Museu do Dragão do Mar promove conversa sobre ansiedade em tempos de quarentena, neste sábado

31 de julho de 2020 - 11:35

Bate-papo integra a programação do “Conversas de Canto de Sala”, programa do Museu da Cultura Cearense (MCC) que discute questões relacionadas ao cotidiano, à história e à memória e às diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.

Em mais uma edição do programa “Conversas de Canto de Sala”, calendário de bate-papos virtuais promovidos pelo Museu da Cultura Cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, neste sábado (1º), debate sobre “Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena”, a partir das 16h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). Os educadores do MCC João Paulo Luz e Jessiane Kelly trocam ideias sobre o tema com a Débora Figueiredo, filósofa, professora e Mestre em Psicologia que vem desenvolvendo um trabalho de exercícios terapêuticos, escrita de textos e gravações de vídeo para diminuir o impacto psicossocial do isolamento.

A ansiedade afeta milhares de brasileiros e, especialmente neste período de pandemia do Covid-19, em meio a um contexto de dificuldades econômicas e de isolamento social, tem desencadeado crises e o surgimento de novos casos. Na contramão do cansaço e da incapacitação gerada pela doença, que muitas vezes leva à procrastinação, a necessidade de manter a produtividade no trabalho, ainda que remotamente. Durante esse período de isolamento social, em que grande parte dos brasileiros foram distanciados de seus espaços de trabalho, os cuidados com a saúde mental requerem maior atenção. Nesse contexto, como a nossa (in)consciência compreende a produtividade? Quais os limites e fronteiras que perpassam a ideia de manter-se em atividade em detrimento do equilíbrio psíquico? Essas e outras questões serão discutidas ao vivo, com participação aberta aos espectadores, a partir do chat.

Sobre os participantes

Débora Figueiredo é graduada em Filosofia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente trabalha como professora universitária e terapeuta holística.

Jessiane Kelly é graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e também educadora do Museu da Cultura Cearense.

João Paulo Luz é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e educador do Museu da Cultura Cearense.

Conversas de Canto de Sala

O projeto foi idealizado pelo Museu da Cultura Cearense a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações tecidas mutuamente: Diálogo / Transversalidade / Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do MCC, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.

Serviço: LIVE “Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena”

Data: 1º de agosto de 2020 (sábado)

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre