CCBJ celebra Dia do Educador Social e as contribuições de Paulo Freire na programação Semanal

15 de setembro de 2020 - 13:00

CELEBRAÇÃO AO DIA DO EDUCADOR SOCIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE MARCAM OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO SEMANAL CCBJ

CCBJ apresenta na semana de 14 a 20 de setembro atrações em lives e estreia nas redes sociais

A Educadora Social para a Infância, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), Fátima Muniz vem com a estreia do É O BRINCA, deste domingo (20/09), com “Regulus”. Uma programação destinada ao público infantil e a toda família em comemoração ao dia do educador social e ao nascimento de uma das maiores referências na educação brasileira, Paulo Freire. Vem conferir neste domingo, no Youtube CCBJ.

 

Mais uma semana iniciando e o Centro Cultural Bom Jardim apresenta uma  programação cultural repleta de atrações, que valorizam diversas linguagens artísticas, destinada a todos os públicos.  O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo  Instituto Dragão do Mar (IDM) ainda encontra-se com sua programação, exclusiva nas redes sociais CCBJ e, vem se organizando para a retomada gradual, das atividades presenciais, seguindo as medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em agosto, o Centro recebeu o incentivo do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP), que vem mantendo as inúmeras ações, atividades e atrações do equipamento, desde este período. O CCBJ está em plena produção artística e cultural, com sua programação on-line e gratuita. Vem conferir:

 

Nesta terceira semana de setembro é apresentada 05 Lives, 02 estreias, além das ações fixas de outros programas da casa, como o Sombrinha Literária, da Biblioteca CCBJ que traz toda semana diversas dicas do universo literário.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO 14/09 A 20/09:

 

?Agenda da Programação Semanal (14/09 a 20/09):

 

16/09 às 14h – (LIVE) FORMAÇÃO EM PAUTA: Bate-Papo sobre Roteiro com a convidada Lia Letícia e alunos da Escola do Curso de Audiovisual (ECA/CCBJ), no Youtube CCBJ.

 

16/09 às 16h – (LIVE) CINECLUBE CCBJ: Exibição do filme “Rotina Familiar”, seguido de bate-papo sobre os processos visuais da produção virtual. O filme foi contemplado no edital Cultura Dendicasa e concorre neste mês,no Youtube CCBJ.

 

17/09 às 19h – (LIVE) TEATRO EM PAUTA:  Palhaço Bibildo apresenta “MA-GÍ-AH”, exibição do espetáculo, seguido de bate-papo, ao vivo no Youtube CCBJ.

 

18/09 às  18h – (LIVE) SEXTA COM DANÇA: Bate-Papo, ao vivo sobre o espetáculo “Entre-muros”, no perfil do instagram @aline.monteiro12 e @danielrufin.

 

18/08 – (ESTREIA) SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI: Apresenta Leitura de Afeto com Vinicius Ribeirinho com a leitura de um trecho de As Brasas de Sándor Márai.

 

19/09 – (ESTREIA) NArTE EM PAUTA: Dia do Educador Social: o que faz um?Neste vídeo falaremos um pouco sobre essa profissão e a sua importância para o CCBJ.

 

19/09 às 18h – (LIVE) TODOS OS SONS: A banda “O cheiro do Queijo”, apresenta seu show em uma live no Youtube CCBJ.

 

20/09 às 16h – (ESTREIA) É O BRINCA: Apresenta  “Regulus”, uma produção em alusão ao dia do educador social e a celebração de umas maiores referências no Brasil, Paulo Freire, no Youtube CCBJ.

Os espaços de difusão, formação e de proteção social das ações do CCBJ , adaptaram-se aos espaços virtuais, principalmente as redes sociais do CCBJ: Instagram, Facebook e Youtube.  Conecta nas redes do CCBJ e curta a programação.

 

Para curtir a semana e a programação semanal CCBJ, on-line e gratuita, conecta nas redes CCBJ:

 

Youtube: bit.ly/YoutubeCCBJ            Instagram: instagram.com/centroculturalbomjardim                       Facebook: www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

Veja a programação detalhada de 14 a 20 de setembro:

 

NOVO CRONOGRAMA – CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE AGENTES CRIATIVOS/INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO NO GRANDE BOM JARDIM

 

⚠️ATENÇÃO! O CCBJ comunica as novas datas dos processos seletivos das Chamadas Públicas CCBJ (Jovens Criativos e Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário). Os novos cronogramas foram  ATUALIZADOS.

