Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga programação de 17 a 23 de agosto de 2020
17 de agosto de 2020 - 10:31
Programação CDMAC 17 a 23 de agosto de 2020
17 a 23 de agosto
Programação do Cinema do Dragão
Faixa Cinema do Dragão no Imprensa Cine Drive-iN
18/08 (Terça-feira)
19h – Acossado
Entrada de terça a quinta: R$ 40,00 (por veículo com até 4 passageiros) | Classificação indicativa: a partir de 14 anos
(França, 1960, 90 min dirigido por Jean-Luc Godard)
Sinopse: Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.
21h40 – Cidade dos Sonhos
Entrada de terça a quinta: R$ 40,00 (por veículo com até 4 passageiros) | Classificação indicativa: a partir de 14 anos
(Estados Unidos, 2001, dirigido por David Lynch)
Sinopse: Quando a morena Rita, machucada e amnésica, encontra a loira aspirante a atriz Barbie Betty, ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de Mulholland Drive, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando-nos através de um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançarmos o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram.
Dia 20/08 (Quinta-feira)
21h30 – 8½
Entrada de terça a quinta: R$ 40,00 (por veículo com até 4 passageiros) | Classificação indicativa: a partir de 14 anos
(Itália, 1963, 140 min, dirigido por Federico Fellini)
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.
Dia 22/08 (Sábado)
21h30 – Bacurau
Entrada de sexta-feira a domingo: R$ 60,00 (por veículo com até 4 passageiros) | Classificação indicativa: a partir de 16 anos
(Brasil, 2019, 132 min, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)
Sinopse: Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?
Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual
O Pássaro Pintado (The Painted Bird)
(Drama – República Tcheca – 2019) 2h 54m
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um jovem garoto judeu é enviado por seus pais para viver em segurança com sua tia. Mas quando ela morre, ele tenta voltar para casa e passa a vagar sozinho em um mundo selvagem e hostil, dominado por camponeses supersticiosos e soldados implacáveis.
Direção: Václav Marhoul
Elenco: Alla Sokolova, Michaela Dolezalová, Nina Sunevic, Ostap Dziadek, Petr Kotlár, Stanislav Bilyi, Udo Kier, Zdenek Pecha
Classificação etária: 18 anos
Sessões diárias: R$ 24,90 (com acesso simultâneo em até 3 dispositivos)
Professor (Teacher)
(Drama – Estados Unidos – 2019) 1h 45m
Sinopse: James Lewis é professor de inglês em um colégio conceituado e quando ele presencia uma briga, começa a notar que um de seus alunos é alvo de constante provocação. Agora, para resolver a situação, ele deve enfrentar os agressores, mas vai acabar se envolvendo com pessoas mais perigosas do que imaginava.
Direção: Adam Dick
Elenco: Alejandro Raya, Cedric Young, Curtis Edward Jackson, David Dastmalchian, Esme Perez, Helen Joo Lee, Kevin Pollak
Classificação etária: 18 anos
Sessões diárias: R$ 19,90 (com acesso simultâneo em até 3 dispositivos)
Serviço: Programação do Cinema do Dragão no Imprensa Cine Drive-iN e no Cinema Virtual
Período: 17 a 23 de agosto de 2020
Imprensa Cine Drive-iN
Local: Estacionamento do Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)
Ingressos: R$ 40,00 por veículo, de terça a quinta-feira, e R$ 60,00 de sexta a domingo, à venda no site da Sympla (www.sympla.com.br). Valores para até 4 pessoas por automóvel.
Cinema Virtual
Ingressos: A partir de R$ 19,90 para acesso simultâneo em até 3 dispositivos à venda no site da Plataforma www.cinemavirtual.com.br
17 de agosto
Encerramento do Curso “Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”
Período: Dias 10, 12, 14 e 17 de agosto de 2020
Horário: 15h às 17h
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Inscrições: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), até 9h da próxima segunda-feira (10)
Dragão do Mar celebra Dia dos Povos Indígenas com curso online gratuito sobre História Indígena
Formação promovida pelo Museu da Cultura Cearense é gratuita e dá direito a certificação
Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense, ofertou o curso gratuito “Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”, com início na última segunda-feira (10). O quarto e último encontro do curso acontecerá nesta segunda-feira, 17 de agosto, das 15h às 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). A transmissão do curso será aberta.
O curso é voltado para pesquisadores, professores, profissionais de museus, educadores, aberto também para artistas e interessados/as em geral. A formação visa introduzir os participantes no universo teórico, conceitual, etnográfico e epistemológico dos museus e processos museológicos protagonizados por populações indígenas em seus territórios, com ênfase para as experiências dos povos do Ceará, a fim de apresentar um panorama sobre o debate, os impactos e os desdobramentos políticos e teóricos da emergência, amadurecimento e consolidação de um campo de museus indígenas no Brasil.
Com coordenação do Projeto Historiando (Alexandre Gomes e João Paulo Vieira) e apoio da Rede Indígena de Memória e Museologia Social/Núcleo Ceará e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE, o curso é realizado em quatro módulos, com um tema abordado a cada encontro, nesta ordem: “Por uma Antropologia dos Museus Indígenas no Siri-Ará”; “Museus Indígenas, Memórias e História do Ceará”; “Nova História Indígena, Antropologia Social e Mobilizações Étnicas” e “Etnomuseologia, Antropologia Colaborativa e Museologia Indígena: Versões e Perspectivas Indígenas da História do Siri-Ará”
Metodologia
Com este último, serão totalizados 4 encontros de 2 h/a cada um deles, através de uma plataforma de videoconferências. O coordenador Alexandre Gomes media os encontros, efetuando uma introdução à discussão sobre a temática abordada a cada dia, com duração de
aproximadamente 1 hora. Após esse primeiro momento, em cada encontro teremos a participação de convidados/as para falar sobre suas experiências como criadores e organizadores de museus indígenas no Ceará. Estes/as farão suas exposições em até 30 minutos e 30 minutos finais serão dedicados às discussões a partir de questões sugeridas pelos cursistas. Serão indicados textos prévios a cada encontro e sugeridas leituras e vídeos para o aprofundamento das temáticas tratadas a cada aula. Para ter direito a certificação, os participantes deverão se inscrever e preencher o formulário de frequência que será disponibilizado a cada transmissão.
Sobre os Ministrantes e Coordenadores
José Maria Pereira dos Santos, Cacique Sotero – Fundador do Museu dos Kanindé de Aratuba. Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará – categoria “Museologia Indígena”.
Francisco Marques do Nascimento, Cacique João Venança – Fundador do Museu do Índio Tremembé, Itarema; Mestre de Torém, Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará.
Eraldo Alves, Preá – Liderança indígena, fundador e coordenador do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz. Articulador nacional da Rede Indígena de Memória e Museologia Social.
Suzenalson da Silva Santos – Coordenador do Museu dos Kanindé, Aratuba. Discente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades – UNILAB e professor da Escola Indígena Manoel Francisco das Chagas
Benício Santos – Graduado em Geografia pela UFC, é liderança jovem do povo Pitaguary. Atua como articulador do MIP – Museu Indígena Pitaguary. Comunicador da Mídia Índia. Integrante do Conselho de Cultura do Estado do Ceará e do Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas do Ceará, ambos em âmbito da SECULT/CE. Artista Plástico, especialista em Grafismos Indígenas, ministra palestras e oficinas em aldeias indígenas e Universidades no país e no exterior.
Antônia dos Santos Silva – Indígena Kanindé. Graduanda em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), membro do Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico e bolsista de iniciação científica do CNPq. Foi monitora voluntária do Ponto de Memória Museu Indígena Kanindé e membro da Comissão de Juventude Indígena do Estado do Ceará (COJICE). Atualmente é articuladora da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil e tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia Social e Inventários Participativos junto a Museus Indígenas.
Rosa da Silva (Liderança do povo Pitaguary e do movimento de mulheres indígenas estadual e nacional. Fundadora e coordenadora do Museu Pitaguary. Atualmente cursa a graduação em Antropologia na UNILAB).
Alexandre Oliveira Gomes (Coordenador) – Professor do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (NEPE-UFPE). Graduado em História (UFC), Mestre e Doutor em Antropologia pelo PPGA/UFPE, com estágio-sandwich no Programa de PosGrado en Antropología Social do Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), Unidad Pacifico Sur, Oaxaca-México. Possui experiência em consultorias, assessorias, coordenação de projetos/programas e produção cultural para órgãos públicos e privados, nas áreas de história, antropologia, memória e patrimônio, com destaque para os trabalhos efetuados para a UNESCO, Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco (PE), Museu do Índio (RJ), Conselho Indigenista Missionário/Regional Nordeste, Instituto Terramar (CE) e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza/CDPDH (CE).
João Paulo Vieira Neto – Coordenador (Historiador e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN). Atualmente é Assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e do Instituto Cobra Azul de arqueologia e Patrimônio; Coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários e do Projeto Historiando, um programa educacional que visa historiar bairros e comunidades (indígenas e tradicionais), realizar pesquisas coletivas sobre a história e o patrimônio local, e estruturar museus comunitários a partir da articulação política em torno da memória social. De 2013 a 2016 atuou como Consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos, OEI / Brasil junto ao Programa Pontos de Memória / Instituto Brasileiro de Museus/ Ministério da Cultura. Em 2012, foi assessor do Ministério da Cultura (MINC), atuando como Coordenador Técnico na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Fortaleza.
Dúvidas ou solicitações de mais informações podem ser encaminhadas para os e-mails educamcc@gmail.com e agendamentomuseus@gmail.com.
Serviço: Encerramento do Curso “Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”
Período: 17 de agosto de 2020
Horário: 15h às 17h
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
18 de agosto
Último dia de Inscrições para o Workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”
Workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”
Dias: 20 e 21 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 13 a 18 de agosto pelo formulário: bit.ly/cursocuradoria
Dragão do Mar encerra inscrições para workshop gratuito em curadoria nesta terça-feira (18)
curso compõe ações formativas promovidas pelo Museu de Arte Contemporânea que serão ministradas pela renomada curadora Rosely Nakagawa
Ainda fechado em respeito ao decreto estadual que orienta ao isolamento social como forma de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue realizando programações e produzindo conteúdos de arte, cultura e conhecimento nos seus canais de comunicação. Por meio do Museu de Arte Contemporânea, o CDMAC traz, neste mês de agosto, a renomada curadora e pesquisadora de Artes Visuais Rosely Nakagawa para ministrar dois workshops gratuitos, que serão transmitidos ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). O primeiro, “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”, acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, e o segundo, “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, sempre das 18h às 19h30. As inscrições devem ser feitas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).
As inscrições para o workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público” serão abertas nesta quinta-feira (13) e seguem até a próxima terça-feira (18), podendo ser efetuadas no link bit.ly/cursocuradoria. Ao longo dos dois encontros virtuais, será discutido o papel do curador, incluindo o título e suas atribuições, na produção, na educação artística e na cultura contemporânea brasileira, a partir de questões relacionadas a: curadoria e formação de público; diferenças de ação entre o curador e o artista e o curador e o público; formação do curador; relações com o artista; relações com o público, colecionadores, galerias e instituições públicas e privadas. A formação, ministrada por Nakagawa, contará com a mediação de Chico Cavalcante, gestor de acervo e montagem do MAC Dragão.
Já o workshop “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, também conduzido por Rosely, contará com mediação da arte educadora do MAC Andrea Dalveroni. O curso abordará o papel da expografia como acessório de fruição da obra para todos os públicos, incluindo a acessibilidade e públicos especiais, a partir de questões relacionadas a: equipamentos acessíveis, instalações e roteiros de visita, projetos desenvolvidos e características de obras contemporâneas. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 26 de agosto, através do link: bit.ly/cursoexpografia.
As formações são voltadas para estudantes e profissionais de Artes Visuais, bem como interessados em geral no tema. Inscritos receberão certificado mediante comprovação de presença durante as aulas.
Sobre a ministrante
Rosely Nakagawa é arquiteta formada pela FAUUSP, com especialização em Museologia e Semiótica da Comunicação. Tem atuado como curadora, editora e coordenadora cultural em diversas instituições, museus, galerias e Secretarias de Cultura. Fundou a primeira galeria de fotografia do Brasil com Thomas Farkas em 1979, a Galeria Fotoptica. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI ( 1994/2004 ), as galerias FNAC no Brasil( 1999/2009 ), onde pode acompanhar a melhor produção da fotografia brasileira contemporânea. Atua como curadora nos principais museus de São Paulo, Pinacoteca do Estado, MASP, MAM, MAC, MIS, e Instituições como Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles, SESC, SENAC e Videobrasil. No Brasil, atua especialmente em Fortaleza como consultora da SECULT Ceará e em Belém do Pará, na Casa das Onze Janelas, no Museu de Arte do Pará e Museu de Arte de Belém. Como curadora independente, tem realizado mostras internacionais no MOMA PS/1, Guggenheim /NY, Nagoya Meptropolitan Museum of Photography, Fundação Calouste Gulbenkian, MUDE Museu de Design de Lisboa, entre outros.
Serviço:
Workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”
Dias: 20 e 21 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 13 a 18 de agosto pelo formulário: bit.ly/cursocuradoria
Workshop Expografia como forma de interação com o público e o Museu
Dias: 27 e 28 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 20 a 26 de agosto pelo formulário: bit.ly/cursoexpografia
Cursos com certificado mediante comprovação de presença
Transmissão: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Programação Gratuita | Acessível em LIBRAS
Classificação etária: Livre
19 de agosto
[ProjetoConexões Museu] LIVE A Fotografia e o Labirinto de Teseu
Horário: 19h
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito
No dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Em alusão à efeméride, o Museu da Cultura Cearense convidou o fotógrafo/retratista, educador, artista visual parceiro Luiz Santos para abrir seu estúdio e narrar um pouco do processo de desenvolvimento de um trabalho autoral que vem se construindo através de vivências, ao longo de 3 meses, apoiado num diálogo à beira do período de 100 anos entre a lambe-lambe e o smartphone, entre o retrato-imagem e o retrato-escuta, entre o retrato-pensamento e o retrato-corpo.
O convidado e o mediador irão usar um mito grego para ajudar a pensar sobre os caminhos e as saídas para esse fazer que beira dois séculos de existência. Será um momento dinâmico, um misto de reflexões sobre como o artista vê a fotografia hoje e demonstração de um processo criativo desenvolvido em casa, durante o período da pandemia. O bate-papo reservará surpresas que convidam o público a interagir.
Sobre os participantes:
Luiz Santos (Pernambucano de Recife e radicado no Ceará. Retratista fotográfico e artista visual; atua como educador para o olhar e entende que as diversas linguagens criativas integradas proporcionam melhor expressão para a arte na atualidade. Autor de livros, coordenador de projetos culturais, editor e pesquisador. Há mais de 25 anos realiza trabalhos com arte e educação, em parceria com a Saúde Mental, e é ganhador de dois prêmios nacionais por projetos seus nesta área. Dedica-se ao audiovisual e em seus projetos mais recentes está presente o forte interesse por documentários em que predominam diálogos com entrevistados. É ensaísta fotográfico e o trabalho que apresenta neste evento (Corpo e Presença) traduz a sua inquietação com relação à produção artística contemporânea, uma vez que mistura o fazer retratístico com a arte da escuta, assunto que o vem mobilizando há algum tempo);
Ícaro Souza (Coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense);
O Projeto Conexões Museu
Conexões Museu é um projeto do Museu da Cultura Cearense criado em 2019, para ser um espaço de reflexão e trocas de estudos, saberes, pesquisas, práticas e experiências que contextualizam e resignificam o campo museológico contemporâneo.
