Dragão do Mar realiza edição virtual do projeto Museu vai à Escola

15 de setembro de 2020 - 13:14

O projeto mais antigo do Museu da Cultura Cearense leva para o ambiente virtual a formação de estudantes na educação patrimonial.

Ainda com atividades escolares presenciais suspensas para enfrentamento ao novo coronavírus, o Museu da Cultura Cearense adaptou o projeto Museu vai à Escola, sua ação educativa mais antiga, para o formato virtual. A iniciativa, que tradicionalmente leva o museu às escolas com atividades de educação patrimonial, compõe a programação da 14ª Primavera dos Museus em sua primeira edição on-line. O projeto tem o objetivo de proporcionar a estudantes participantes oficinas educativas e de criação artística sobre o conceito de Patrimônio, a partir de abordagem coletiva, lúdica, afetiva e ligada à realidade social atualmente vivenciada.

Na realização do projeto em sua versão on-line, a equipe educativa do museu fará uso pedagógico de plataformas interativas diversas para estimular a imaginação e a reflexão dos estudantes. “Cada ação do projeto é pensada e adaptada a partir de questões oriundas da realidade social contemporânea, integrando os conceitos ao momento presente, e da dinâmica definida entre escola (coordenação, professores e estudantes) e museu (educadores e coordenação). Assim, cada instituição vive sua versão particular do projeto”, afirma Ícaro Sousa, coordenador do Núcleo Educativo do MCC.

A primeira edição on-line receberá grupo da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, integrado por alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, com faixa etária entre 15 e 18 anos, dos cursos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Redes de Computadores e Hospedagem.

Licenciados em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará, os educadores do MCC Kauan Pirani e Renata Frota conduzirão os dois encontros virtuais com duração média de 1h na plataforma Google Meet. Além de conhecer mais sobre o Museu e o Dragão do Mar, os participantes interagirão por meio da Web Whiteboard (AWW), mural interativo on-line, onde serão realizadas atividades sobre patrimônio material e imaterial.

Como participar

O programa O Museu vai à Escola on-line será voltado para estudantes do ensino médio, sendo gratuito para instituições da rede pública de ensino. Para agendar uma data, responsável pela instituição de ensino deverá enviar um email para o educamcc@gmail.com, com pelo menos 20 dias de antecedência à atividade. O agendamento ficará sujeito a disponibilidade de data.

Para o melhor rendimento das atividades, as turmas serão limitadas a até 25 estudantes. Os participantes deverão dispor de um espaço confortável e silencioso e de acesso à internet.

Ministrantes

Kauan Pirani é estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará – IFCE – e Educador do MCC.

Renata Frota é artista visual, estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará – IFCE – e educadora do MCC.

O Projeto Museu vai à Escola

O Museu vai à Escola é um projeto educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC) criado em 2010, com objetivo de proporcionar intercâmbio com as instituições educacionais do Estado, a partir do movimento de deslocamento do museu, utilizando o patrimônio cultural como suporte ao processo educativo e ao desenvolvimento sociocultural.

Com o Museu vai à Escola, o MCC realiza atividades transversais que levam a educação patrimonial para dentro da sala de aula, complementando-se com outra ação que se dá no próprio museu. Em virtude da pandemia, o projeto foi adaptado para o ambiente virtual.

Serviço:

[Primavera dos Museus] Edição on-line do projeto Museu Vai à Escola recebe a Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI
Data: 15 de setembro (terça-feira) e 23 de setembro (quarta-feira)
Horário: 15h às 16h
Reunião no Google Meet e no Web Whiteboard (AWW), com acesso restrito ao grupo escolar participante