Dragão do Mar apresenta exposição virtual em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, neste sábado (19)

18 de setembro de 2020 - 13:03

Dragão do Mar apresenta exposição virtual em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, neste sábado (19)

 

 

Fotógrafo Luiz Alves apresenta seleção de 40 registros fotográficos de espetáculos cênicos que refletem questões sociais.

 

Luiz Alves

Em alusão ao Dia Nacional do Teatro, comemorado no dia 19 de setembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) lança, neste sábado (19), a exposição fotográfica on-line “Merde!”, do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves. A mostra será lançada a partir das 17h no site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e permanecerá em cartaz até o dia 19 de outubro. O fotógrafo traz uma seleção de 40 fotografias digitais de espetáculos encenados no Centro Dragão do Mar, entre 2015 e 2020.

´Merde!´ é uma expressão originada na França, quando, no século XIX, o público chegava aos teatros montado em cavalos. Fazendo referência aos excrementos dos animais que ficavam no entorno dos teatros, a palavra passou a ser utilizada para indicar casa cheia. Desde então, o termo se popularizou e passou a ser adotado mundialmente como ritual das equipes de teatro para desejar boa sorte aos colegas antes do início de cada espetáculo.

A longo da sua história, o fazer teatral ganhou novos contornos. Para além do entretenimento “pão e circo”, é também ato político, lugar de resistência e afirmação da pluralidade. Em homenagem aos artistas que se entregam à criação de outras cenas possíveis, Luiz Alves destaca, no recorte da mostra, o teatro como força política. De acordo com o fotógrafo, as imagens contemplam questões sociais, sejam de raça, crença e/ou gênero.

Sobre o fotógrafo

Luiz Alves

Nascido em Tabuleiro do Norte, em 1979, Luiz Alves de Lima Júnior é formado no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos / Irrigação no Centro de Ensino Tecnológico – Centec – de Limoeiro do Norte. Em 2008, veio morar em Fortaleza, onde fez Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Desde criança apaixonado por arte, nas suas múltiplas linguagens, encontrou na Fotografia a oportunidade de mudar de carreira, conciliando seu encanto pelo fazer artístico com melhores possibilidades de retorno financeiro. Desde 2014, dedica-se exclusivamente à fotografia. Iniciou seus estudos na Escola Porto Iracema das Artes, braço de formação do Dragão do Mar, o que logo despertou seu interesse por eventos e manifestações culturais. Ao longo deste período, realizou inúmeras coberturas de festivahis e espetáculos, como o Festival Manifesta, a Feira da Música, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival de Teatro Infantil, a Maloca Dragão, a Mostra Petrúcio Maia, dentre outros. Desde 2015, atua como fotógrafo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desenvolve trabalhos autorais que buscam dar uma maior visibilidade às manifestações ancestrais como a dos povos Indígenas, maracatus, pescadores e povos de terreiros.

Serviço: Lançamento da Exposição virtual “Merde!” do fotógrafo Luiz Alves

Data: 19 de setembro (sábado)

Horário: 17h
Exposição: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)

Classificação: Livre