 

? Para saber mais e conferir o calendário atualizado de ambas as chamadas, acesse:

? http://bit.ly/novo-cronograma-iniciativas-comunitarias-ccbj

? http://bit.ly/NovoCronogramaAgentesCriativosGBJ

 

? Informações sobre ambas as seleções:

convocatorianarteccbj@gmail.com

 

 

DIA 16/09 – QUARTA-FEIRA

 

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE LITERATURA – 14 ANOS

 

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é  capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. Nesta quarta-feira o CCBJ divulga o novo curso disponibilizado pela plataforma Recode: “Novas Tecnologias: leitura, mídias sociais e mundo”, voltado para crianças a partir de 14 anos.

 

Para saber como acessar o aplicativo Moodle, que oferece a oportunidade de realizar os cursos da Plataforma Recode pelo celular, é só acessar nossas redes sociais e seguir o tutorial disponível no nosso feed.

 

?Serviço:

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA – 14 ANOS

O quê: Oferta de novo curso gratuito, on-line e com certificação: “Novas Tecnologias: leitura, mídias sociais e mundo”

Onde:  https://plataforma.recode.org.br/index.php/login (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com

 

FORMAÇÃO EM PAUTA – BATE PAPO SOBRE ROTEIRO: “ARQUIVO NO ROTEIRO”

 – CONVIDADA LIA LETÍCIA – ÀS 14H COM TRANSMISSÃO AO VIVO NO YOU TUBE DO CCBJ

 

Release: O módulo “Oficina de Escrita II: Arquivo no Roteiro” do Curso Extensivo em Audiovisual do CCBJ lança nesta semana a série “Bate-papos sobre Roteiros”. Os bate-papos acontecerão ao vivo e são facilitados pela roteirista pernambucana e professora do módulo, Cíntia Lima, que convidou roteiristas brasileiras para falar da criação e possibilidades no campo do roteiro com o qual trabalham. Serão lives de uma hora, transmitidas pelo canal do CCBJ no YouTube, acompanhadas de intérprete de Libras.

 

Diferente das aulas regulares do módulo do Curso Extensivo de Roteiro, que são exclusivas para alunos matriculados, os bate-papos estarão disponíveis para todos que tiverem interesse em assistir. Todas as LIVES acontecerão no canal no YouTube do CCBJ, às 14h.

 

Nesta quarta-feira, apresentamos o segundo encontro da série de bate-papos.  A convidada Lia Letícia irá discorrer sobre o tema “O Arquivo no roteiro de ficção”. Lia é natural de Viamão/RS e, além de escrever e dirigir seus próprios filmes, trabalha como diretora de arte. Seus trabalhos transitam entre festivais de cinema e exposições de arte e. Lia multiplica esta experiência através de ações como o Cinecão ou como artista educadora em projetos de experimentação audiovisual, como a Escola Engenho. Coordena projetos na Galeria Maumau/Recife e faz parte do Coletivo CARNI. Atualmente finaliza dois curtas, co-roteiriza e co-dirige a série Brasil Visual e prepara exposição solo no Rio de Janeiro/RJ. Vive em Recife/PE.

 

?Serviço:

BATE PAPO SOBRE ROTEIRO: CONVIDADA LIA LETÍCIA

Quando: 16/09, às 14h.

Onde: Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ e Instagram CCBJ

Convidados:  Lia Letícia – Roteirista e Diretora de Arte

 

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO FILME “ROTINA FAMILIAR” E O BATE PAPO “PROCESSOS VISUAIS – ROTINA FAMILIAR – UMA PRODUÇÃO VIRTUAL” – LIVRE – CONTEMPLADO NO CULTURA DENDICASA

 

ÀS 16H COM TRANSMISSÃO AO VIVO NO YOUTUBE DO CCBJ

 

RELEASE: O Cineclube é um dos inúmeros programas da Ação Cultural CCBJ, que valoriza a linguagem audiovisual e seus talentos. Nesta quinta-feira, o Cineclube traz novidades: os realizadores  Léo Silva e Emilly Guilherme exibem o filme “Rotina Familiar”, seguido do bate-papo “Processos visuais – Rotina Familiar: uma produção virtual. O filme trás a rotina de uma família do Santa Filomena, no Bairro Jangurussu. O barulho da rede que balança na sala, a avó que cozinha e trabalha e as brincadeiras das crianças, criam uma Crônica Visual dentro dessa Rotina Familiar.

 

Convidados: Leo Silva fotógrafo, escritor, documentarista e morador da Comunidade do Santa Filomena no Grande Jangurussú.

 

Emilly Guilherme é bacharel em Audiovisual desde 2019, curadora ,cineclubista e produtora cultural desde 2016. Realizou o evento Cilibrinas do Éden em 2017 , criou e conduz coletivamente a Cinemul Cinema feito por Mulheres do Ceará desde 2018. É formadora audiovisual tendo realizado em 2019 com suas alunas da escola de cinema Jenipapo Kanindé o curta “Mulheres são como Rios” e em 2020, consultou e produziu o curta “Rotina Familiar”, Crônica Visual de Léo Silva, primeiro selecionado no edital Dendicasa da Secult Ce.

 

?Serviço:

EXIBIÇÃO DO FILME “ROTINA FAMILIAR” E O BATE PAPO “PROCESSOS VISUAIS – ROTINA FAMILIAR – UMA PRODUÇÃO VIRTUAL” – LIVRE

Quando: 16/09, às 16h.

Onde: Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ e Instagram CCBJ

Convidados:  Lia Letícia – Roteirista e Diretora de Arte

 

DIA 17/09 – QUINTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME “SIMPLESMENTE ACONTECE” (14 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação da semana fica por conta do filme “Simplesmente Acontece”. O livro foi lançado em 2014 pela Cecelia Ahern e em 2015 foi adaptado para o cinema

 

Sinopse: Alex e Rosie são amigos inseparáveis que cresceram juntos em Londres, compartilhando entre si suas melhores experiências. Tudo muda quando Alex ganha uma bolsa de estudos e passa a morar nos EUA. Separados, seus caminhos agora são outros. Mas nos tempos de hoje é impossível não se conectar. E, em se tratando de amor, o difícil é fazer as escolhas certas.

 

Assistam em: https://www.youtube.com/watch?v=Yb6WLR2Kcws

 

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME:  “SIMPLESMENTE ACONTECE” (14 ANOS)

Quando: 17/09 (quinta-feira)

Onde: Acessem: https://www.youtube.com/watch?v=Yb6WLR2Kcws

 

TEATRO EM PAUTA –  PALHAÇO BIBILDO APRESENTA “MA-GÍ-AH” (LIVRE)

VÍDEO + BATE PAPO AO VIVO NO YOUTUBE DO CCBJ ÀS 19H

 

RELEASE: O Teatro em Pauta dessa semana apresenta o espetáculo “MA-GÍAG”, com o palhaço Bibildo, um dos mágicos mais atrapalhados da história da magia. Bibildo é um palhaço que se acha um grande mágico, mas no fundo é um grande trapalhão. Entre números de desaparecimentos de objetos, transformações e até hipnotismo ele vai levando a plateia a fortes gargalhadas e muitas surpresas. A apresentação será seguida de um bate-papo e será transmitida ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

 

?SERVIÇO:

TEATRO EM PAUTA –  PALHAÇO BIBILDO APRESENTA “MA-GÍ-AH”, SEGUIDO DE BATE PAPO AO VIVO (LIVRE)

O quê: Exibição de espetáculo seguido de bate-papo ao vivo

Quando: 17/09, às 19h (espetáculo)

Onde:  No Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 18/09 – SEXTA-FEIRA

 

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – LEITURA DE AFETO

RELEASE: Começamos a programação da sexta-feira do CCBJ com mais uma edição do “Leitura de Afeto”, ação do Programa Sombrinha Literária para as Sextas Multi do CCBJ. Nesta atividade, convidamos alguém do público geral, leitor ou escritor, para ler um trecho de um texto literário que tenham marcado sua vida de alguma forma. Fica a critério do convidado: ler um trecho que tem algum significado importante e pessoal, ou algum texto que tenha aparecido de repente, seja na internet ou no livro físico.

 

Para participar, basta gravar um vídeo em casa lendo o trecho escolhido e enviar para o e-mail biblioccbj@gmail.com junto com o nome do autor. Trechos de livros e textos de autoria própria também são bem-vindos. Esta semana, nosso convidado é Vinicius Ribeirinho (@viniciusribeirinho_), escritor de Charada Azul; As Cores de Ribeirinho e Amar Sem Medo de Dizer o Nome. Vinicius é estudante de Pedagogia. Ele vai ler um trecho do livro As Brasas de Sándor Márai.

 

Vejam mais sobre esse livro em:

https://www.amazon.com.br/As-brasas-S%C3%A1ndor-M%C3%A1rai/dp/8571649545

 

?Serviço: SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI APRESENTA “LEITURA DE AFETO”

O quê: Leitura  de Afeto convida para o envio de leituras de trechos literários que tenha marcado sua vida ou que lhe chama atenção.

Quando: 18/09

Como: Grave sua leitura de trecho especial e envie para biblioccbj@gmail.com

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SEXTA COM DANÇA – BATE PAPO SOBRE O ESPETÁCULO ENTRE-MUROS (LIVRE)

LIVE AO VIVO NO INSTAGRAM ÀS 18H NO INSTAGRAM DE @aline.monteiro12 e @danielrufin

 

RELEASE: O Sexta Com Dança dessa semana vai trazer um bate-papo sobre o espetáculo “EN-TRE MUROS” apresentado nas intermediações do CCBJ como suas grades e demais espaços em Outubro de 2019. O bate-papo será exibido através de uma live no perfil do instagram dos artistas.

 

Sinopse: Os processos de construção de muros e grades – estruturas disciplinadoras – em torno de espaços públicos são cada vez mais recorrentes diante de uma série de motivações, sejam elas social, política, de segurança ou até mesmo arquitetônica. Os corpos-espaços de Rafael Abreu, Daniel Rufino e Aline Monteiro, que percorrem, atravessam e/ou perpassam esses locais,

podem ou não ser, de alguma forma, afetados com essas estratégias de poder e espaço,

trazendo “estabilidade” espacial e temporal. Em contrapartida, esses corpos-espaços irão,

constantemente, utilizar-se de táticas que subvertem a ordem do que foi estabelecido pelas

estruturas disciplinadoras.

 

?SERVIÇO:

(LIVE) SEXTA COM DANÇA: SEXTA COM DANÇA – BATE PAPO SOBRE O ESPETÁCULO ENTRE-MUROS (LIVRE)

O quê: Exibição de espetáculo seguido de bate-papo ao vivo

Quando: 18/09, às 18H (espetáculo)

Onde:  No perfil do instagram dos artistas @aline.monteiro12 e @danielrufin

 

DIA 19/09 – SÁBADO

 

NARTE EM PAUTA – DIA DO EDUCADOR SOCIAL

 

RELEASE: Dia 19 de setembro é comemorado o dia do Educador Social. Para celebrar a data, o CCBJ preparou um vídeo comemorativo que traz informações sobre o fazer de um educador ou educadora social. Neste vídeo falaremos um pouco sobre essa profissão e a sua importância para o CCBJ.

 

?Serviço: NARTE EM PAUTA – DIA DO EDUCADOR SOCIAL

Quando: 19/09

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

TODOS OS SONS – BANDA “O CHEIRO DO QUEIJO” APRESENTA O SHOW “O CHEIRO DO QUEIJO” (LIVRE)

 

RELEASE: No programa Todos os Sons dessa semana, o CCBJ irá apresentar o show “O Cheiro do Queijo”, trazido pela banda de mesmo nome. Diretamente de um ralo estourado e pousando como uma pulga de trás da orelha, a banda de palhaço ‘’O Cheiro do Queijo” surge para desanimar seu dia. Diretamente de Maracanaú, a trupe apresenta um super show de circo/rap, que traz em sua performatividade a brincadeira entre a palhaçaria popular nordestina e a criticidade do hip-hop, resultando numa explosão de zuada no seu pé do ouvido.

 

?Serviço: TODOS OS SONS – BANDA “O CHEIRO DO QUEIJO” APRESENTA O SHOW “O CHEIRO DO QUEIJO” (LIVRE)

Quando: 19/09, às 19h.

Onde: Instagram, Facebook e Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 20/09 – DOMINGO

 

É O BRINCA – REGULUS (LIVRE)

VÍDEO PARA O YOUTUBE

 

RELEASE: O programa “É O Brinca!” acontece aos domingos e tem o objetivo de promover arte e cultura para a infância, sempre oferecendo atividades divertidas e lúdicas. Nesta semana, o “É o Brinca!” traz uma programação especial: no dia 19 de setembro foi celebrado o Dia do Educador Social. Mas, além disso, na data também nasceu Paulo Freire, o maior educador do nosso país! Paulo Freire foi um pedagogo que revolucionou a educação no Brasil e um educador social por natureza. Nesse domingo, iremos assistir uma contação de história sobre este educador e descobrir mais sobre sua vida e paixão: educação.

 

?Serviço:

É O BRINCA – REGULUS (LIVRE)

Quando: 20/09

Onde: Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ e Instagram CCBJ

Convidados: Fátima Muniz – Educadora social CCBJ