Onde? No canal da TV Ceará.

VHF: canal 5 / Multiplay: canal 517 / NET: canal 17 / Brisanet: canal 15

Dia 26/9 (sábado), às 20h