Ceará Junino 2020: Secult Ceará convida para um Balancê para Elzenir Colares, confira a programação virtual de 6 a 8 de agosto

1 de agosto de 2020 - 11:33 # # #

O tradicional festejo, com programação bonita, animada e bem florida, acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, sempre às 18h30min no Youtube da Secult Ceará

O Ceará Junino, evento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que já é tradição no estado, ganha, em 2020, um novo jeito de se celebrar – será virtual, é para afastar as cadeiras da sala e fazer o festejo em casa! A programação está bonita, animada e bem florida: o Balancê para Elzenir Colares acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de agosto, sempre às 18h30min, no canal do Youtube da Secult Ceará, homenageando a Dama do Folclore Cearense. O Ceará Junino Virtual 2020, gratuito e aberto ao público, conta com apresentação online de quadrilhas campeãs, de um som bom de dançar com os grupos musicais regionais, com tutoriais de maquiagem junina, com receitinhas gostosas de salivar, com documentários sobre a nossa memória e tradição para apreciar, numa programação bem diversificada e voltada ao público de todas as idades, com a presença de Mestres e Mestras da Cultura Popular.

Na quinta-feira (06/8), o foco será em mostrar as quadrilhas e suas tradições, louvando o dia de Santo Antônio, no friozinho do Cariri e mostrando a Festa do Pau da Bandeira, patrimônio do Brasil e do Ceará como a abertura dos festejos nas Terras Alencarinas. Na sexta-feira (07/8), é a vez de homenagear o dia de São João e o Sertão é o lugar escolhido: Quixeramobim, o centro do Ceará, a sede da final de 2019. Por fim, no sábado (08/8), é o momento de celebrar o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e patrimônio da capital. Serra, Sertão e Mar que se encontram no maior arraiá de quadrilhas juninas do Brasil.

O Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares é um evento construído com o Movimento Junino, realizado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult(COPAM – Secult), com apoio do Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Centro Cultural Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Comitê Gestor do Ceará Junino. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da Secult, durante os três dias, a partir das 18h30min.

“O movimento junino é tão forte e vibrante que mesmo com as limitações impostas pelas necessárias medidas de isolamento social, as festividades não pararam. Se reinventaram e ocuparam as plataformas digitais. Não poderia ser diferente com o Ceará Junino, evento de grande tradição em nosso Estado. Com justa e merecida homenagem a Elzenir Colares, a “Dama do Folclore Cearense”, em parceria com o Comitê Gestor do Ceará Junino, a Secult ocupará as redes de todas as nossas casas com muita dança e muita alegria. Convidamos a todos e todas a participar desse grande momento, de muita beleza e de muita celebração de nossas tradições”, destaca a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Política de Patrimônio Cultural

Os Festejos Ceará Junino compõem a política de patrimônio cultural de reconhecimento e promoção dos bens de natureza imaterial cearense voltado para as expressões do movimento junino, presente em todas as regiões e municípios do Estado do Ceará. Trata-se de uma ação continuada de valorização de vários grupos e expressões da cultura junina, contribuindo de maneira efetiva na transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso aos bens e serviços culturais para o conjunto da população em geral.

Conheça Elzenir Colares

Conhecida como “Dama do Folclore Cearense”, Elzenir coordenou por 45 anos o Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no Estado do Ceará. Professora, pesquisadora e artista, ela conseguiu, através do seu trabalho, inspirar e formar inúmeras gerações de brincantes, pesquisadores, professores e amantes do folclore cearense e brasileiro.

Durante sua trajetória, Elzenir Colares concebeu montagens baseadas no folclore cearense. Os espetáculos exploraram a música, dança, costumes e causos da cultura popular colhidos em todo o Ceará. Algumas montagens de sucesso foram: “No Ceará é Assim”, “Eita Ceará Pai D’égua” e “Festa de Padroeiro”.

Sendo assim, Elzenir Colares merece todo nosso reconhecimento, sendo a principal homenageada na programação do Ceará Junino Virtual 2020.

SERVIÇO:

PROGRAME-SE:
Ceará Junino Virtual 2020 – Um Balancê para Elzenir Colares

Dias 06, 07 e 08 de agosto, a partir das 18h30min

Transmissão: canal do Youtube da Secult (youtube.com/SecultCearáGov)

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

Ceará Junino 2020 – Um Balancê pra Elzenir Colares,

 com Ticiana Zacarias e Ricardinho Show

 

DIA 1 – Dia de Santo Antônio: O Santo Casamenteiro

Bloco 1 – Festa do Pau da Bandeira – Marco Zero do Ceará Junino

>> Abertura da Programação Geral

Vídeo – Homenagem a Elzenir Colares

>> Um Toque Especial – Festa de Padroeiro

Vídeo – Pau da Bandeira. Documentário de Augusto Pessoa. Abertura simbólica do ciclo junino com a Festa do Pau da Bandeira registrada como patrimônio imaterial do Brasil e do Ceará

Bloco 2 – Das Noites Tão Brasileiras

>> Quermesse de Santo Antônio |

O Santo Casamenteiro campeão de simpatias

> Quiz ao vivo – perguntas e respostas

> Tem pratinho de quê? Sabor da Serra com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

> Pau de Sebo, Pau de Fitas e Manero Pau: Retratando a Cultura Junina para além das quadrilhas

> Simpatias de Santo: com Mestra Zulene Galdino do Crato, que conta as simpatias, histórias, e rezas que movem expressões culturais como as Lapinhas, Pastoril, Dança do coco e Maneiro-Pau.

> Histórias de Brincantes | Relatos, fotos e vídeos coletados no grupo Ceará Junino Virtual no Whatsapp.

> Devoção de Quadrilheiro: O Compromisso com a Alegria.

>> Memória do Movimento Junino: Ai que Saudades que Eu Tenho

> História do Movimento Junino em depoimentos dos representantes da FEQUAJUCE, UNIÃO, FEJUC, MOJUNI, Comissão Cearense de Folclore, Fórum Cearense de Cultura  Popular Tradicional e Conselho Estadual de Política Cultural que integram o Comitê Gestor do Ceará Junino.

Bloco 3 – Arraial das Campeãs

>> De olho nas coxias

– Nos bastidores do casamento junino – Vídeo de projeto aprovado no Edital Cultura Dendicasa da Secult-CE.

O Fogo da Foto: O Teatro Junino – Exposição fotográfica de cenas de casamentos juninos.

Conversa de Bastidor: Casamento de Quadrilha: Entrevista com Diretores de Casamento Junino

– Desfile de Noivos e Noivas: Exposição de Fotos e clipes de performances de casais de quadrilha

>> Especial: Trajetória e Referências

Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará

Arraial das Campeãs

Fulô do Sertão

Ceará Junino

Zé Testinha

 

Quadrilha Infantil

– Apresentação Musical: Mostra de Regionais – Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha

 

07/08

Dia 2  – Dia de São João: O Santo Festeiro

BLOCO I – Quixeramobim, de Conselheiro – Calor do Sertão no Meio do Ceará

Abertura De Padim a Conselheiro, a Fogueira é um Sol

Uma narrativa do São João no Centro do Ceará, com Ticiana Zacarias e Ricardinho Show

Vídeo 1 – Homenagem a Elzenir Colares

>> Um Toque Especial:

Vídeo: 20 Anos de Ceará Junino

Bloco II: Das Noites Brasileiros

Quermesse de São João: O Santo Festeiro Padroeiro da alegria

>Quiz – com perguntas e respostas valendo ingressos dos equipamentos

> Tem Pratinho de Quê: Sabor de Sertão. Neste episódio um prato que alimenta a força do povo sertanejo – Bolo de Carimã. Apresentação Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. 

> Simpatias de São João:

> Histórias de Brincantes: com Mestre Antonio Rafael, Poeta popular da cidade de Tarrafas-Ce com vasta produção na  literatura de cordel, que nos conta um pouco das suas histórias de São João, São Pedro e Santo Antônio, e os causos que envolve a cultura junina. 

> Padrinho e Madrinha de Fogueira: O juramento do Festeiro.

> A Arte em Cena:

  • Tutorial de Maquiagem: Partindo do engajamento dos quadrilheiros na programação apresentamos a elaboração e glamour das maquiagens para rainhas.
  • O Fogo da Foto:  Exposição Ceará Junino – Exposição de Mariana Cavalcante
    Conversa de Bastidor: Depoimentos dos realizadores. Uma conversa com os produtores que participaram das várias edições do Ceará Junino.
  • A Arte em Cena :  Tutorial Penteado Brincante/Rainha
    Desfile de Marcadores: Foto e clipes de performances de marcadores de quadrilha

> Memória do Ceará Junino

– Saudade da Fogueira:

Boi Reisado: Mestre Piaui de Quixeramobim

Clipes de outras expressões Folguedos e expressões da cultura popular cearense que participam ativamente dos festejos juninos são apresentadas neste programa. 

– Vídeo em homenagem a Elzenir Colares:

 

Bloco III –  Arraial das Campeãs:

 

> Especial Arraial das Campeãs

 

Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará

 

Arraiá do Patativa

Arraiá do Furdunço

Cheiro de Terra

 

Atrações da Noite:

– Quadrilha de Escola/Assentamento

– Quadrilha

Musical: Mostra de Regionais

Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha:

Regional

Despedida e Anunciação do 3° dia

 

Dia 3 – Dia de São Pedro

Abertura – Verdes mares bravios de minha terra com Ticiana Zacarias e Ricardinho

Narrativa do Ciclo Junino relacionando o dia de São Pedro ao registro da Festa em Fortaleza

– Vídeo 1 – Vídeo em Homenagem a Elzenir Colares

>> Um Toque Especial

Mucuripe em Festa e Fé

– Texto Graça Martins

– “Meus Botões – Breno Guedes apresenta o documentário “Meus botões”. Uma produção independente, fruto de uma pesquisa etnográfica realizada com a quadrilha Ceará Junino, em 2019. Processo de criação do espetáculo “É tudo verdade”, mesclando as memórias dos entrevistados com as de infância de Breno Guedes e dando vida, pelo delicado olhar de Davi Menezes, a uma pesquisa cheia de sentimentos.

Bloco 2 – Das Noites Tão Brasileiras

>> Quermesse de São Pedro – O Santo Protetor Padroeiro de viúvas e pescadores

– Vídeo 4: Escola de Gastronomia – Sabor do Mar. Neste episódio, uma receita que chega com a força do pescador, que não pode faltar nos pratinhos  juninos de todo Nordeste: O Vatapá.

– Clipe Musical: Coco do Iguape

– Simpatias de São Pedro

– Histórias de Brincantes

– Bênção de São Pedro:

>> Balancê de Mestre:Tesouros Vivos

Devoção Quadrilheira: Mestra Mazé da Quadrilha – Maria José Costa Carvalho, como é conhecida, é agregadora da família e da comunidade em torno das tradições juninas. Nos festejos realizados por ela, desde o ano de 1970, tem especial atenção a formação e manutenção das quadrilhas, adulta e infantil, composta por familiares. É considerada a marcadora de quadrilhas mais antiga do Ceará.

Causo e Poesia: Mestre João Pedro Cordelista, xilogravurista, poeta, do Juazeiro. Um dos marcos da literatura de cordel. Neste programa João pedro apresenta suas obras que convergem para o mundo dos festivais juninos.

Louvação Junina: Mestre Geraldo Amâncio considerado um dos maiores cantadores/repentistas em atividade do Nordeste. Fundador da Academia de Letras e Literatura Popular Patativa do Assaré, Geraldo foi reconhecido por sua vasta contribuição à cultura popular tradicional cearense

Vídeo em homenagem a Elzenir Colares – Reexibição

Bloco 3 – O ARRAIAL DAS CAMPEÃS

>> De olho nas coxias

– A Arte em Cena: Tutorial de Coreografia

– O Fogo da Foto: Exposições Fotográficas

– Conversa de Bastidor: Depoimentos diretores de quadrilhas

– Desfile de Rainha: Exposição de Fotos e clipes de performances de rainhas

– O Último Pau de Arara: Clipes de despedidas de quadra

 

> Especial Arraial das Campeãs

Paixão Nordestina

Junina Babaçu

Junina Tradição

Programação voltada às Quadrilhas Campeãs dos 16 Campeonatos Ceará Junino realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará

 

Vídeo em homenagem a Elzenir Colares

 

Encerramento

> Atrações da noite:

– Quadrilha

Musical: Mostra de Regionais Programa destinado à produção autoral dos regionais de quadrilha

– Fechamento da programação

Regional

Despedida

 

*Programação sujeita a alterações