Hélio Rôla discute arte, obras e processos em nova edição do Entre Telas Artes Visuais

13 de agosto de 2020 - 16:12

Foto: Flávia Muluc

Sob o tema “cidade, aranha, silêncio”, Hélio falará sobre sua produção ao longo de mais de 50 anos, do Grupo Aranha e do silêncio, recorrente em suas obras

Com uma trajetória marcada pela capital cearense, por murais e pela política, Hélio Rôla compôs um acervo artístico que reúne pinturas, desenhos, esculturas e vídeos. Partindo do tema “Cidade, aranha, silêncio”, ele será o convidado da nova edição do Entre Telas Artes Visuais, em que falará sobre sua produção, sua participação no Grupo Aranha e sobre o silêncio, tema que permeia um período significativo de suas obras. A live acontece na próxima terça-feira (18), a partir das 15h, no Instagram do Porto Iracema.

Formado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas, Hélio também cursou Medicina e pesquisou pintura no Art Student’s League, nos Estados Unidos. Na década de 1980, integrou o Grupo Aranha, coletivo que reunia nomes como Eduardo Eloy, Kazane, Alano de Freitas e Maurício Cals e onde realizou diversos painéis de pintura mural coletiva em Fortaleza e São Paulo. Atualmente, o artista segue produzindo em seu ateliê e seu principal mural é a plataforma Facebook, onde exibe fotografias e fotomontagens com reflexões sobre política e temas diversos.

Em 2017, ao lado do fotógrafo José Albano, Hélio Rôla esteve no Porto Iracema das Artes para ministrar a aula inaugural do Preamar de Arte Visuais, que naquele ano teve como tema “Utopias da Imagem”.

No bate-papo especial que compõe a programação comemorativa dos 7 anos da Escola, Hélio discutirá sua produção ao longo de mais de 50 anos, tocando em temas como a cidade e o silêncio, além de partilhar sobre sua participação no Grupo Aranha. A conversa será mediada por Carolina Vieira, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais.

O “Entre Telas Artes Visuais” é mais uma ação online realizada pelo Porto Iracema durante o período de isolamento social e promove debates entre artistas e pesquisadores sobre suas formações e processos criativos em diferentes contextos.

Sobre Hélio Rôla

Artista visual cearense com experiências no campo da pintura, desenho, gravura, esculturas e pintura mural. Atualmente também se dedica às artes digitais, utilizando o Facebook como plataforma de exibição.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Hélio Rôla discute arte, obras e processos em nova edição do Entre Telas Artes Visuais”
Quando: 18 de agosto (terça-feira), às 15h
Onde acessar: Perfil no Instagram do Porto Iracema