1° Seminário do Fórum de Performance acontece no Youtube do Porto Dragão

21 de agosto de 2020 - 17:42 # # # #

Com o tema Poéticas e Políticas da Criação, de forma virtual, a programação contará com 06 mesas de debates que ocorrerão sempre às 15h e às 19h com artistas de todo o Ceará, além de convidados do Maranhão, Rio Grande do Norte e São Paulo

O Fórum de Performan(CE) surge da necessidade de diversos artistas que residem no Ceará, em discutir e dialogar acerca do que vem sendo produzido em performance arte no Estado, além de contribuir com um debate para uma concepção de políticas públicas estaduais que contemplem a linguagem da arte na sua diversidade. Essa mobilização tem como objetivo a construção do diálogo entre artistas e instituições público/privadas no intuito de abrir espaço para a reflexão em diversos âmbitos – curadoria, produção e fomento – visando o fortalecimento da Performance Arte enquanto linguagem autônoma, buscando o respeito às poéticas e proposições de cada artista, assim como equiparação com outras linguagens cênicas. A programação no YouTube do Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estadod do Ceará (Secult).

Como primeira articulação do Fórum, foi elaborada uma carta que contempla a diversidade de vozes dos participantes e das discussões ocorridas nos encontros quinzenais, que foi direcionada a diversas instituições culturais cearenses. A carta reconhece o desafio em abordar uma linguagem contemporânea e disruptiva e que “alguns trabalhos se deslocam, intercambiam, criam interlocução com uma ou mais linguagens da arte” e com as discussões do Fórum, “provocamos encontros que vem nos ajudando a acessar nossos lugares de fala como criadores de nossos processos éticos/estéticos/políticos. Nesse intuito, buscamos um espaço que proporcione decisões coletivas, pois conseguimos visualizar neste caminho a melhoria das condições para nossa atuação. Assim nos fazemos Fórum, para sermos considerados como linguagem, como as tantas outras já contempladas pelas instituições culturais do Estado do Ceará”.

ORGANIZAÇÃO
O I° Seminário do Fórum de Performan(CE) está sendo organizado de maneira independente pelo Fórum para aproximar artistas, instituições culturais públicas/privadas do Ceará e todos que tenham interesse na linguagem da Performance Arte.

?20 DE AGOSTO ÀS 15H
MESA 01 – QUESTÕES DA PERFORMANCE
Essa mesa visa discutir o que vem sendo performance, diversas óticas e possibilidades do fazer da performance e sua transdisciplinaridade enquanto arte da ação.
Tieata Macau (@tietamacau)
Estela Lapponi (@estelalapponi)
Jefferson Skorupski (@jeffskorupski)
Mediação de Lívio Pereira (@apenaslivio)

?20 DE AGOSTO ÀS 19H
MESA 02 – PERFORMANCE NO LIMITE INSTITUCIONAL Essa mesa visa discutir as tensões existentes entre instituição e performance arte. Quais têm sido as políticas públicas/privadas voltadas para performance arte? E que caminhos podemos construir?
CONVIDADOS:
Mediação – Levi Banida (@levibanida)
Renata Felinto (@fenix_negra_purpurinada)
Eduardo Bruno (@eduardobff)
João Wilson Damasceno (@portodragaoce)

?21 DE AGOSTO ÀS 15H
MESA 03  – MODOS DE REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO EM PERFORMANCE
Essa mesa visa discutir a partir da perspectiva de artista as possibilidades e especificidades da produção na arte da performance.
CONVIDADOS:
Mediação – Marie Auip (@marieauip)
Elton Panamby (@panambyt)
David da Paz (@david_da_paz)
Elano Chaves (@elanochavesm)

?22 DE AGOSTO ÀS 19H
MESA 04 – PROCESSOS EDUCACIONAIS EM PERFORMANCE
Amandyra (@amandyra)
Thomas Saunders (@thomasaunderz)
Naira Ciotti (@naira_labperformance)
Mediação – Pedra Silva (@pretinhedasilva)

?23 DE AGOSTO ÀS 15H
MESA 05 – ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES DA PERFORMANCE
Essa mesa visa debater os espaços possíveis (físicos e virtuais), a duração e a replicabilidade dessas ações performativas.
Linga Acácio (@lingadacobra)
João Paulo Lima (@juaumpaulolima)
Sara Nina (@saraninaart)
Mediação de Eduardo Bruno (@eduardobff)

?23 DE AGOSTO ÀS 19H
MESA 06 – PERFORMANCE NO LIMITE INSTITUCIONAL
Essa mesa visa debater os processos de criação e de registro em diferentes plataformas, mídias e meios.
Sy Gomes (@synestesyaa)
Yuri Firmeza
Bartira Dias (@barita_dias_performance)
Mediação Waldirio Castro (@wc_arte)