A FOTO COMPACTADA – DO LANÇAR-SE CURIOSO – DA ESCUTA E DA AÇÃO PELO CORPO – DA ESCUTA, ANTES QUE OS OLHOS INUNDEM (Texto de Luiz Santos)
“A câmera lambe-lambe faz parte daquilo que podemos chamar de “despojos da modernidade”. Não deu tempo de explorar. Caiu nas mãos de práticos, gente pobre das periferias urbanas do capitalismo e dos “interiores” e logo sumiu do interesse de artistas “contemporâneos”. Dos novos retratistas lambe-lambe que existem no Brasil e mundo afora, talvez eu seja o que desenvolve um trabalho mais experimental.
Antes de existir um jogo de cena, há uma cena decorrente de um jogo, que é a escuta mútua. O retrato em lambe-lambe, ao invés de ser gerado por uma sucessão de tentativas, resume-se a único tiro, tiro este que nem sempre “acerta”, mas que as partes (retratada e retratista) tratam de se acertarem numa aceitação que envolve o acordo de que o retrato é um ato que diz respeito à dupla, é uma decorrência do encontro desacelerado e do diálogo reflexivo, para o qual aumentou-se o tempo de exposição ao ato de fazer o retrato; aumentou-se o tempo de elaboração da cena do jogo. Está implícito o esforço em acolher o retrato gerado, quase como se fosse um ser vivo. Retratista, que entrou com seu esteio visual, e retratada, que entra com o corpo físico, pós-pactuam, então. A geração de imagem tornou-se limitada, já que aqui é condensada num exemplar único, mas que não é definitivo. Está mais para cinema. Pede uma sequência que é preenchida não por novas imagens, mas por um desejo contemporâneo de transformação, que interage lançando mão de toda a sua carga de conhecimento acumulado. O objetivo não é a obtenção da beleza clássica, que satisfaça a vaidade da parte criadora retratista ou a da parte que almeja uma representação redentora.
Lambe-lambe não nasceu e existiu para fotografar dentro de casa. Quando eu decidi iniciar o ensaio, foi como se o artefato fosse reinventado. Ademais, eu fotografo à distância – um contrassenso, já que lambe-lambe é fotografia de rua, fotografia de contato, demorada, de encontro na rua, no espaço público, espaço este perdido por conta do medo da violência.”
Dia 20 de agosto
Abertura das Inscrições para o workshop “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”
Dias: 27 e 28 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 20 a 26 de agosto, através do link: bit.ly/cursoexpografia.
Dragão do Mar abre inscrições para workshop gratuito em expografia nesta quinta (20)
curso compõe ações formativas promovidas pelo Museu de Arte Contemporânea que serão ministradas pela renomada curadora Rosely Nakagawa
Ainda fechado em respeito ao decreto estadual que orienta ao isolamento social como forma de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue realizando programações e produzindo conteúdos de arte, cultura e conhecimento nos seus canais de comunicação. Por meio do Museu de Arte Contemporânea, o CDMAC traz, neste mês de agosto, a renomada curadora e pesquisadora de Artes Visuais Rosely Nakagawa para ministrar, nos dias 27 e 28 de agosto, das 18h às 19h30, o workshop gratuito, “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”. As inscrições devem ser feitas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).
A formação é voltada para estudantes e profissionais de Artes Visuais, bem como interessados em geral no tema. Inscritos receberão certificado mediante comprovação de presença durante as aulas. Conduzido por Rosely, o workshop “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, contará com mediação da arte educadora do MAC Andrea Dalveroni. O curso abordará o papel da expografia como acessório de fruição da obra para todos os públicos, incluindo a acessibilidade e públicos especiais, a partir de questões relacionadas a: equipamentos acessíveis, instalações e roteiros de visita, projetos desenvolvidos e características de obras contemporâneas. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 26 de agosto, através do link: bit.ly/cursoexpografia.
Sobre a ministrante
Rosely Nakagawa é arquiteta formada pela FAUUSP, com especialização em Museologia e Semiótica da Comunicação. Tem atuado como curadora, editora e coordenadora cultural em diversas instituições, museus, galerias e Secretarias de Cultura. Fundou a primeira galeria de fotografia do Brasil com Thomas Farkas em 1979, a Galeria Fotoptica. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI ( 1994/2004 ), as galerias FNAC no Brasil( 1999/2009 ), onde pode acompanhar a melhor produção da fotografia brasileira contemporânea. Atua como curadora nos principais museus de São Paulo, Pinacoteca do Estado, MASP, MAM, MAC, MIS, e Instituições como Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles, SESC, SENAC e Videobrasil. No Brasil, atua especialmente em Fortaleza como consultora da SECULT Ceará e em Belém do Pará, na Casa das Onze Janelas, no Museu de Arte do Pará e Museu de Arte de Belém. Como curadora independente, tem realizado mostras internacionais no MOMA PS/1, Guggenheim /NY, Nagoya Meptropolitan Museum of Photography, Fundação Calouste Gulbenkian, MUDE Museu de Design de Lisboa, entre outros.
Serviço: Workshop Expografia como forma de interação com o público e o Museu
Dias: 27 e 28 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 20 a 26 de agosto pelo formulário: bit.ly/cursoexpografia
Curso com certificado mediante comprovação de presença
Transmissão: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Programação Gratuita | Acessível em LIBRAS
Classificação etária: Livre
Dias 20 e 21 de agosto
Transmissão do Workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”
Horário: 18 às 19h30
Transmissão: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com.br/dragaodomarcentro)
22 de agosto
[Arte em Rede] Um estudo sobre a Lenda da Carimbamba no bairro Vila União
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Horário: 17h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito
Duração: 30 min
Classificação etária: livre
Em alusão do Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, via convocatória Arte em Rede, apresenta “Um estudo sobre a Lenda da Carimbamba no bairro Vila União”.
O estudo realizado sobre a lenda da Carimbamba no bairro Vila União resgata e registra a lenda como parte integrante da cultura oral do povo de Fortaleza. Desde os tempos mais remotos, as lendas fazem parte da história da humanidade, que viam neste tipo de manifestação oral uma forma de manter vivas as crenças, os mitos, os valores e tradições de seus povos.
A lenda da Carimbamba é um trabalho de pesquisa da professora Poliana Santos, e que foi interpretada e projetada cenicamente, pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, apresentada por ocasião do espetáculo “Andanças – do litoral ao sertão se dança pela tradição”, que esteve em cartaz no ano de 2019. Esta pesquisa tem uma imensa relevância, por se tratar de algo que pretende manter viva, uma parte importante do acervo cultural da tradição oral do Ceará e mais especificamente do povo da cidade de Fortaleza, e que pode estar em vias de desaparecimento. Agora, de forma revisitada, a lenda é apresentada, a partir da ótica de sua pesquisadora, nos revelando aspectos importantes na condução de sua pesquisa.
No documentário de 30 minutos, o grupo revisita a apresentação e dá destaque à lenda, apresentando a pesquisa, entrevistas, aula expositiva e depoimentos da pesquisadora, dos protagonistas que deram vida aos personagens, e do público que assistiu ao espetáculo, dando uma mostra da relevância do trabalho, importante ferramenta de preservação e difusão desta lenda e do patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza.