Programação CDMAC 27 de julho a 02 de agosto de 2020

27 de julho de 2020 - 09:59

Programação CDMAC 27 de julho a 02 de agosto de 2020

28 a 30 de julho (terça-feira a quinta-feira)

Curso “Mediação educativa em arte popular e afro-brasileira”

Horário: 18h às 20h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Dragão do Mar abre inscrições para curso gratuito em arte popular e afro-brasileira

Promovida pelo Museu da Cultura Cearense, formação em mediação educativa terá inscrições abertas até 26 de julho, no site do Dragão do Mar.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense, está com inscrições abertas para o curso online gratuito “Mediação educativa em arte popular e afro-brasileira”, que será ministrado pelo artista visual e curador Claudinei Roberto da Silva. Os interessados poderão efetuar inscrição pelo site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) até as 12h do dia 26 de julho (domingo). O curso será realizado de 28 a 30 de julho (de terça a quinta), em conferência virtual transmitida pelo canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), e será acessível para a comunidade surda, com interpretação em LIBRAS por profissionais da Central de Interpretação de Libras (CIL) do Governo do Estado do Ceará.

O curso é voltado para artistas, pesquisadores, professores, profissionais de museus, educadores e público em geral. A formação visa capacitar os participantes nas experiências de mediação educativa e apresentar aos interessados uma perspectiva social e histórica da arte popular e da cultura afro-brasileira.

Metodologia

     O curso será composto de 3 encontros virtuais de 2 horas e dividido em três módulos, com um tema discutido a cada encontro, nessa ordem: “A questão do popular e da arte afro diaspórica nas artes brasileiras”, “Histórico da constituição do Museu Afro Brasil SP e da Bienal Naïfs Sesc, especificidades e diálogos possíveis entre essas instituições e eventos” e “A experiência dos educadores na mediação do acervo permanente e temporário e na produção de conhecimento sobre as realidades abordadas”.

     Durante os encontros, o ministrante desenvolverá o tema na primeira hora e meia, ficando os 30 minutos restantes reservados para comentários e perguntas dos participantes. As aulas serão ilustradas com imagens e será disponibilizado um guia de referências bibliográficas e afins. Mesmo quem não efetuar inscrições poderá acompanhar as aulas por meio de transmissão ao vivo, no canal do YouTube do Dragão do Mar, mas não receberá os materiais complementares e nem o certificado do curso, que somente será concedido aos participantes inscritos que tiverem participação confirmada durante os 3 encontros.

Sobre o ministrante

     Claudinei Roberto da Silva é artista visual e curador formado em Educação Artística pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, em 2002, e bolsista do “International Visitor Leadership Program” (Departamento de Estado do Governo dos EUA), em 2011. Em 2004, atuou como educador no MAC USP; em 2007, foi vice-coordenador do Educativo da Fundação Bienal (27ª Bienal de São Paulo); em 2009-2010 foi vice-coordenador e coordenador interino dos Núcleos de Educação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo/Paço das Artes SP; entre 2010-2013 foi coordenador de Educação no Museu Afro Brasil; 2013-2014, Coordenador Artístico-Pedagógico do projeto “A Journey through African Diaspora”, American Aliance of Museums/Museu Afro Brasil/Prince George African American Museum. Experiências em curadoria de exposições recentes: 2016, co-curador da “13ª edição da Bienal Naifs do Brasil” Sesc Piracicaba São Paulo; 2017-2020, “PretAtitude. Insurgências, emergências e afirmações na arte contemporânea afro-brasileira” para as unidades do Sesc Ribeirão Preto, São Carlos, Vila Mariana, Santos e São José do Rio Preto. Textos críticos publicados nos catálogos das exposições: “Territórios: Arte Afro-Brasileira no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo”, 2016 e “Histórias Afro-Atlânticas – Antologia 2”, MASP, 2018, entre outros. Tem seu trabalho artístico comentado nos catálogos das exposições “A Mão Afro-Brasileira-Significado da contribuição Artística e Histórica 2010 e a Nova Mão Afro Brasileira 2014” Museu Afro Brasil e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).

Serviço: Curso “Mediação educativa em arte popular e afro-brasileira”

Período: 28, 29 e 30 de julho de 2020 (de terça a quinta-feira)

Horário: 18h às 20h

Carga Horária Total: 6h (2h por dia)

Transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Inscrições: De 22 a 26 de julho no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)

Acesso Gratuito | Acessível em LIBRAS

30 de julho (quinta-feira)

Siará Quilombo – Sala Preta

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre

Sinopse: Finalizando o mês de julho de ações do “Siará Quilombo – Ocupação Preta do Dragão, o Nóis de Teatro lançará um encontro virtual com artistas convidados. Uma reunião secreta, autoficcionalizada, ambiente de livre debate sobre o Siará Quilombo, sobre disrupções, desejos, estado, política de cultura e outros temas que permeiam as vivências e as pautas de artistas pretos no Ceará. A ação propõe um ambiente de reflexão crítica da histórica exclusão estrutural dos processos de expressão, reconhecimento e remuneração artística de corpos racializados. A reunião não ensaiada além de colocar em pauta casos vividos pelos participantes, evoca anseios e proposições para que as políticas culturais do nosso estado passem a contemplar de forma mais democrática a pluralidade de corpos e subjetividades pretes. A sala preta é um convite à autocrítica, mas sobretudo à mudança.

Participantes: Altemar Di Monteiro, Kelly Enne Saldanha, Samara Silva, Baticum Proletário, Henrique Gonzaga, Viúva Negra, Tatiane Souza, San Cruz, Luiza Nobel, Pedra Silva, Eduardo AFrikano, Gerson Moreno, Doroteia Ferreira, Bruno Sodré, Ksim, Dextape, Ma Dame, Jéssica Lorena, Luis Carlos Shinoda, Carla Hemanuela, Rubéns Lopes, Bicha Poética e Jorge Costa.

01 de agosto (sábado)

LIVE “Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena”

Horário: 16h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre

Participantes: Débora Figueiredo (Graduada em Filosofia e Mestre em Psicologia pela

Universidade Federal do Ceará – UFC, atualmente trabalha como professora universitária e

terapeuta holística. Vem desenvolvendo um trabalho de exercícios

terapêuticos, escrita de textos e gravações de vídeo para diminuir o impacto psicossocial do

isolamento causado pela pandemia do Covid-19.

Jessiane Kelly (graduanda em Psicologia – UECE, educadora do Museu da Cultura Cearense);

João Paulo Luz (graduando em História – UECE, educador do Museu da Cultura Cearense);

 

Sinopse

 

Dando sequência ao projeto “Conversas de Canto de Sala”, calendário de bate-papos virtuais promovidos pelo Museu da Cultura Cearense, o Dragão do Mar realizará um debate sobre a ansiedade, doença que afeta milhares de brasileiros e que, especialmente neste período de pandemia do Covid-19 tem desencadeado crises e o surgimento de novos casos. Durante esse período de isolamento social, em que grande parte dos brasileiros foram distanciados de seus espaços de trabalho, os cuidados com a saúde mental requerem maior atenção. Nesse contexto, como a nossa (in)consciência compreende a produtividade? Quais os limites e fronteiras que perpassam a ideia de manter-se em atividade em detrimento do equilíbrio psíquico? Essas e outras questões serão discutidas ao vivo, no canal do Dragão do Mar.

 

Conversas de Canto de Sala

O projeto foi idealizado a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das

práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações que tecemos mutuamente: Diálogo / Transversalidade /

Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.